p { margin-bottom: 0.21cm; }
Apesar da crise financeira que o país atravessa, Américo Amorim está ainda mais rico. O empresário da cortiça e do petróleo continua a ser o mais rico de Portugal, segundo a revista norte-americana Forbes, e subiu 12 lugares no ranking elaborado pela revista em 2011. Está agora na 200ª posição a nível mundial, com uma riqueza individual avaliada pela Forbes em 5,1 mil milhões de dólares. Ganhou 1.100 milhões no último ano.
O 2º português mais rico é Alexandre Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, aparece pela primeira vez na lista de 1210 pessoas com fortuna superior a mil milhões de dólares, ocupando a 512ª posição a nível mundial, com uma fortuna avaliada em 2,3 mil milhões de dólares.
Belmiro de Azevedo, líder da Sonae, é o 3º português da lista e o único que perdeu lugares no ranking, caindo da 655ª posição em 2010 para o 833.º lugar este ano.
A lista é liderada pelo mexicano Carlos Slim, seguido pelos americanos Bill Gates e Warren Buffett. Nos dez primeiros, há 4 norte-americanos, um mexicano, um francês, um espanhol, dois indianos e um brasileiro (Eike Batista).