Está aqui

Estudantes gregos em Lisboa 'Solidários com o povo grego!'

Um grupo de estudantes gregos está a convocar, via facebook, uma concentração para segunda-feira, dia 20 às 18h, no Largo de São Domingos, em Lisboa. Segundo estes jovens, os portugueses, que partilham o mesmo futuro dos gregos, devem manifestar a sua solidariedade para com este povo e para com todas as lutas sociais na Europa.
Manifestante em frente ao Parlamento grego durante a manifestação deste sábado. Foto Alexandros Vlachos/EPA

A “solidariedade entre os povos é uma arma nas nossas mãos”. "É tempo de “coordenar as nossas lutas” e de “dizer bem alto que não vamos fazer mais sacrifícios em nome dos patrões, dos bancos”, afirmam os promotores da iniciativa no facebook, adiantando que é tempo de “dizer bem alto que não vamos pagar uma dívida que não é nossa!”.

“A Grécia e Portugal estão na mesma situação económica e partilham um futuro comum”, sendo que “é necessário que o povo português se levante e manifeste a sua solidariedade para com o povo grego e para com todas as lutas sociais na Europa”, realçam os estudantes.

Para estes jovens, o novo memorando aprovado pelo parlamento grego no dia 12 de fevereiro, “que institucionaliza o resgate dos bancos, aos homens de negócios e ao euro e, por outro lado, sacrifica o povo aos deuses da especulação” representa a “morte da sociedade”.

“A resposta à crise estrutural do capitalismo por parte do capital, da banca e do estado burguês é a completa demolição de qualquer direito laboral e social por forma a salvar os seus lucros e o sistema em si”, destacam.

Os estudantes gregos sublinham ainda que a população grega, apesar da intensa repressão a que é sujeita e do silêncio dos media, continua, corajosamente, a rebelar-se contra esta política de “intimidação social”.

“Não há nenhuma outra solução que não a luta social numa sociedade onde não se vislumbra futuro para os trabalhadores e a juventude”, realçam os promotores da iniciativa.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (2)