Está aqui

Bloco considera tempos de espera no hospital de Braga “inaceitáveis”

Esta quarta-feira, o Bloco denunciou os tempos de espera para as realizações de consultas no hospital de Braga, que considera “inaceitáveis”. Assim, perguntou ao governo quais são as medidas “urgentes e inadiáveis” que pretende implementar para resolver a situação.
Os deputados do Bloco querem ainda saber quais são as “medidas urgentes e inadiáveis” que o governo implementará de forma a “garantir que os utentes do Hospital de Braga têm consultas agendadas dentro dos tempos máximos de resposta garantidos”.
Os deputados do Bloco querem ainda saber quais são as “medidas urgentes e inadiáveis” que o governo implementará de forma a “garantir que os utentes do Hospital de Braga têm consultas agendadas dentro dos tempos máximos de resposta garantidos”. Fotografia de Paulete Matos.

Pedro Soares, Jorge Falcato e Moisés Ferreira, deputados do Bloco, numa pergunta dirigida esta quarta-feira ao Ministério da Saúde, afirmam que, segundo a lei, o tempo máximo de resposta para uma consulta de especialidade hospital é de 120 dias. Contudo, “uma consulta ao site dos tempos médios de espera permite constatar que o Hospital de Braga está em incumprimento com o disposto na lei em dezasseis especialidades”, afirmam, referindo-se a dados de setembro, outubro e novembro de 2017.

Segundo os deputados, “a marcação de uma consulta de genética médica demora três anos (1075 dias), enquanto uma consulta de angiologia, cirurgia maxilofacial, dermatovenereologia, endocrinologia ou reumatologia demora cerca de um ano”; para uma consulta de estomatologia, imunoalergologia, ortopedia ou otorrinolaringologia ou pneumologia, “os utentes terão que aguardar sete meses”.

“Esta situação é absolutamente intolerável, exigindo resolução urgente e intervenção do gestor do contrato da Parceria Publico Privada [O Hospital de Braga, que serve uma população de mais de 275 mil utentes, é gerido através de uma parceria público privada (PPP), com o Grupo Mello Saúde]”, pode ler-se no comunicado, que refere ainda a “inutilidade da gestão privada de serviços públicos”, já que estes se pautam por “atrasos inaceitáveis na marcação de consultas”.

Os deputados do Bloco querem ainda saber quais são as “medidas urgentes e inadiáveis” que o governo implementará de forma a “garantir que os utentes do Hospital de Braga têm consultas agendadas dentro dos tempos máximos de resposta garantidos” e ainda “como se explica a dimensão dos atrasos na marcação de consultas no Hospital de Braga, abrangendo dezasseis especialidades”.

Termos relacionados Política
(...)