Este dossier é a singela homenagem do esquerda.net ao artista, cantor, compositor e lutador contra as opressões, que faleceu esta terça-feira. Será um dossier em atualização, com textos publicados após o falecimento, mas também com documentos já publicados no esquerda.net

No dossier pode aceder à notícia do esquerda.net sobre a morte de José Mário Branco, a nota de pesar do Bloco, vídeos do artista, testemunhos que irão sendo publicados, de momento pode aceder já aos de Francisco Louçã, Soraia Simões de Andrade, Rui Júnior, Carlos GuerreiroAfonso Dias, João Lóio, João Branco, Luís CíliaPedro Fidalgo, Manuel Pedro Ferreira, Antón Mascato, Carlos Méixome, José FanhaMário Tomé. Publicamos também entrevistas, notícias, opiniões e vídeos divulgados anteriormente no esquerda.net

Dossier em atualização

Ler Mais

822406224855303

PREVPAP está longe de ter acabado

22 de Novembro 2019

De acordo com José Soeiro, “o que herdámos da anterior legislatura é um processo em curso que implica decisões políticas do Governo, das quais dependem as vidas de muitas pessoas que estão há demasiado tempo à espera de uma resposta”.

O ciclo de vida e morte na pecuária intensiva é uma metáfora para o ciclo de acumulação de capital
Sociedade

Quem não estiver disposto a falar de capitalismo também não deve falar da pecuária industrial

22 de Novembro 2019

Livrarmo-nos do especismo e das dinâmicas estruturalmente condicionadas de opressão e exploração dos animais é impossível sem nos livrarmos da superioridade do capital sobre as pessoas. Por Patrik Gažo

Cantina escolar.
Sociedade

Negócios das cantinas escolares: os alunos ficam a perder

22 de Novembro 2019

Segundo a SIC, as escolas privadas vendem refeições muito mais caras do que aquilo que pagam. E, tanto no ensino público como no privado, o baixo preço pago às concessionárias por cada refeição levanta suspeitas sobre a sua qualidade. O Bloco defendeu em várias ocasiões a gestão pública das cantinas escolares.

Cultura

Três Marias: a censura de “Novas Cartas Portuguesas”

22 de Novembro 2019

"Algumas das passagens são francamente chocantes por imorais (...) Sou do parecer que se proíba a circulação no País do livro em referencia, enviando-se o mesmo à Polícia Judiciária para efeitos de instrução do processo-crime." Por Ana Bárbara Pedrosa.

Índigena boliviano manifesta-se contra o golpe que depôs Evo Morales com a Wiphala, símbolo dos povos nativos que Morales promoveu a bandeira nacional em conjunto com a anterior bandeira oficial.
Internacional

Milhares de perfis falsos criados para apoiar o golpe na Bolívia

22 de Novembro 2019

A máquina de guerra que fez o golpe contra Evo Morales foi constituída pelo exército, pela polícia, por alguma comunicação social e vários setores empresariais e da direita, como a extrema-direita dos “comités cívicos”, mas também por milhares de contas falsas no Twitter que fizeram circular internacionalmente propaganda.

Opiniões

A aproximação da Galiza à Lusofonia

Passaram cinco anos da aprovação da Iniciativa Legislativa Popular Valentim Paz-Andrade (LPA) pelo Parlamento galego, a lei prometia aproveitar os vínculos da Galiza com a Lusofonia - só que ainda não.

Em que é que ficamos, Sr. Presidente do Governo Regional?

Em meados de setembro, fomos surpreendidos/as com as declarações de António Costa, primeiro-ministro de Portugal, sobre o subsídio de mobilidade atribuído às duas Regiões Autónomas. Segundo ele, o mesmo “é absurdo e irracional”.

Criar um regime que promova a exclusividade dos profissionais de saúde

É preciso criar um regime que promova a exclusividade, que valorize quem se dedica a tempo inteiro ao serviço público, que permita captar profissionais para que os serviços não encerrem, para que os tempos de espera não se perpetuem.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no México adiada até abril

20 Novembro

Nesta edição do podcast da atualidade canábica pode saber mais sobre os negócios da canábis em Portugal e as últimas novidades dos Estados Unidos, México e Reino Unido.

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias assinando o acordo de coligação entre o PSOE e o Unidas Podemos.
Internacional

Cenários para depois de uma batalha

18 de Novembro 2019

O que fizer o governo de coligação PSOE-UP marcará duradouramente a política espanhola. As direitas não tardarão a disputar a rua e tenderão a aproveitar cada contradição e fraqueza para encurralar um governo que já nasceu com dificuldades. Por Manuel Monereo.

César Prata e Vânia Couto
esquerda.radio

César Prata & Vânia Couto n' Os cantos da Casa

18 Novembro

César Prata & Vânia Couto ― Rezas, benzeduras e outras cantigas, 2019.
Charanga ― Charanga com X, 2019.
José Afonso ― Ao vivo no Coliseu, 1983.
Amílcar Vasques-Dias & Cláudia Pereira Pinto & João Lucena e Vale ― Canções de Évora, 2013.
Andersen Molière ― Aldeia dos tristes, 2010.

Edição nº 315, de 18 de novembro de 2019

Alta Voz

Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever

18 Novembro

Ouve aqui o podcast do texto "Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever", de Javier Marías, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Sociedade

De que lado estamos? Feminismo para o séc. XXI

17 de Novembro 2019

Não é possível superar o patriarcado sem superar também o capitalismo, porque eles são um e o mesmo sistema. Por isso somos feministas, mas somos feministas anticapitalistas. Nada pela metade, sempre a luta toda. Artigo de Andrea Peniche para a revista Esquerda.

Agenda

23 Novembro

Conferências e exposições sobre o cânhamo e a canábis. Ouça aqui a entrevista com o diretor do evento. Programa completo aqui.
Porto, Edifício da Alfândega, das 11h às 20h.

14h30 – visita ao edifício do antigo cinema; 15h – conversa entre os presentes. Ver cartaz.
Santiago do Cacém, Alvalade – Sado.

Dossier

Argentina, Alberto Fernández e Cristina Fernández Kirchner - Foto de Julio Gelves/Epa/Lusa

As eleições deste domingo 27 na Argentina devem confirmar o resultado das primárias de 11 de agosto e dar a vitória, possivelmente já na 1ª volta, ao peronista Alberto Fernández. O fim do governo de Maurício Macri marca a derrota de um dos principais aliados de Trump e de Bolsonaro no continente. Dossier organizado por Luis Leiria.

Ler mais

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Fernando Carrilha.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.