O que está em causa nesta guerra comercial movida pela administração Trump não é uma questão de espionagem, mas uma disputa pela hegemonia tecnológica em que a China, em diversas áreas, procura superar os Estados Unidos. Dossier coordenado por Luis Leiria.

A disputa atual foi provocada pelo avanço tecnológico da Huawei na corrida à Internet móvel de quinta geração (5G). Mas não é caso único: “A China domina”, reconhece a insuspeita revista de tecnologia do MIT. Mostramos como a ascensão de algumas empresas chinesas de Internet coloca sérios desafios às companhias dos EUA e como existe o risco de ocorrer uma divisão na Internet que conhecemos hoje. E discutimos duas perspetivas diferentes acerca da combinação de alta tecnologia e regime ditatorial na China: O que é o Sistema de Crédito Social na China? e Uma aterradora distopia em construção.

Ler Mais

São Paulo: Manifestação LGBT marcada por discurso anti-Bolsonaro

5 horas 34 minutos atrás

Este domingo, centenas de milhares de pessoas manifestaram-se em São Paulo. Foi uma das maiores marchas de orgulho LGBT do mundo e foi pautada por mensagens anti-Bolsonaro.

A política quente

Tem a política que ser fria? Tem nela que prevalecer a razão instrumental?

Fotografia: commons/wikimedia.org
Internacional

Trump: “acordo do século” falha antes de começar

40 minutos atrás

O “acordo do século” para israelitas e palestinianos não foi o que Trump achava. A conferência para apresentar um plano de paz a passou a workshop. Finalmente, parece que vai ser apenas um encontro de empresários.

Fotografia: wikipedia.org
Sociedade

Últimos 12 moradores de prédio recusam entregar chaves

1 hora atrás

Em Viana do Castelo, os últimos 12 moradores do prédio Coutinho recusaram esta segunda.feira entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas frações do edifício.

Matteo Salvini e Marine Le Pen são ideólogos do novo grupo de extrema direita (ID) do Parlamento Europeu, que garantiu eleição de 73 eurodeputados
Política

A extrema-direita no próximo Parlamento Europeu

2 horas atrás

O antigo grupo da extrema-direita ENF procurou alargar a sua representação, captando forças políticas de diversos países, de acordo com a ideia de Matteo Salvini, o novo grupo (ID) garantiu a eleição de 73 eurodeputados. Por Jorge Martins

Ekrem İmamoğlu em campanha em junho de 2019.
Internacional

Istambul repete derrota de Erdoğan

3 horas atrás

Depois das queixas de irregularidades por parte do partido do Presidente turco terem levado à repetição das autárquicas em Istambul, o candidato de Erdoğan foi derrotado de forma ainda mais expressiva do que na primeira eleição. Os 13 mil votos de diferença de 31 de março passaram a ser 777 mil.

Opiniões

Eu faria o mesmo?

Na última semana gerou-se, e bem, uma onda de solidariedade com Miguel Duarte, o jovem português acusado pelo governo italiano por “ajuda à imigração ilegal”.

Salvar vidas on-line

Todos os dias somos confrontados com aberrações com as quais somos cúmplices por omissão. Basta olhar e exigir o confronto com o que existe como regular vazio, ao nosso lado, aquele que suportamos mesmo quando nos intima por voz própria.

Mais uma vez o 10 de Junho

Ficaríamos muito mais satisfeitos e felizes se, de vez em quando, e não apenas no 10 de Junho, os Governantes em Portugal se lembrassem de nós, levando a sério os nossos problemas.

Sessão em Santiago do Cacém
Política

Recuo do PS no fim das taxas moderadoras “é surpreendente”

22 de Junho 2019

Catarina Martins criticou este sábado o recuo do PS quanto à proposta de acabar com as taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários. E defendeu salário mínimo igual no público e no privado já em janeiro.

bandeiras do Bloco
Política

Bloco propõe salário mínimo igual no público e no privado

22 de Junho 2019

A harmonização do valor do salário mínimo nacional é uma das propostas do programa eleitoral do Bloco de Esquerda às próximas eleições legislativas.

Susan Palma-Nidel
esquerda.radio

Susan Palma-Nidel n' Os Cantos da Casa

21 Junho

Susan Palma-Nidel ― Lisboa à solta, 2018.
Lena d'Água ― Desalmadamente, 2019.
Disto & Daquilo ― Disto & Daquilo, 1983.
Paulo Gomes ― Paulo Gomes free demo, 2012.
Salvador Sobral ― Paris, Lisboa, 2019.

Edição nº 306, 21 de junho de 2019

Fórmula Fernández-Fernández - Alberto Fernández candidata-se a Presidente da República da Argentina, tendo Cristina Fernández Kirchner como candidata a vice-presidente nas próximas eleições presidenciais da Argentina, 27 de outubro de 2019
Internacional

Argentina: o peronismo e a esquerda face ao ocaso de Macri

20 de Junho 2019

O enorme impacto da fórmula Fernández-Fernández ilustra a mudança no cenário político, que o fracasso económico de Macri gerou. Por Claudio Katz

Quatro e Vinte

França: Deputados de vários partidos juntam-se para propor legalização da canábis

20 Junho

A iniciativa dos deputados franceses pela legalização controlada pelo Estado, a publicidade enganosa dos produtos vendidos como “canábis” em Portugal e a regulação das bebidas e produtos comestíveis com canábis no Canadá são alguns dos temas em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

Margarida Grilo no II Encontro do Trabalho Local do Bloco de Esquerda

24 Abril

Intervenção de Margarida Grilo no II Encontro do Trabalho Local do Bloco de Esquerda

Alta Voz

Lírio da morte, Gabriela Ruivo Trindade

24 Junho

Ouça aqui o conto "Lírio da morte", de Gabriela Ruivo Trindade.

Dossier

Dossier A memória dos presos políticos e da resistência em Peniche

Há 45 anos, no dia 27 de abril de 1974, os presos políticos da Cadeia de Peniche foram finalmente libertados. Neste dossier pretendemos lembrar o que foi esta prisão política e a resistência e destacar a importância de preservar a memória. Dossier organizado por Carlos Santos

Ler mais

Agenda

24 Junho

Com as presenças de Sandra Cunha (Deputada do Bloco), Ana Cristina Santos (Investigadora do CES/Coimbra) e Diogo Ribeirinha (Ativista do movimento LGBTQI+). Moderação por Mariana Garrido (Bloco/Coimbra). Mais informações.
Coimbra, Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, 17h45.

Uma hora semanal de leitura coletiva de obras a partir d’A Paleta e o Mundo, de Mário Dionísio, com paragens para comentários e projeção de imagens.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

“Monty Python: A Vida de Brian”, de Wim Wenders. Apresenta o filme Eupremio Scarpa.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Luísa d'Espiney

16 de Maio 2019

O meu tio Zé Luís d’Espiney foi preso em 1965. Um ano depois, foi preso o meu tio Rui. E, quando tinha nove anos, em 1967, foi preso o meu pai, Sérgio d’Espiney. É este o panorama em que vivia: “não fales”, “não digas”, “não contes”, “tem cuidado”. Por Luísa d'Espiney.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.