ADSE: Bloco chama ministra da Saúde ao Parlamento

Três grupos privados de saúde ameaçaram suspender as convenções com a ADSE. O Bloco de Esquerda quer explicações do governo, razão pela qual pediu para ouvir a direção da ADSE, assim como os representantes dos beneficiários.
Fotografia de Paulete Matos

Esta quinta-feira, o Bloco entregou no parlamento um requerimento para ouvir Marta Temido, ministra da Saúde, a direção da ADSE e o representante. O assunto é a “chantagem dos hospitais privados”, que se encontram a ameaçar suspender as convenções que têm com a ADSE.

Moisés Ferreira assina o requerimento do Bloco, pedindo uma audição urgente de forma a“perceber que medidas estão a ser tomadas para implementar as medidas de rigor, transparência e fiscalização que são exigíveis e que medidas serão tomadas para que o Estado e o subsistema não fiquem refém da chantagem dos grupos económicos”.

Os grupos Luz, José de Mello Saúde, e Hospitais Particulares do Algarve ameaçaram suspender ou denunciar as convenções que têm com a ADSE. Querem deixar de aceitar a marcação de consultas ou outros atos médicos ao abrigo do regime convencional a partir de 1 de abril. Com isto, os beneficiários continuarão a poder deslocar-se a estas unidades privadas de saúde. Contudo, terão de pagar do seu bolso as consultas, pedindo o reembolso à ADSE posteriormente.

O Bloco considera que a “ameaça de romper com os acordos com a ADSE, de deixar de atender os beneficiários do subsistema ou de obrigar a pagar a totalidade dos serviços prestados é, antes de mais, uma chantagem”. “Como não querem devolver os quase 39 milhões de euros que facturaram indevidamente [em 2015 e em 2016], os grupos económicos avançaram para a chantagem sobre os beneficiários da ADSE”, pode ler-se no no requerimento.

Para o Bloco, o Estado “não pode ficar refém da chantagem de grupos privados que sobrefacturam, que recusam a devolver o dinheiro indevidamente cobrado à ADSE e que recusam submeter-se a regras de transparência e de maior fiscalização”.

Termos relacionados Política