Angola: Eduardo dos Santos não se recandidata à presidência

O presidente angolano anunciou que será o terceiro candidato nas listas do MPLA às eleições. Em caso de vitória, a presidência será entregue ao atual ministro da Defesa, João Lourenço.
José Eduardo dos Santos
Foto Pedro Parente/Angop

"Em 2012, em eleições gerais, fui eleito Presidente da República e empossado para cumprir um mandato que nos termos da Constituição da República termina em 2017. Assim, eu tomei a decisão de deixar a vida política ativa em 2018", anunciou José Eduardo dos Santos na reunião do Comité Central do MPLA que aprovou as listas para as eleições previstas para este ano.

No sistema político angolano, cabe ao cabeça de lista do partido vencedor das eleições gerais ocupar o cargo de Presidente da República. Para esse lugar o MPLA indica o nome do vice-presidente do partido e atual ministro da Defesa, João Lourenço. O segundo candidato é ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, que assim pode alcançar a vice-presidência de Angola.

As listas aprovadas incluem ainda em quarto lugar Fernando Dias dos Santos, ex-primeiro-ministro e ex-vice-presidente que muitos viam no lugar de número 2 do presidente. Dias dos Santos deverá continuar a ocupar o cargo de presidente da Assembleia Nacional. Fora das listas ficam os filhos do presidente: Filomeno, que está à frente do fundo soberano do país, e Isabel, que ocupa a presidência da Sonangol.

José Eduardo dos Santos é presidente de Angola desde 1979, um caso de longevidade no cargo apenas superado por Teodoro Obiang, na Guiné Equatorial, por um mês de diferença. Mas em caso de vitória do MPLA, a transição no palácio presidencial será acompanhada de perto pelo presidente cessante, que se manterá à frente do MPLA pelo menos por mais um ano.

Termos relacionados Internacional