Está aqui

Associações organizam Maré Feminista por Marielle Franco

Dois anos após o assassinato da vereadora brasileira, várias associações e coletivos manifestam-se em Lisboa este sábado, dia 14, às 15h.
Cartaz da iniciativa de homenagem
Cartaz da iniciativa de homenagem

Associações e coletivos feministas, antirracistas, LGBTI+ e da comunidade brasileira de Lisboa voltam a homenagear Marielle Franco este sábado em Lisboa, com uma “Maré Feminista” com início numa concentração no Largo de São Domingos às 15h, partindo depois em cortejo rumo ao Largo Camões.

“O assassinato de Marielle Franco e de Anderson Gomes continua sem respostas concretas, envolto ainda em 'queimas de arquivo' e associação com as milícias. Cada dia temos mais Marielles assassinadas. E isso tem de parar”, diz Samara Azevedo, do Coletivo Andorinha, uma das organizadoras da iniciativa.

Estes movimentos pretendem sair “às ruas com a força de tantas mulheres que, como Marielle Franco, são inspirações e razões para não baixarmos os braços!” como se lê no seu manifesto “Maré Feminista por todas as nossas lutas!”.

O manifesto evoca várias mulheres portuguesas que simbolizam as diferentes causas que unem estes movimentos: as 500 funcionárias da antiga fábrica Triumph e Cristina Tavares contra a exploração laboral, Débora Pinheiro e Sara Casinha contra a discriminação das mulheres lésbicas, Lara Crespo contra a discriminação das pessoas trans, Cláudia Simões contra o racismo. Evocam também as cerca de 30 mulheres assassinadas no ano passado, assinalando a luta contra a violência de género.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)