Está aqui
AR quer psicólogos a dar aulas de Psicologia

A recomendação ao Governo foi a votos na sexta-feira no Parlamento e conseguiu fazer passar a proposta para a criação de um regime de habilitação própria para docência da Psicologia por Psicólogos. Todos os grupos parlamentares foram favoráveis ao projeto bloquista, à exceção da bancada do PS, que se absteve.
A proposta foi ao encontro de uma petição subscrita por psicólogos e entregue na AR, onde reclamava a correção de uma injustiça que tem décadas. Mas outra das reivindicações, a da garantia do acesso dos psicólogos ao estatuto da carreira docente, ficou pelo caminho, por não conseguir recolher votos suficientes para ser aprovada.
Atualmente, a disciplina de Psicologia nas escolas é lecionada por filósofos, enquanto a Psicossociologia pode ficar a cargo de docentes das áreas de direito, sociologia ou economia. Os licenciados e formados em psicologia nunca viram reconhecida a habilitação própria para lecionar as disciplinas que lhes corresponderiam no sistema de ensino português.
"Estamos perante um duplo absurdo", diz o projeto de resolução do Bloco, que acusa o atual enquadramento legal de continuar a negar "a uma geração academicamente formada e instituída o passo lógico de assumir as responsabilidades do ensino da sua área". O Bloco defendeu ainda que o facto de estar vedado aos psicólogos o ingresso da carreira docente é "uma injustiça clara que condena os psicólogos a uma condição laboral extraordinariamente precária".
Comentários
Em 1986, defendi uma medida
Em 1986, defendi uma medida semelhante, embora ela tivesse esbarrado com os interesses de um grande número de professores de Filosofia e fosse de difícil execução por dificimente poderem ser elaborados horários completos para Psicólogos. Actualmente, abrir a profissão docente aos psicólogos significará inevitavelmente um aumento de "horários zero" para o grupo de professores de Filosofia e, em última análise, a mobilidade especial. Será oportuno fazê-lo?
Eu até simpatizo com a
Eu até simpatizo com a proposta, mas a notícia não me informa do essencial: os cursos de psicologia vão passar a ter uma componente de formação para a docência?
E os Filósofos têm??? E os
E os Filósofos têm??? E os professores que têm uma carrada delas,mas que são um "Zero à esquerda" a dar aulas???Isto não é uma questão de "componente de formação para a docência", mas sim de "perfil adequado para a função"!!
Quer mais formação de
Quer mais formação de pedagogia do que aquela que os psicólogos têm na sua formação? Sou psicóloga, educacional, dou formação a professores acerca de pedagogia, dou formação a cursos profissionais, EFA's, CEF's, UFCD's de curta duração... e não posso dar aulas porque não me é reconhecida competência? Se temos CAP e somos reconhecidos como competentes para dar formação (ainda que apenas em partes tecnológicas), porque não podemos dar aulas?
O que será pior: professores de Filosofia a dar matéria que não conhecem ou professores de Psicologia a darem a matéria para a qual se formaram?
Mais uma medida para as
Mais uma medida para as universidades ganharem dinheiro com cursos ad-hoc para o ensino da psicologia... Tudo tem água no bico.
Não que os de direito, sociologia ou economia tivessem precisado de cursos ad-hoc. Mas a psicologia está-se a tornar a profissão mais cara de exercer.
Curiosamente, com o CAP psicólogos já podiam dar formação em áreas científicas e tecnológicas. Mas ensinar, não! Que ensinar é muito diferente. Por isso é que os professores com horário zero vão agora dar formação... o reverso já funciona, pedagogia já dá para andragogia...
Informo-o que não é verdade.
Informo-o que não é verdade. Um psicólogo com CAP apenas pode leccionar disciplinas da componente tecnológica de cursos profissionais, CEF's ou EFA's.
E devem os psicólogos ficar
E devem os psicólogos ficar calados por uma situação que está mal? Há muitas coisas mal que resistem há anos, aquelas que conseguirmos mudar, têm que mudar, inevitavelmente, ou continuaremos a ser cúmplices de situações irregulares, escusadamente! Os professores de filosofia nunca deveriam leccionar psicologia, ponto final!!! pois a psicologia que os filósofos aprenderam foi ensinada por psicólogos!
Mudar para corrigir vale sempre a pena, as medidas do governo deveriam tomar o mesmo rumo:-)
Os Psicólogos não tem
Os Psicólogos não tem habilitação profissional para poderem leccionar, o curso superior de Psicologia não os Habilita para isso.
Logo a "correcção" feita na A.R. não foi uma correcção mas antes o reforçar de mais um erro em cima de outro erro.
Para se poder leccionar (dar aulas) é necessário ter habilitação profissional, a qual se obtém através da frequência de várias (6) disciplinas didáctico-pedagógicas e posteriormente da realização de um estágio pedagógico integrado ( dar aulas como estagiário durante no minimo de 6 meses).
Só assim qualquer cidadão pode estar apto para o ensino, para a leccionação.
Burros pá estes gajos!!!
Aprendam que eu não duro sempre!!!
Não queiram entrar nas escolas a matar porque o próprio sistema acaba por vos matar antes...
«Até agora, a disciplina de
«Até agora, a disciplina de Psicologia nas escolas não é lecionada por psicólogos. Para acabar com esta situação absurda, o Bloco de Esquerda propôs e o Parlamento aprovou - com a abstenção do PS - uma recomendação ao Governo para criar um regime de habilitação própria. »
E ler antes de comentar não?
Lol daqui apouco também dizes
Lol daqui apouco também dizes que os filósofos, economistas, advogados etc é que entendem de psicologia. Maior, só fica por compreender porque raio é que para uma universidade um psicólogo é competente o suficiente para dar aulas, mas já num liceu não o é. Ganha juízo e deixa-te de merdas, a vida ta difícil para todos, ridículo é dar aulas sem ser da área e psicologia tem muito que se lhe diga, atendendo que quase ninguém fora da área sabe o que é psicologia.
Aprende tu antes que não duro sempre e deixa de pensar dentro da caixinha, devemos muito a gente como tu por este portugal tão obtuso.
Quem fala assim não é gago!!
Quem fala assim não é gago!! :)
Tirei o curso de Psicologia
Tirei o curso de Psicologia em 1997-2002 e já nessa altura tinha cadeira psicopedagógicas iguais às da Fac de Letras em Coimbra. Por isso a componente de formação para a docência já a tenho, apesar de nunca ter sido reconhecida!
Até que enfim! Sou Formada em
Até que enfim! Sou Formada em duas áreas da Psicologia, sou formadora há anos, trabalho nesta área...e pq razão não tenho carreira docente? Eu gosto de leccionar e tem sido na área da formação que mais tenho ocupado a minha vida profissional...Até que enfim que o Parlamento aprovou tal medida...estou ansiosa por poder finalmente candidatar-me a uma vaga de professora pois tenho habilitação própria para isso!!!!
Finalmente! Depois de tantos
Finalmente! Depois de tantos anos de luta, lá conseguimos! Só os parvalhões dos socialistas é que se abstiveram nesta votação: vergonha, ou talvez não! Pois se aos Psicólogos nunca foi reconhecida habilitação para a docência muito devemos ao PS. Dizem-se de esquerda, mas sempre na hora H... demonstram exatamente quem são! Só não percebo é como é que o povo não vê o óbvio!?
Bom dia Já agora, isto foi o
Bom dia
Já agora, isto foi o Bloco de Esquerda que apresentou certo? E a minha pergunta é: Onde está a Ordem dos Psicólogos?
a petição foi entregue na
a petição foi entregue na assembleia por um grupo de psicólogos, tendo o BE levado a discussão e votação.
Nestas situações, não é de todo necessário que seja a ordem representante dos profissionais a ter esta função.
Concordo plenamente com a
Concordo plenamente com a situação corrigida... mas apenas está formalizada a Habilitação Própria... que faz com que não se possam candidatar à bolsa... enfim... "tapam o sol com a peneira"!!!
Já agora... outra situação caricata no nosso sistema de ensino é a Sociologia estar enquadrada no grupo 430 de Economia e Contabilidade!!!
Sou sociólogo profissionalizado e todos os anos "rezo" para que não me calhe um horário de economia/contabilidade (mas principalmente contabilidade)... como é possível??? O mesmo digo, como é possível um economista/contabilista dar sociologia!!!
Não seria mais lógico haver grupos específicos...
Grupo de recrutamento de Psicologia para dar psicologia...
Grupo de recrutamento de Sociologia para dar sociologia...
etc. etc.
Depois dizem que temos profissionais de ensino não motivados e que não conseguem cativar e motivar os seus alunos... pois com profissionais sem habilitações a lecionar disciplinas que não são de sua competência...
Deveria haver um estudo e reformulação do sistema de ensino... mas os srs lá do governo não conhecem a realidade... e nem querem saber... e assim continuam a existir estas situações absurdas...
Olá, boa tarde. Sou
Olá, boa tarde.
Sou licenciada em Sociologia desde 2004, mas tendo-me sido indicado que seria muito complicado conseguir colocação numa Escola, enveredei pelo mundo da Formação Profissional, e desde então, sou Formadora.
A minha verdadeira ambição seria dar aulas, como Sociólogo, pode indicar-me como proceder e quais os grupos de recrutamento compatíveis? Acha que tenho alguma hipótese de vir a lecionar como docente?
Obrigada
Uma turma atualmente dá 180
Uma turma atualmente dá 180 minutos... como Psicologia é uma disciplina de opção, uma escola pode ter duas ou três turmas (e é preciso ser uma secundária com um número significativo de alunos)...
se o grupo de filosofia não ficar com as horas, obviamente que os alunos são "conduzidos" a escolher outras disciplinas: Inglês, Geografia, Biologia, Física...
alguém dúvida?
Não foram os Psicólogos que ganharam, mas sim os outros grupos disciplinares...
Boa tarde. Esta notícia
Boa tarde. Esta notícia deixa-me contente, pois apesar de considerar os professores de filosofia profissionais bastante competentes, acredito que estava fora da área deles a ensino da psicologia pois não são áreas semelhantes. Perdoem-me a minha ignorância mas alguém me pode dizer em que ponto esta esta situação?
Obrigado, Abraço.
Balelas
AOS ENERGÚMENOS.
A disciplina de Psicosociologia, apesar de ter Psico atrás da Palavra sociologia não tem nada a ver com psicologia. É sobre a organização do trabalho e as teoria sobre isso. Fordismo, Fayol, etc
Nesta situação também recomendo que para dar Economia, não sejam professores de relaçoes públicas, direito , contabilidade ,gestão, sociologia, psicologia, etc. Para dar Economia deve ser um licenciado de Economia.
Já que estão a tocar no assunto, resolvam os problemas todos e coloquem tudo bem organizado.
AS ESCOLAS DEVIAM SER ESPECIALIZADAS EM DETERMIANDAS ÁREAS, CASO CONTRARIO AO REFORMULAR TUDO, NAO VAI HAVER HORARIOS DECENTES PARA OS PROFESSORES, UM VAI LÁ DAR 5 HORAS DE PSICOLOGIA, OUTRO VAI LÁ DAR 5 HORAS DE ECONOMIA E O OUTRO 4 HORAS DE CONTABILIDADE.
DEViA HAVER ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM VÁRIAS ÁREAS, MAS ISSO IMPLICARIA A DESLOCAÇAO DE ALUNOS. COMO SSO NAO VAI ACONTECER, OS PSICOLOGOS ACABARAM POR DAR MAIS OUTRO TIRO NO PÉ. NÃO PENSAM.
OS PSICOLOGOS SÃO BONS É ESTAR NAS ESCOLAS A FZER SALA, a acompanhar alunos, chamam-os lá uma vez e o problema está "resolvido". Andam sempre há boa vida e ainda querem mais.
Adicionar novo comentário