Está aqui
146 pessoas resgatadas no Mediterrâneo

Na noite de 12 para 13 de Fevereiro, a Open Arms localizou um pequeno barco de madeira, depois de horas de busca e de vários confrontos com a patrulha líbia, ao largo de Malta. Resgataram 40 pessoas, entre as quais um bébé de 3 meses, naufragados em alto mar.
Sucedía anoche #Med
Rescatábamos a Rafel y a su bebé Moez de 3 meses, y a 38 personas más en un cascarón en alta mar.
Fueron necesarias muchas horas de búsqueda y encontronazos con una patrullera #libia pero valió la pena. #cadavidacuenta #life
@BrunoThevenin pic.twitter.com/mMufygeceL— Open Arms (@openarms_fund) February 13, 2021
Algumas horas depois chegava um novo alerta da Alarm Phone. Cerca de 110 migrantes num barco de borracha estavam em perigo e precisavam de um resgate imediato, face ao agravamento das condições meteorológicas, com ondas de 4 metros e a aproximação de uma tempestade. O alerta terminava “Não os deixem afogar-se!”
~100 lives at risk off #Libya!
This morning Alarm Phone was alerted by ~110 people in distress on a rubber boat. The weather is rapidly deteriorating & the people report high waves & an ongoing storm. They need immediate rescue! Authorities are informed.
Don't let them drown! pic.twitter.com/DLcxxAhruk— Alarm Phone (@alarm_phone) February 13, 2021
Ao final da tarde, Oscar Camps, fundador da Open Arms, anunciava que na sequência do alerta da Alarm Phone, tinham acabado de resgatar cerca de 100 pessoas, que posteriormente se confirmou serem 106.
#ULTIMAHORA
Tras la alerta de @Alarm_phone y varias horas de búsqueda #OpenArms acaba de rescatar ~100 personas, muchas mujeres y niños, en SAR Maltesa y bajo los ojos vigilantes de una patrullera libia. La meteo deteriora rápidamente en el #Med pic.twitter.com/qZBXNzONRU— Oscar Camps (@campsoscar) February 13, 2021
As 146 pessoas resgatadas pela ONG, entre as quais muitas mulheres e crianças, navegam agora rumo ao Porto Empedocle, na Sicília.
#ULTIMAHORA
Porto Empedocle, en Sicilia, será el puerto seguro donde desembarcar a las 146 personas rescatadas a la deriva #Med https://t.co/hSCGSFkDaG— Open Arms (@openarms_fund) February 14, 2021
Na passada semana, mais de 200 migrantes foram intercetados em alto mar e alvo de reenvio forçado para a Líbia e mais de 1700 foram intercetados pela guarda costeira Líbia. ONGs que operam no Mediterrâneo falam em milícias que se fazem passar por guarda costeira e foram testemunhas do alerta dado por um avião militar maltês às autoridades líbias sobre a localização de duas embarcações em perigo, que foram prontamente devolvidas à Líbia.
Os reenvios forçados são uma prática ilegal, à luz do Direito Internacional. Contudo, vários Estados Membros da União Europeia insistem em recorrer a essa prática, como é o caso de Malta.
Adicionar novo comentário