A concentração teve lugar na Praça da Bastilha e, ao início da tarde, os manifestantes chegaram mesmo a interromper a circulação dos carros.
Nos últimos dias tem havido concentrações em várias cidades francesas para apoiar o movimento "Democracia Real Já" em Espanha, mas também para reivindicar o direito ao trabalho e protestar contra a política da crise.
O chamado Movimento 15 Maio espanhol anunciou para a noite deste domingo uma decisão sobre a continuação dos protestos que decorrem em várias cidades de Espanha.
Desde 20 de Maio que a Praça da Bastilha se tornou a “Paris del Sol”, como foi depois rebaptizada segundo um apelo que circulou no Facebook.
Ali, tal como cá – nas acampadas de Lisboa, Coimbra e Porto -, todos os dias às 19h acontecem assembleias populares que juntam jovens e menos jovens que procuram a experiência da democracia. De megafone na mão e falando à vez, as pessoas intervêm livremente, criticando a actualidade política francesa e o sistema económico- financeiro vigente, mas também em solidariedade com o protesto espanhol. Alguns dos slogans são partilhados, sem fronteiras, como “o fim aos paraísos fiscais”, “indignai-vos” ou “democracia real já”.
Nas redes sociais há quem peça uma nova Revolução Francesa.
As assembleias populares são transmitidas em directo aqui.