Está aqui

BBVA obrigado a reintegrar seis trabalhadores despedidos

Voltam esta quinta-feira ao seu posto de trabalho os seis trabalhadores do banco despedidos em 2014 no âmbito de um processo de despedimento coletivo. A decisão final foi confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça a 11 de dezembro.
Agência do BBVA na Avenida da Liberdade, Lisboa, agosto de 2015.
Agência do BBVA na Avenida da Liberdade, Lisboa, agosto de 2015. Foto de Daniel Resende/Flickr.

O Natal de 2014 foi difícil para os trabalhadores do BBVA. A reestruturação do banco levou ao encerramento de 43 balcões e ao despedimento coletivo de 177 trabalhadores.

Passados cinco anos, os seis trabalhadores despedidos que colocaram o caso na Justiça, vão esta quinta-feira finalmente ser reintegrados no seu posto de trabalho por decisão do Supremo Tribunal de Justiça de 11 de dezembro.

O Sindicato dos Bancários do Norte, em comunicado, congratulou-se com a decisão da justiça que “confirmou definitivamente que o despedimento foi ilícito e irregular”. O presidente deste sindicato, Mário Mourão, acrescentou nesse comunicado que a decisão é “uma clara mensagem para a banca de que as decisões a tomar na gestão dos bancos têm que ter sempre em atenção os direitos dos trabalhadores bancários, que estão a ser constantemente fustigados nos últimos anos com pressões, despedimentos e incerteza nos postos de trabalho”.

Por sua vez, o advogado do sindicato considerou que a sentença “é um forte sinal de alerta de que os tribunais estão cada vez mais atentos às manobras que os bancos vêm utilizando para despedir trabalhadores tentando revestir as decisões com uma aparência de legalidade” e “um exemplo em matéria de sindicância judicial das atitudes tomadas pelas entidades patronais”.

Termos relacionados Sociedade
(...)