Reações ao falecimento de João Semedo

17 de Julho 2018

João Semedo faleceu esta terça-feira, 17 de julho, após uma longa luta contra o cancro. Funeral sai na quarta-feira às 13h30 da Cooperativa Árvore em direção ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto. O esquerda.net publica neste artigo as notas de condolência e as reações à morte do antigo coordenador bloquista. Notícia em atualização

Política

João Semedo (1951-2018)

17 de Julho 2018
Óscar Lopes foi comunista e militante até à sua morte em 2013. “A disciplina que assumia como regra, não condicionava nem a sua independência de pensamento nem a afirmação das suas ideias, mesmo quando divergentes das da direção”.
Cultura

Óscar Lopes, um brilho tão intenso quanto a sua simplicidade

11 de Outubro 2017

Republicamos o texto que João Semedo escreveu sobre Óscar Lopes, nos cem anos do seu nascimento e em que destaca: “um depoimento sobre Óscar Lopes é um encargo difícil. A sua dimensão humana, intelectual e política não cabe nos limites de qualquer escrito”.

Sociedade

SOS Racismo repudia agressões homofóbicas em Coimbra

17 de Julho 2018

Em comunicado, a associação anti-racista solidariza-se com as vítimas de agressões homofóbicas e repudia também o tratamento jornalístico por parte de alguns órgãos de comunicação, que focaram a questão no grupo étnico dos agressores.

Política

Catarina: João Semedo ficará “na história dos avanços da nossa democracia”

17 de Julho 2018

Catarina Martins destacou a generosidade que o ex-coordenador bloquista trazia às causas que abraçou e que fazem parte da história da democracia portuguesa.

Política

Manuel Pinho recusou-se a responder aos deputados sobre ligações ao GES

17 de Julho 2018

Comparando o seu caso ao do “mensalão” brasileiro, Mariana Mortágua lembrou ao ex-ministro da Economia do governo Sócrates que quem vai a São Bento para fugir às questões é porque tem “sempre alguma coisa a esconder”.

Mais Esquerda

João Semedo: discursos marcantes

17 Julho

Relembramos neste podcast alguns momentos marcantes de João Semedo no Bloco.

Opiniões

RBI: fazer a Revolução para a oferecer ao mercado

Sejamos então claros, o Rendimento Básico Incondicional como passo intermédio para o socialismo é um projeto sem sentido nem futuro.

Direita e PS protegem mercado especulativo da habitação

O Bloco requereu a votação dos seus projetos sobre habitação para dia 18. O PS decidirá se vai contribuir para uma nova lei do arrendamento ou se contribui para o agravamento da crise no acesso à habitação.

Onde pára a maioria?

A Esquerda nunca faltou à maioria para nenhum progresso nem nunca se pôs de lado de nenhum processo negocial. Resta saber se o PS pretende, em cada uma destas matérias, falar com a Esquerda ou faltar à Esquerda.

José Mário Branco n' Os Cantos da Casa
esquerda.radio

José Mário Branco n' Os Cantos da Casa

11 Julho

José Mário Branco ― Inéditos 1967 – 1999, 2018.

Sara Tavares ― Fitxadu, 2017.

Paulo de Carvalho ― Cabra cega, 1982.

Sérgio Carolino e Telmo Marques ― XL: Portuguese music for tuba & piano, 2014.

Torcido ― Cabaça, 2017.

Edição nº 283, de 11 de julho de 2018

Política

Prenda de governo PSD/CDS às eólicas custa 1000 milhões aos consumidores

10 de Julho 2018

De acordo com o deputado bloquista Jorge Costa, a extensão do período do subsídio às centrais eólicas “foi apenas mais uma escandalosa prenda às empresas de energia, dada pelo governo anterior à custa dos consumidores”.

Quatro e Vinte

Luxemburgo junta-se à legalização da canábis medicinal

4 Julho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, saiba também as últimas novidades do mundo canábico nos Estados Unidos, Caraíbas, Uruguai e Austrália.

Alta Voz

"O Coveiro" de Alexander Pushkin, por José Manuel Pureza

16 Julho

Ouve aqui José Manuel Pureza a ler o conto de Alexander Pushkin, "O Coveiro".

1601541203291374

reportagens

João Semedo em campanhas e iniciativas do Bloco de Esquerda. Fotos de Paulete Matos.

Podcast de Jorge Costa sobre a comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas da energia.

 

Dossier

As eleições presidenciais mexicanas deram a vitória ao candidato da esquerda. À terceira eleição, o carismático López Obrador conseguiu chegar à presidência com um discurso de oposição ao neoliberalismo. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

A claque do Celtic de Glasgow foi multada por envergar bandeiras da Palestina e Pep Guardiola por ter o laço amarelo pela libertação dos presos políticos catalães. Apenas alguns exemplos de como, através do futebol, foi possível, em poucos minutos de emissão mundial, fazer passar uma mensagem a milhões de pessoas.

Crónica de Isabel Pires

Agenda

18 Julho

Com Rui Costa (deputado municipal) e Conceição Peralta (candidata pelo Bloco de Esquerda à Freguesia da Estrela). Convocatória: Bloco de Esquerda I Lisboa. Ver evento de facebook.
Lisboa, Santos-o-Velho (junto à igreja), 18h30.

Subscrever Newsletter