Está aqui

AM de Lisboa e Almada aprovam voto de pesar pelo falecimento de Lara Crespo

As assembleias municipais de Lisboa e Almada aprovaram, por unanimidade, os votos de pesar propostos pelo Bloco de Esquerda pelo falecimento, no passado dia 9 de setembro, da ativista Lara Crespo, co-fundadora do Grupo Transexual Portugal.

Após a votação dos votos de pesar, que transcrevemos na íntegra, as assembleias municipais de Almada e Lisboa cumpriram um minuto de silêncio em homenagem a Lara Crespo:

“Lara Crespo nasceu em Lisboa a 16 de junho de 1971, mas residia na cidade de Almada. Foi co-fundadora, em conjunto com Eduarda Alice Santos, do Grupo Transexual Portugal, um coletivo pelos direitos das pessoas trans e contra a patologização da transexualidade. Foi também, desde os primeiros anos, organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa.

Com um longo percurso no ativismo, principalmente a partir dos anos 2000, após o trágico homicídio de Gisberta, Lara Crespo esteve presente nos momentos marcantes da história do movimento trans em Portugal, tendo sido uma das ativistas pioneiras na luta contra a discriminação da qual foi vítima toda a sua vida. Nas suas entrevistas, blogs e partilhas, Lara descrevia como ainda era vítima de uma enorme discriminação não só social, mas também institucional, cultural e política.

Sempre incansável e corajosa lutadora, Lara, salientou ao longo da sua vida, a intersecção entre a transfobia e o machismo que torna as mulheres trans num grupo particularmente vulnerável e discriminado. "Somos (mulheres trans) discriminadas diariamente e continuamente”. A Lara deixou-nos no passado dia 9 de setembro após uma vida de luta, resistência e de ativismo.

Não aguentou a discriminação que ela própria combatia e denunciava, tornando-se mais uma vítima da sociedade transfóbica e opressiva para tantos e tantas transexuais. Devemos lembrar Lara para que estes não sejam os fins trágicos de quem não aguenta mais, mas também para lembrar o seu legado e o contributo incalculável que nos deixou. A Lara será inspiração para todas as mulheres, homens, transexuais, que lutaram, lutam e lutarão para que todos e todas possam viver com dignidade, direitos, respeito e segurança”.

Termos relacionados Política
(...)