Está aqui

Luís Vicente apoia Marisa Matias

O Esquerda.net publica uma carta de apoio de Luís Vicente, actor, encenador e diretor artístico da Companhia de Teatro do Algarve - ACTA. "Neste tempo, em particular, temos de defender esses valores de base humanista. Sei que a Marisa tem força e determinação intrínsecas para o fazer, para afirmar esses valores".
Luís Vicente, actor, encenador e diretor artístico da Companhia de Teatro do Algarve - ACTA.
Luís Vicente, actor, encenador e diretor artístico da Companhia de Teatro do Algarve - ACTA. Foto via algarveprimeiro.pt

Apoio a candidatura da Marisa Matias porque…

Não, seguramente, pela razão que de forma mesquinha e ordinária lhe foi apontada por um outro candidato: ter a Marisa os lábios pintados com batom vermelho - Marisa, tu, além de uma pessoa muito bonita e competente, és também uma mulher linda; estou certo de que, tal como eu, gostarias que todas as mulheres do nosso país, que quisessem, pudessem pintar os seus lábios de vermelho; ficariam mais bonitas. Seria uma alegria para a vista e também para a alma; e um sinal identificador de Liberdade, de Afirmação, de Antecipação do género, matérias pelas quais tens lutado. Continua a pintar os lábios de vermelho: ficas mais linda, mais afirmativa, dás uma esperança às mulheres e aos homens do nosso país. É espantoso pensar como uns lábios pintados de vermelho dão outra cor à luta pela Democracia! Os símbolos valem muito! 

Mas eu apoio a candidatura da Marisa Matias por razão de entender que é o/a candidato/a que melhor assegura a continuidade e afirmação dos valores de Abril, numa sociedade e num tempo civilizacional que se deseja cada vez mais integrador, inclusivo. Por certo temos, que vivemos tempos virulentos. Não deixemos que também o vírus da prepotência, da alarvidade, da grosseria e ainda o de “faz que anda mas não anda” ataque o corpo da nossa Democracia, sustentado pelos valores de Abril, consignados na Constituição. Neste tempo, em particular, temos de defender esses valores de base humanista. Sei que a Marisa tem força e determinação intrínsecas para o fazer, para afirmar esses valores. Razão por que apoio a sua candidatura ao mais elevado cargo da Nação, ciente de que é a pessoa mais competente e preparada para enfrentar desígnios que entre nós emergem - sobretudo os provenientes de um descendente do pintor de tabuletas que provocou a 2ª Guerra Mundial.

Há anos, visitando Auschwitz (vi lá a cela de isolamento do Józef Szajna, um dos meus mestres, que escapou por 3 vezes à morte porque não era judeu nem cigano nem homossexual e era fisicamente robusto, bom para o trabalho – era apenas um polaco que queria fugir dali). O guia (um homem que em criança tinha sido lá prisioneiro), identificando que eramos um grupo de actores citou Brecht dizendo: “aqui, O homem tornou-se o lobo do homem”- eu conhecia bem esta frase; e acrescentou: E o monstro continua vivo! Reportando-me a tais asserções, penso que a Marisa Matias será a “pastora” que melhor nos poderá defender da alcateia (perdoem-me os bichos a comparação!) que tende a afirmar-se entre nós a fim de, por diversas formas, devorar a Democracia. 

Força, Marisa!

Termos relacionados Marisa 2021, Comunidade
(...)