O feminismo é tomado, por vezes, por um discurso vitimista, muito devido à centralidade da violência doméstica e de género. Que efeitos produz essa agenda? Que mulheres resultam de um movimento que as projeta quase exclusivamente como vítimas? Que sexualidade e corpos sobrevivem à narrativa de medo e dor?

Neste dossier questionamo-nos sobre quem controla e define os corpos femininos. Falamos sobre a perspetiva patriarcal que domina o SNS e analisamos em concreto o exemplo da endometriose. A binariedade patriarcal presente nas decisões sobre corpos intersexo e o impacto que as construções sociais patriarcais têm nas decisões sobre o nosso corpo, levam-nos a uma reflexão sobre literacia do corpo, o impacto que estas opressões têm no acesso ao prazer e a presença de corpos femininos no espaço público. Por fim, concluímos com um questionamento sobre o que mobiliza os movimentos políticos feministas. Dossier organizado por Ana Catarina Marques.

Ler Mais

Fome em Camarate

2 horas 11 minutos atrás

A fome e a miséria são as principais marcas que a pandemia está a deixar na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação. O concelho de Loures é um dos mais afetados pela crise sanitária e pela hecatombe social que se abate sobre os mais pobres, os precários, aqueles que não têm rede e que habitualmente ficam para trás. Por André Julião

Responder à crise - fazer diferente e melhor

É dever dos cidadãos madeirenses fiscalizar o Governo Regional, exigir justiça social para que todos sejam tratados de forma igual, com equidade, evitando e corrigindo as desigualdades precedentes do modelo de desenvolvimento económico e social.

Salvini tira uma selfie durante a manifestação do dia da República. Fonte: Twitter de Adriano Meis.
Internacional

Salvini, o ex-separatista promove manifestações no dia da República

25 minutos atrás

O líder da extrema-direita italiana foi a figura principal das manifestações contra o governo no dia da República. Os seus críticos lembraram-lhe que antes defendia a independência da "Padânia" e que agora preferiu as selfies às medidas sanitárias.

Protesto de precários na Casa da Música. Foto do Facebook de José Soeiro.
Sociedade

Protestaram, foram filmados e… despedidos da Casa da Música

2 de Junho 2020

Vários precários da Casa da Música queixam-se de terem sido dispensados do trabalho já agendado em junho, meia hora depois de terem participado num protesto. José Soeiro diz que “Administração da Casa da Música mostra-nos que é sempre possível expandir as fronteiras do repugnante.”

Corpos escandalosos: binariedade patriarcal contra as pessoas intersexo
Artigos dossier

Corpos escandalosos: binariedade patriarcal contra as pessoas intersexo

31 de Maio 2020

Hoje, e desde os anos 60, os médicos tentam "corrigir" os corpos intersexuais o mais cedo possível, com cirurgias e tratamentos hormonais. Estes actos médicos são praticados sem que a comunidade os peça e maioritariamente à nascença ou a crianças. Artigo de Loé Petit.

O escritor angolano Ondjaki é um dos subscritores da carta aberta solidária com os afro-americanos. Foto da Universidade de Guadalajara/Feira do Livro de Guadalajara/Flickr.
Cultura

Escritores africanos exigem justiça face aos assassinatos raciais nos EUA

2 horas atrás

Em carta aberta, mais de uma centena de escritores, vários de língua portuguesa, insistem em dizer que, para além de escrever, também erguem “os punhos em solidariedade com todas as pessoas que recusam o seu silenciamento”.

Opiniões

Os acorrentados

Esta segunda feira quatro "artistas tauromáquicos" estiveram uma hora e pouco acorrentados a um portão do Campo Pequeno. Os três toureiros e o forcado quiseram protestar contra a falta de autorização para a reabertura das touradas nesta altura de desconfinamento.

Porque não se testaram os jardins de infância?

Por que razão testaram os 19 mil profissionais das creches, mas não se aplicou o mesmo critério aos profissionais dos jardins de infância?

Políticas públicas ou negócios privados?

Numa altura em que urge a tomada de medidas excecionais que impeçam um maior empobrecimento dos cidadãos, na autarquia de Matosinhos parece premente investir o dinheiro dos contribuintes na aquisição de um único fogo à Petrogal.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Israel: o olhar imperialista de Fauda

1 Junho

A série israelita Fauda dramatiza o ponto de vista colonialista sobre a Palestina. Claire Scurob descontrói aqui os seus esquemas narrativos num artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

A crise e o cinema

1 Junho

Ouve aqui o debate "A crise e o cinema" com Beatriz Gomes Dias (deputada Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda), João Salaviza (realizador), Cíntia Gil (programadora) e Miguel Moraes Cabral (realizador e diretor de som). 

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

2560070517577195

reportagens

No dia da reabertura da Casa da Música e da Fundação Serralves, as trabalhadoras e os trabalhadores precários de ambas as instituições juntaram-se num protesto silencioso pelo facto de terem estado durante meses sem qualquer comunicação por parte das direções e sem remuneração.

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Bloco lança escolapublica.pt
Política

Bloco lança plataforma escolapublica.pt

25 de Maio 2020

O novo site vai recolher e partilhar testemunhos de professores e alunos sobre o que está a ser feito na Escola Pública.

Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

3 Junho

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

A quarta sessão será na 4ª feira, 3 de junho, entre as 18h e as 20h. As sessões irão funcionar online, através de um link enviado para cada mulher inscrita, sendo que cada uma poderá utilizar apenas a parte áudio sem ter de se identificar pela imagem. Inscrições para o e-mail aquidentrodecasa.umar@gmail.com ou para o telefone 218873005. Organização: UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. Ver evento de facebook.

O projeto de investigação W.ARCH.pt – Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986 (CIEG - ISCSP-ULisboa) está a organizar um ciclo de conversas de reflexão sobre a História das Mulheres. A primeira sessão terá a moderação de Patrícia Santos Pedrosa (CIEG - ISCSP-ULisboa) e as seguintes oradoras: Emília Ferreira (Museu Nacional de Arte Contemporânea), Lia Antunes (CIEG - ISCSP-ULisboa e darq-UC), Maria Helena Souto (IADE - Creative University), Paula Monteiro (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e Silvana Rubino (Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo). Ver evento de facebook.
Transmissão é efetuada no Facebook do W@ARCH.PT, a partir das 18h

A Fundação José Saramago organiza uma sessão com agentes culturais para analisar, debater e conversar sobre a situação da Cultura em tempos de pandemia. Presenças confirmadas: Rui Galveias, dirigente do CENA - STE (Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos do Audiovisual e dos Músicos); Liliana Matias de Carvalho, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia; e Pedro Penilo, representante do MANIFESTO EM DEFESA DA CULTURA. A sessão será transmitida em streaming, aqui, a partir das 18h30 (Para aceder basta registar-se com um e-mail).

Com: Paulo Fidalgo, Pedro Soares, Raquel Varela e Luís Mouga Lopes como moderador. Organização: Convergência – Viseu. Ligação através da plataforma Zoom a partir das 21h.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter