Ambientalistas denunciam “cimeira de poluidores” e criticam governo

Movimento Climaximo fez ação de protesto na Lisbon MobiSummit, acusando EDP, Volkswagen e Brisa de serem grandes poluidores. Ambientalistas criticam governo por sancionar iniciativa e denunciam a falta de referência a “transportes públicos ou ferroviários”.
Movimento esteve na abertura da Lisbon MobiSummit – Foto Climaximo

A Lisbon MobiSummit decorre de 26 a 28 de janeiro na Central Tejo em Lisboa e propõe-se debater novas formas de mobilidade. A iniciativa é promovida pelo grupo Global Media e tem o apoio de EDP, Volkswagen e Brisa. Na abertura do evento falou Daniel Proença de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do grupo Global Media, que é dono de JN, DN, TSF, Dinheiro Vivo e Motor 24.

O movimento Climaximo, movimento pela Justiça Climática, esteve na abertura da iniciativa com cartazes denunciando EDP, Volkswagen e Brisa como grandes poluidores e denunciando a iniciativa, considerando que é um “evento de greenwashing e de promoção de falsas soluções para um problema grave e urgente”.

“O governo português continua apostado em lançar uma cortina de fumo sobre o que é uma estratégia de combate às alterações climáticas: o apoio a uma iniciativa privada como indicador de política pública de transportes impede um debate são na sociedade”, aponta o movimento, sublinhando que na abertura da cimeira participaram o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, o presidente da EDP, António Mexia e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O Climaximo realça a ausência das empresas de transportes públicos coletivos (Carris, metros) e ferroviários (CP, Refer).

O movimento aponta, “não nos podemos esquecer de que empresas estamos a falar:

• A EDP é a maior emissora de gases com efeito de estufa em Portugal, sendo proprietária da central termoelétrica a carvão de Sines, a maior poluidora do país, mas também as centrais a gás do Ribatejo e de Lares, além de centrais a cogeração e biomassa.

• A Brisa é proprietária de mais de 1600 km de autoestradas privadas, onde passam um acumulado de 28 milhões de veículos a gasolina e a diesel por ano.

• A Volkswagem é um dos maiores construtores de automóveis do mundo, e há dois anos foi apanhado no maior esquema de burla de emissões de gases com efeito de estufa conhecido até à data, o Dieselgate. A empresa vendeu mais entre 8,5 e 11 milhões de veículos com um software fraudolento que escondia as emissões de NOx, emitidas em valores até 40 vezes acima do legal. Apesar da Comissão Europeia ter exigido que a empresa indemnizasse as pessoas a quem os carros foram vendidos, a empresa recusou-se.”

O Climaximo critica o governo por sancionar, como “mobilidade sustentável” e “transporte do futuro”, “esta peculiar combinação de actores, cujos interesses e o histórico, não coincidem com qualquer objectivo de transportar pessoas e bens de maneira sustentável”.

“Precisamos de transportes coletivos públicos de qualidade e chegando a todo o território, baseados num sistema elétrico livre de combustíveis fósseis, para combater as alterações climáticas”, afirmam os ambientalistas, saliemntando que “a Lisbon MobiSummit não cumpre nenhum objectivo de justiça social ou de combate às alterações climáticas”.

Termos relacionados Ambiente