O governo alemão aprovou esta semana a medida "9 para 90" votada no Parlamento para baixar o preço dos passes sociais nos transportes para 9 euros durante 90 dias. Nos meses de verão, já a partir de 1 de junho, a população poderá adquirir o passe válido para os transportes públicos locais e regionais, excetuando as viagens de longo curso.
A par de contribuir para aliviar as carteiras dos utilizadores de transportes públicos, o governo alemão espera também atrair mais utentes numa altura em que o preço dos combustíveis está em alta, embora tenha também aprovado um desconto fiscal de 30 cêntimos por litro de gasolina e 14 cêntimos por litro de gasóleo.
A medida vai custar 2.500 milhões de euros aos cofres públicos e segue o exemplo da Áustria, que em outubro do ano passado criou o bilhete climático, válido por um ano ao preço de 1.095 euros ou 821 euros para estudantes e reformados e com um deesconto de 15% paraquem o adquirisse nos primeiros dias. No caso austríaco, o passe cobria todos os transportes, incluindo os de longo curso.