Está aqui

Beatriz questiona Moedas sobre suspensão de apoios ao uso de bicicletas

A vereadora bloquista quer saber a razão de se terem suspendido vários programas do município que apoiavam o uso de bicicletas na cidade. Câmara diz que está tudo a funcionar como antes da entrada do novo executivo.
Foto Cenas a Pedal/Flickr

Num requerimento enviado esta quinta-feira, a vereadora bloquista Beatriz Dias questiona Carlos Moedas acerca da suspensão de várias iniciativas criadas pelo anterior executivo para promover o uso de bicicletas na cidade.

De acordo com denúncias de utilizadores recebidas pelo Bloco de Esquerda, o programa de apoio à compra de bicicletas esgotou a verba existente e não foi alocado mais financiamento, o que resulta na prática na suspensão do programa.

“Também o programa Selim, que consiste na recolha, reparação e disponibilização de bicicletas usadas a quem precisar, em modalidade de empréstimo a longo prazo, foi suspenso”, aponta a vereadora do Bloco, acrescentando que a associação Oficina da Ciclomobilidade “está há meses a recorrer a fundos próprios para sustentar o programa, incluindo rendas e salários”.

E o Programa Municipal de Comboios de Bicicletas de Lisboa, que permitia a centenas de alunos de 11 escolas da cidade irem de bicicleta para a escola, foi igualmente suspenso, segundo informa o site oficial da autarquia. O mesmo destino terá tido o Programa Lisboa Sem Rodinhas, “que ensinava mais de 750 crianças de 18 escolas do 1º ciclo a andar de bicicleta”.

Para Beatriz Dias, “é inaceitável que estas iniciativas de promoção da utilização das bicicletas tenham sido suspensas”. Por isso exige respostas de Carlos Moedas quanto á reposição dos programas e do seu financiamento. Numa declaração à agência Lusa, o gabinete do presidente da Câmara diz ser "completamente falso que tenha existido qualquer suspensão dos apoios” e que o vereador da mobilidade Ângelo Pereira terá informado os restantes membros da vereação que “não houve nenhuma suspensão de nenhum programa de apoio, portanto está tudo completamente a funcionar como estava”.

Termos relacionados Política
(...)