“Distrito de Braga precisa de um Plano de Emergência”

25 de fevereiro 2011 - 10:46

"Há uma contradição entre um aumento das necessidades, sentido pelos técnicos no terreno, e a diminuição das prestações sociais atribuídas pelo Estado, nomeadamente no RSI, mas também nas bolsas de estudo" afirmou o deputado do Bloco, Pedro Soares.

PARTILHAR
Criança pinta tela alusiva ao combate à Pobreza e Exclusão Social - “Olhares sobre a Pobreza e a Exclusão Social” na Avenida dos Aliados, Porto, 6 de Outubro de 2010. Foto José Coelho/LUSA

O deputado do Bloco reuniu esta semana com a directora executiva da Cooperativa Fraterna, em Guimarães, e no encontro ficou patente a dificuldade que as instituições enfrentam para fazer face ao aumento de solicitações por parte de pessoas que perderam o emprego e não conseguem auto-sustentar-se devido às despesas, ou que deixaram mesmo de receber qualquer tipo de prestação social.

O deputado do Bloco mostrou-se, por isso, convicto “da urgência em mobilizar todos os sectores da sociedade e o Estado para combater a situação dramática que a Região atravessa”, e da necessidade da “implementação de um plano de emergência para os Vales do Cávado e Ave."

Pedro Soares deu como exemplo o facto da Fraterna estar a distribuir 382 cabazes alimentares, mais 100 do que distribuía há dois meses atrás, e da Câmara de Guimarães ter recentemente alargado o subsídio ao arrendamento a mais 90 famílias.

"Muitas destas famílias, estão a pensar tirar os filhos da universidade, porque com as restrições nas atribuições de bolsas tornou-se impossível estudar. Isto está a colocar em risco o futuro das novas gerações", alertou Pedro Soares, acrescentando que se estima em 500 o número de alunos que está em vias de abandonar o ensino superior por problemas económicos.

Face a este cenário, o deputado do Bloco considera que "não podemos continuar a financiar o sector financeiro, e deixar ao abandono estes milhares de famílias, que trabalharam toda a vida, e que agora não só se vêem sem qualquer fonte de rendimentos, como estão a perder os apoios sociais, por causa das novas regras".

Esta visita que o deputado e o dirigente do Bloco de Guimarães, Joaquim Teixeira, realizaram, vem no seguimento de um vasto conjunto de contactos que os dirigentes do partido vêm promovendo junto de instituições que estão no terreno, e que têm um conhecimento profundo da realidade.

Apresentar um "Livro Branco sobre a pobreza no distrito de Braga", que fará um ponto de situação sobre a "atribuição do Rendimento Social de Inserção (RSI), a perda de subsídios, o desemprego, o abandono escolar e a pressão crescente de casos a que as IPSS já não conseguem dar resposta" é o objectivo final deste trabalho.