Está aqui

40% dos diabéticos por diagnosticar, estima Associação Protetora de Diabéticos

No dia mundial da diabetes, a Associação Protetora dos Diabéticos exige novo inquérito, acreditando que os números de doentes conhecidos ficam muito aquém da realidade. Ainda assim, Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença com mais de um milhão de diabéticos diagnosticados.
Pessoas desenham o símbolo da diabetes com guarda-chuvas. Quezon, Filipinas. Novembro de 2019. Foto de ROLEX DELA PENA/EPA/Lusa.
Pessoas desenham o símbolo da diabetes com guarda-chuvas. Quezon, Filipinas. Novembro de 2019. Foto de ROLEX DELA PENA/EPA/Lusa.

O estudo da Prevadiab de 2009 apontava para a existência de 1.300.000 pessoas com diabetes no país. Mais de dois milhões teriam pré-diabetes. A OCDE acrescenta a esta informação que Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença. E todos os dias são diagnosticados cerca de 200 novos doentes.

Ainda assim a Associação Protetora dos Diabéticos acredita que serão ainda muitas mais as pessoas afetadas por esta doença, uma vez que o último estudo tem já dez anos. Assim exige-se um novo inquérito nacional que permita conhecer melhor a realidade da doença em Portugal.

José Manuel Boavida, presidente desta associação, contabilizou na TSF “40% de pessoas por diagnosticar”. Mas acredita também que “esse número provavelmente, com o esforço dos últimos anos, já diminuiu, e era importante reconhecer qual é agora”.

Como o último estudo tem uma década, este dirigente associativo acrescenta: “precisamos de saber a evolução que a diabetes está a ter: se continua a aumentar, se tem tendência, como nalguns países desenvolvidos, para começar a estabilizar, mas a estes níveis muito elevados, ou se Portugal ainda poderá vir a triplicar nos próximos anos se nada fosse feito, de acordo com aquele estudo que a associação participou juntamente com o Instituto Ricardo Jorge”.

Para Boavida, as elevadas taxas da doença explicam-se pelo envelhecimento, “Portugal pode vir a tornar-se o país da Europa onde as pessoas têm mais idade”, e pela obesidade: “Portugal tem uma taxa de obesidade, nomeadamente de obesidade infantil, que tem andado nos três primeiros lugares ao nível da Europa.” Os dois fatores juntos são “uma mistura explosiva”, conclui.

No dia que a ONU escolheu como dia mundial da diabetes, desde o ano de 2006, os alertas da associação vão também no sentido de procurar que os doentes tenham maior participação no Programa Nacional da Diabetes, da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde. Isto porque, diz José Manuel Boavida também à TSF, “o programa não pode ter só uma visão baseada nos profissionais de saúde e numa experiência essencialmente hospitalar; tem que ter uma experiência mais integrada, mais global, que é aquela que a associação tem vindo a construir ao longo dos seus mais de 90 anos de idade.”

Termos relacionados Sociedade
(...)