Está aqui

Atividade económica e consumo privado atingem mínimos históricos

Os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado caíram em julho para mínimos históricos, segundo dados do Banco de Portugal. Os valores reduziram-se em -11,9%, depois de ter atingido os -10,8% em junho.
Banco de Portugal
Foto de Paulete Matos

De acordo com a Lusa e citando um comunicado do Banco de Portugal (BdP), os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado caíram para mínimos históricos. Os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram estudar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico.

No comunicado, o BdP refere que no mês de julho, a taxa de variação homóloga para a atividade económica foi negativa em 11,9% agravando-se face a redução de 10,8% em junho. A variação homóloga para o consumo privado passou de -12% em junho para -13,5% em julho.

Desde o início do ano 2020 que a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de -7,5%, para 0,9% em 2019 e o indicador coincidente mensal para o consumo privado é de -7,6%, para 2,2% em 2019.

O BdP alerta que “na atual conjuntura, face às variações bruscas e significativas nas séries usadas no cálculo dos indicadores coincidentes, é expectável que se verifiquem revisões mensais nestes indicadores superior às habituais” e acrescenta que “adicionalmente, o perfil alisado subjacente à metodologia de cálculo dos indicadores pode implicar revisões mensais com um sentido que difere ao longo do tempo”.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)