Está aqui

Agência Internacional da Energia: alterações climáticas exigem mudanças rápidas

A Agência Internacional da Energia (AIE) alertou esta semana para a urgência de o sistema global de energia fazer transformações rápidas de forma a limitar as mudanças climáticas.

“O mundo precisa urgentemente de focar a sua atenção, com precisão de laser, na redução das emissões globais”, disse Fatih Birol, diretor executivo da AIE, citado pela agência Lusa, aquando da apresentação do relatório anual, que aborda áreas como a economia de energia, o declínio do petróleo e o desenvolvimento de eletricidade renovável.

De acordo com Birol, tal terá de passar por uma grande coligação de governos, investidores e empresas.

No ano passado, o aumento da exigência de energia e das emissões de dióxido de carbono causaram novas preocupações. Assim, a AIE publicou vários cenários: um extrapola as políticas energéticas existentes hoje, outro leva em conta as mudanças induzidas pelos objetivos políticos futuros e outro indica o que fazer de forma a limitar as emissões.

Este último cenário, de acordo com a AIE, “exige mudanças rápidas e generalizadas em todo o sistema energético”, não existindo “uma solução única ou simples para transformar os sistemas globais de energia”.

Termos relacionados Ambiente
(...)