Está aqui

Aeroporto do Montijo: “Pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem”

A afirmação é do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, em defesa do aeroporto do Montijo. O deputado bloquista Nelson Peralta destaca que, “para lá da parte anedótica, o Secretário de Estado não diz quão provável é, nem os riscos para a conservação destas espécies”.
Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações. Foto publicada no portal do Governo de Portugal.

Num texto de opinião publicado esta terça-feira no jornal Público, Alberto Souto de Miranda elogia a atuação do Governo por aceitar o debate público, “mesmo quando as críticas são desinformadas ou tributárias de visões enviesadas de radicalismos e utopias muito pró neo-naturalismos”.

Os ambientalistas e todos aqueles que se opõem à construção do aeroporto no Montijo são alvo de críticas. Mas nem Greta Thunberg escapa às farpas do governante: “Greta é um grito. E tem razão. Mas uma coisa são gritos de alerta, outra é a vozearia de ocasião. Não permite ouvir o essencial”. Mais à frente, defende que o aeroporto do Montijo será uma “solução aeroportuária suficiente [para Lisboa durante] os próximos 100 anos” e volta a Greta: “Talvez a Greta, na longevidade, então banal, dos seus 117 anos, aterre no Montijo, muito mais sábia e ciente das capacidades do Homem para se transformar e com uma pontinha de orgulho por ter contribuído para tal”.

Sobre as preocupações no que concerne aos impactos para a fauna da região, o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações é perentório: “Não há aeroportos sem impactos. Os caranguejos podem ser lentos, mas não estão em extinção. É um impacto não mitigável. Mas os pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem”.

Nelson Peralta reage às declarações de Alberto Souto de Miranda na sua página de Facebook: “Para lá da parte anedótica, o secretário de estado não diz quão provável é, nem os riscos para a conservação destas espécies. Muito menos diz porque não se opta por um local sem estes riscos”, frisa o deputado bloquista.

“Diz ainda que daqui a 100 anos ‘a engenharia portuguesa’ ‘saberá altear as cotas do Montijo, se necessário’. Mas também não nos diz quanto é que isso custará e porque vamos construir num local com risco de cheia pela crise climática e não noutro”, continua Nelson Peralta, sinalizando que “o artigo fica-se pela parte anedótica e pelas bocas a Greta Thunberg”.

“O peixe é um bicho inteligente. Quando vê uma manta de óleo foge, tem medo”

As declarações de Alberto Souto de Miranda trazem-nos à memória a garantia, por parte do secretário de Estado da Aquicultura e Pesca de Bolsonaro, de que “o peixe é um bicho inteligente. Quando vê uma manta de óleo foge, tem medo”.

“Então, obviamente que pode consumir o seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente saudável”, afirmou o membro do governo brasileiro.

Jorge Seif Júnior defendeu desta forma que os animais da zona afetada pelo derrame de petróleo no Nordeste do Brasil não foram contaminados e que era totalmente seguro consumir peixe e marisco oriundo das águas atingidas pela mancha de petróleo.

Após estas declarações, Jair Bolsonaro assinalou que, "obviamente que, de vez em quando, pode ficar uma tartaruga presa na mancha de óleo. Pode ficar também um peixe ou um golfinho, mas tudo bem”.

Termos relacionados Política
(...)