Está aqui

Austrália: 29 mortos devido a incêndios

Este sábado, com a morte de um homem que sofrera queimaduras nos incêndios na Austrália, o número total de vítimas mortais dos fogos subiu para 29.
Fotografia de EPA/Lusa.
Fotografia de EPA/Lusa.

A polícia australiana afirmou que o homem de 84 anos estava internado num hospital desde o dia 31 de dezembro, devido a queimaduras sofridas durante os incêndios em Cobargo.

Nos últimos dias, registaram-se chuvas e as temperaturas desceram, o que ajudou os bombeiros a conter dezenas de focos ativos em Vitória e em Nova Gales do Sul. Este último foi o estado mais afetado pelos fogos, tendo-se registado 21 mortes.

Desde setembro, os incêndios na Austrália devastaram mais de oito milhões de hectares, o equivalente à área da Irlanda. Estimam-se que tenham morrido até mil milhões de animais selvagens.

A WWF, uma organização de conservação da natureza que tem feito estimativas referentes à vaga de incêndios, refere que, à medida que as chamas dizimavam grandes áreas do país, milhares de animais iam morrendo. De acordo com Stuart Blanch, membro da associação, em entrevista à Sky News, os que sobreviveram aos fogos podiam morrer devido a desidratação, fome e doenças e tornar-se-iam presas mais fáceis para felinos selvages e raposas.

Em dezembro, o país batia recordes de temperatura pelo segundo dia consecutivo, registando-se uma temperatura média nacional de 41,9ºC. A onda de calor na Austrália juntava-se ao período de seca prolongada que estava a alimentar enormes incêndios florestais no país.

Em janeiro, a crise de incêndio levou a evacuações em massa. Os bombeiros australianos divulgaram um pedido para que as pessoas abandonassem as zonas afetadas pelos incêndios florestais nos estados de New South Wales, Victoria e South Australia. As autoridades receavam que a situação, já grave, piorasse de tal forma que se tornasse impossível defender cidades inteiras.

 
Termos relacionados Internacional
(...)