Está aqui

Bloco apela à participação na Marcha Mundial do Clima

Este sábado às 17h, Lisboa, Porto e Faro juntam-se à Marcha Mundial do Clima para reclamar uma transição justa e rápida para as energias renováveis e travar novos projetos para explorar combustíveis fósseis em Portugal.
Mural do Bloco de Esquerda sobre alterações climáticas na praia do Furadouro, em Ovar.

A mobilização internacional “Rise for Climate” conta em Portugal com três iniciativas no próximo sábado, 8 de setembro. A Marcha Mundial do Clima em Portugal terá lugar às 17h com partida do Cais do Sodré (Lisboa), Praça da Liberdade (Porto) e Largo da Sé (Faro).

O Bloco de Esquerda associa-se a esta mobilização que exige “um mundo livre dos combustíveis fósseis, em que as pessoas e a justiça social estejam acima dos lucros”.

Para o deputado bloquista Jorge Costa, “só a mobilização popular em defesa da urgência da transição energética poderá trazer mudanças reais, numa altura em que as medidas adotadas a nível internacional apenas mitigam os efeitos, sem atacar as causas das alterações climáticas”.

Jorge Costa defende que para o Bloco, enquanto partido ecossocialista, essa transição energética urgente “implica alterações profundas no modelo produtivo, no modelo de consumo e no modelo energético, o que contrasta com a posição do governo sobre a exploração dos combustíveis fósseis em Portugal”.

Esta quarta-feira, o Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) respondeu à carta enviada pelo primeiro-ministro aos que protestam contra os planos para explorar petróleo na costa portuguesa.

Em comunicado, o MALP diz-se “perplexo com a insensibilidade social e ambiental do Primeiro-Ministro, António Costa, que volta a defender a exploração de petróleo no Algarve ao largo de Aljezur e que continua a insistir no discurso falacioso que nos diz que Portugal tem que conhecer os seus recursos, como se as multinacionais do petróleo, encontrando petróleo em território português, o disponibilizassem caritativamente ao serviço da região do Algarve e do país”

Termos relacionados Ambiente
(...)