Associação Tchiweka lança portal sobre lutas de libertação em África

De acordo com esta Associação, o portal é dedicado especialmente aos interessados na investigação e divulgação da história da luta pela independência de Angola e das lutas de libertação da África em geral.
Lúcio Lara. Imagem publicada na página de Facebook da Associação Tchiweka De Documentação - ATD.

Lançado a 14 de julho, o www.tchiweka.org visa facilitar o acesso à documentação dos arquivos da Associação Tchiweka de Documentação (ATD). Com sede em Luanda, a ATD foi criada em 2006 para promover e divulgar atividades de carácter científico, educativo e cultural, que contribuam para preservar a memória e aprofundar o conhecimento sobre a luta do povo angolano pela independência e soberania nacional.

Reconhecendo que este é “um trabalho em curso, com um longo caminho pela frente”, a ATD disponibiliza já um valiosíssimo espólio.

O Arquivo documental está organizado em dois Fundos principais: o Arquivo Lúcio Lara, que inclui, até ao momento, mais de 10.000 documentos textuais (para o período até 1975) e mais de 7.000 fotografias; e o Fundo ATD.

Este último reúne doações de entidades individuais ou coletivas de alguns milhares de documentos, alguns dos quais dispostos em "coleções" individualizadas como a Colecção ATD / Albertino Almeida, Colecção ATD / Marga Holness, Colecção ATD / Luandino Vieira e Colecção ATD / Mbeto Traça.

No Fundo ATD está ainda compilado todo o Arquivo resultante do Projecto "Angola – Nos Trilhos da Independência" (2010-2015), nomeadamente documentação audiovisual (entrevistas, registos audiovisuais, registos sonoros) e derivados (documentos textuais resultantes das transcrições) e ainda os documentos textuais, fotográficos e outros entregues pelos entrevistados no âmbito do Projeto.

Com início em 2010, e durante seis anos, o Projeto Angola – Nos Trilhos da Independência produziu cerca de 1.000 horas de entrevistas a perto de 600 participantes da luta pela independência e a personalidades, nacionais e estrangeiras, com ela relacionadas. Foram recolhidas imagens de locais associados a essa luta, alguns pela primeira vez.

No âmbito do projeto, foi levada a cabo uma cuidadosa pesquisa de material fotográfico, documentos, filmes e jornais, tanto do arquivo da ATD, no Centro de Documentação Tchiweka, como de outros arquivos públicos e privados, no país e no estrangeiro, o que permitiu a recolha de “muito material de grande interesse, algum até então desconhecido”.

Termos relacionados Internacional