Está aqui

54 casos de mutilação genital feminina detetados em seis meses em Portugal

Nos primeiros seis meses do ano foram já assinalados quase tantos casos de mutilação genital feminina como em todo o ano passado. Está no terreno um projeto de combate ao fenómeno que inclui centros de saúde e oito organizações não governamentais.
Foto da campanha da UNICEF contra a mutilação genital feminina em 2014.
Foto da campanha da UNICEF contra a mutilação genital feminina em 2014. Foto de Olivier Asselin. Wikimedia Commons.

São 54 os casos de mutilação genital feminina detetados no país nos primeiros seis meses de 2019.

Para combater o fenómeno foi lançado em novembro de 2018 o projeto “Práticas Saudáveis: Fim à Mutilação Genital Feminina” que durará dois anos e é dinamizado pelas Unidades de Saúde Pública dos cinco Agrupamentos de Centros de Saúde das áreas onde mais casos foram detetados no passado: Almada-Seixal, Amadora, Arco Ribeirinho (Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo), Loures-Odivelas e Sintra. Neste âmbito, 29 profissionais destas unidades de saúde tiveram acesso a uma pós-graduação em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Genital Feminina na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

O objetivo é não só detetar casos mas também prestar cuidados de saúde às mulheres que foram vítimas de mutilação genital e prevenir. Para além das unidades de saúde, estão envolvidas organizações não governamentais e escolas.

São oito as ONGs que tiveram direito a subvenção estatal neste processo. A associação de Mulheres Sem Fronteiras, com o projeto “Os Direitos das Sobreviventes”, a UMAR, União de Mulheres, Alternativa e Resposta, com o projeto “Intervenção Precoce em Igualdade”, a Associação para o Planeamento da Família, como o “Kit de Abordagem à Mutilação Genital Feminina/Corte”, a Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde, com o projeto “@PN – as TIC pelo fim das Práticas Nefastas”, a organização Teatro Inter-Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Oprimido (Tibisco) com o “MGF Maioridade Global Feminina”, a Associação dos Filhos e Amigos de Farim, com o “Ativismo Saudável, pela Igualdade, pela Saúde, e pelos Direitos Humanos, contra a Mutilação Genital Feminina”, a Associação Balodiren, com o “Projeto de Prevenção e Combate Contra a Mutilação” e Associação para a Diversidade e Igualdade de Género, com o projeto “Protege+”.

No caso da Associação Mulheres sem Fronteiras o seu projeto implica trabalhar com jovens raparigas, sobretudo migrantes que chegaram há pouco tempo a Portugal e que não tinham acesso a cuidados de saúde formais nos seus países de origem, em escolas com a Secundária da Baixa da Banheira onde conta com o apoio dos professores que abordam as temáticas dos direitos humanas e da igualdade de género nas aulas.

Para Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o número de casos assinalados este ano deve-se ao sucesso do projeto que fez com que houvesse “uma maior capacidade do sistema de saúde de identificar, sinalizar e diagnosticar estes casos”, afirmou à Lusa. Segundo a governante, trata-se de casos “de todos os grupos etário”, sendo que “na esmagadora maioria” a “identificação ou a prática foi realizada fora do país”.

Termos relacionados Sociedade
(...)