Está aqui

Banca pagou menos 63% de IRC em 2010

No ano passado, os lucros da banca somaram quase mil milhões, mas o IRC pago foi de apenas 121 milhões, menos de metade do valor pago em 2009, estima a Associação Portuguesa de Bancos.
Tabela da Associação Portuguesa de Bancos sobre os valores para matéria colectável em 2009 e 2010

O IRC pago corresponde a uma queda de 63% face aos 328 milhões pagos em 2009, quando a queda nos lucros antes de impostos em 2010 foi de 38%. O total de IRC pago pela banca no ano passado corresponde a menos de 3% do total de receitas deste imposto, segundo os dados provisórios da Direcção Geral de Orçamento.

O estudo da APB inclui 27 das 33 instituições financeiras a operar no país e os banqueiros sublinham que "o sector bancário é apenas objecto de tratamento favoravelmente diferenciado no que se refere a uma situação concreta - as sucursais financeiras estabelecidas na Zona Franca da Madeira". No entanto, o aumento da taxa efectiva de IRC cobrado à banca teve o efeito contrário, com o valor dos créditos e benefícios fiscais registados sobre impostos futuros a subir também, resultando em menos imposto pago em 2010.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)