Está aqui

Administração Trump leva bebé imigrante de um ano a tribunal

Um bebé hondurenho com um ano de idade, separado dos pais na fronteira americana, foi forçado a comparecer no tribunal de Phoenix, Arizona. Vídeo retrata situação de crianças imigrantes que são levadas a tribunais sem sequer contarem com a presença de um advogado.
Administração Trump já falhou prazo para reunir as 101 crianças menores de 5 anos com as famílias.

De acordo com a revista Time, na passada sexta-feira, Johan compareceu no tribunal com um biberão e uma bola de brincar. O bebé de um ano é uma das crianças que foi separada dos seus pais na fronteira norte-americana.

O seu pai foi deportado para as Honduras, enquanto Johan foi forçado a estar presente no tribunal de Phoenix, no Estado de Arizona.

O juiz John W. Richardson manifestou o seu desconforto perante a situação: “Tenho vergonha de perguntar se entendem [os réus imigrantes] o que está a acontecer, a menos que acredite que uma criança de um ano de idade pode aprender lei migratória”, afirmou o juiz, dirigindo-se ao advogado que representava Johan.

Crianças comparecem sozinhas a tribunal

O Centro de Defesa Legal de Imigrantes em Los Angeles, a Associação de Advogados Americanos de Imigração, o Grupo Powers Law e a Academia Americana de Pediatria relataram casos em que menores com idades compreendidas entre três e 17 anos comparecem sozinhos às audiências em tribunal que decidirão se podem permanecer no país ou serão deportadas.

Esta realidade é retratada na curta metragem produzida pela Immigration Counseling Service (ICS), uma empresa norte-americana de advocacia, sem fins lucrativos, que se especializou em imigração.

As cenas exibidas no filme “Unnaccompanied: Alone in America” (Desacompanhado: sozinhos na América), realizado e produzido pela cineasta Linda Freedman, foram escritas a partir de transcrições de sessões nos tribunais de imigração.

Trump falha prazo para reunir crianças às suas famílias

Um juiz federal em San Diego deu até esta terça-feira para que as crianças com menos de 5 anos fossem reunidas com os pais e até 26 de julho para as restantes idades. A administração Trump veio, contudo, admitir que precisa de mais tempo para reunir as 101 crianças menores de 5 anos com as famílias, a maior parte das quais são oriundas da Guatemala, Honduras ou de El Salvador.

Termos relacionados Internacional
(...)