Está aqui

500ª carga de gás em Sines: REN festeja, Climáximo denuncia

A empresa Redes Energéticas Nacionais celebrou a 500ª entrega de gás natural liquefeito no Porto de Sines. A organização ambientalista Climáximo responde que não há nada a festejar no que considera mais “um crime climático”. E anuncia um acampamento contra o gás fóssil.
Terminal de contentores do Porto de Sines/wikimedia commons

O porto de Sines é a principal porta de entrada de gás natural liquefeito (GNL) no país. O GNL chega aqui vindo da Argélia, Nigéria, Qatar e Estados Unidos da América. A REN que é a empresa responsável pela receção, armazenamento e regaseificação de GNL decidiu anunciar em comunicado a 500ª entrega de gás natural liquefeito neste porto. Rodrigo Costa, CEO da REN, considerou este momento “um marco”, louvando “as características desta infraestrutura, a sua localização, eficiência operacional e permanente disponibilidade.”

Sobre as consequências ambientais deste modelo energético, o comunicado nada diz. Mas é isso que preocupa o Climáximo, coletivo pela justiça climática. Os ambientalistas denunciaram assim “a forma orgulhosa” que a REN utiliza neste anúncio, considerando que “não existe nada a celebrar em mais um crime climático” e salientando que “é urgente mudar de caminho para uma transição energética justa” para energias limpas.

Para o Climáximo, a efeméride recorda outras coisas que não a eficiência de um porto. Nomeadamente, “a aposta no gás fóssil”, visível por exemplo nos furos de prospeção de gás na Zona Centro ou no gasoduto entre Guarda e Bragança, que “desmente o discurso do governo sobre a descarbonização da economia”. E deveria também “ser um alerta da dependência energética de Portugal de combustíveis fósseis”.

Precisamente para combater o gás fóssil e para promover a “justiça climática”, esta organização junta à sua denúncia a convocatória para um “acampamento de ação” contra uma infraestrutura de gás fóssil, denominado Camp in Gás, e que acontecerá verão de 2019.

Termos relacionados Ambiente
Comentários (1)