Está aqui

Bloco contra encerramento de balcões dos CTT em Castelo Branco

Autarquia e moradores de Belmonte e Vila Velha do Ródão foram informados do encerramento dos seus balcões dos CTT. Estes são apenas dois dos 22 balcões que os CTT irão encerrar até ao final do ano.
Bloco contra o encerramento de balcão dos CTT em Belmonte
Foto de Paulete Matos.

O Bloco de Esquerda insurgiu-se hoje contra o anúncio de encerramento do balcão dos CTT em Belmonte, Castelo Branco, afirmando que não irá aceitar esta decisão. O anúncio formal foi feito à Câmara Municipal de Belmonte na passada semana, tendo o CTT feito saber que esta decisão se insere no plano de reestruturação da empresa que prevê até ao final de 2018 o encerramento de mais 22 lojas do CTT.

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Castelo Branco emitiu um comunicado no qual afirma considerar esta medida “mais uma pedrada no charco, na tão aclamada, mas pouco realizada defesa do interior e das suas populações".

"Sabíamos que com a privatização dos CTT não iríamos ter mais nem melhores serviços, uma vez que, como sempre, privados orientam a sua atividade pelo lucro e não pelo serviço às populações", é possível ler no comunicado.

No comunicado, o Bloco de Esquerda de Castelo Branco afirma que não se pode defender uma discriminação positiva das populações do interior do país e depois acabar-se com serviços públicos: “é mostrar vontade de dar com uma mão, mas retirar com duas”.

"O BE não irá aceitar esta situação, ainda para mais quando falamos de Belmonte, que é sede de concelho", acrescentam, lembrando os lucros dos CTT e os dividendos "que foram alarvemente distribuídos pelos acionistas dariam para manter os balcões de Belmonte, Vila Velha de Ródão e tantos outros”.

"Acabe-se com a privatização dos CTT e entenda-se de uma vez por todas que há empresas cujo sentido de existência não é só por si apresentar lucro, mas um muito mais nobre: servir as pessoas. E os CTT desta forma não estão, mas deveriam estar nesta categoria”. 

Num outro comunicado, desta feita sobre o encerramento do balcão em Vila Velha do Ródão, igualmente no distrito de Castelo Branco, o Bloco lembra ainda que a maioria dos países europeus que privatizaram os seus serviços de correios acabaram por reverter a decisão face à degradação de um importante serviço para a população.

Notícia atualizada às 12:45 para incluir informação sobre o encerramento de um balcão dos CTT em Vila Velha do Ródão.

Termos relacionados Política
(...)