Está aqui

10ª Marcha LGBTI+ ocupa ruas de Braga este domingo

Organizada pelo Coletivo Braga Fora do Armário, a iniciativa tem como lema "Não ficou tudo bem" e terá início às 15h no Parque da Ponte.
Foto de Braga Fora do Armário.

De acordo com a organização, o lema foi escolhido como crítica ao bordão "vai ficar tudo bem" que era acompanhado do arco-íris durante as medidas de combate à pandemia covid-19.

"O arco-íris é usado desde a década de 70 para representar a comunidade LGBTQIAP+ e recentemente também foi adotado como sinónimo e esperança de que 'o novo normal' pós-pandémico seria mais feliz e positivo para todas as pessoas. No entanto, no mundo inteiro assistimos o retrocesso e a explosão de pensamentos preconceituosos, a retirada de direitos, além da instabilidade económica e a inflação que atingem primeiro os grupos sociais marginalizados, como a comunidade LGBTQIAP+. A verdade é que 'não ficou tudo bem!'", refere o coletivo Braga Fora do Armário.

Os ativistas sublinham que "é uma marcha simbólica e emblemática para as sociedades portuguesa e bracarense”

“Braga é a 3ª maior cidade do país, e ainda assim, pessoas LGBTQIAP+ não se sentem seguras para serem quem são. Sabemos de dezenas de pessoas que até se mudam para o Porto ou para Lisboa para poderem se expressar e terem liberdade. Nós queremos mudar essa realidade", continuam.

De acordo com o coletivo Braga Fora do Armário, “pessoas LGBTQIAP+ têm medo de andar de mãos dadas nas ruas de Braga e têm medo de expressar a sua identidade, porque convivem com olhares e frases veladas de preconceito numa cidade que ainda é muito conservadora”.

Acresce que “as iniciativas universitárias enfrentam limitações e produtores de festas LGBTQIAP+ lidam com resistências e poucos espaços com portas abertas".

A concentração da marcha terá início às 15h no Parque da Ponte. O trajeto passa pela Av. da Liberdade e sobe até o chafariz da Praça da República, onde será lido o manifesto da Marcha e serão entoadas palavras de ordem.

Após a marcha, às 19h ocorre o AFTER PARTY Oficial da Marcha no Barhaus (Rua Dom Gonçalo Pereira, 58) com a participação de DJs e artistas da comunidade LGBTQIAP+ Bracarense: DJ Pau, Lucas de Freitas, as Drag Queens Doll Maron, Mango Green e a cantora Calua. É prevista também a performance do coletivo Xota Produções, que está a inovar no norte de Portugal com performances de Drag Kings.

Termos relacionados Sociedade
(...)