Bloco quer reverter lei eleitoral autárquica para “retomar a normalidade democrática”

4 de Março 2021

Pedro Filipe Soares apresentou projeto “que visa retomar a normalidade democrática” e considerou haver unidade com alguns pontos defendidos pelos autarcas independentes, com quem reuniu esta quinta-feira. Quanto à nova proposta do PS, diz que apesar da “cambalhota”, as mudanças não são suficientes.

Rosa Luxemburg. Mural em Orgosolo. Foto de mini_malist/Flickr.
Política

Por Rosa Luxemburgo

28 minutos atrás

A revolucionária polaco-alemã nasceu há 150 anos. Procurou inovar o marxismo. E a forma como viveu é uma lição extraordinária, inalterada pelo tempo, que fala a uma nova geração de militantes que optou por continuar as múltiplas batalhas que empreendeu. Por Marcello Musto.

Padre. Foto do Facebook.
Internacional

França: 10 mil vítimas de pedofilia no interior da Igreja

4 de Março 2021

A Comissão Independente que investiga estes crimes apresentou a estimativa com base nos testemunhos que lhe chegaram e nos inquéritos realizados. Mas admite não ter forma de calcular qual a dimensão do fenómeno que conseguiram desvendar.

Sociedade

Greve Feminista convocada para o dia 8 de março

4 de Março 2021

A greve é convocada pela plataforma “Greve Feminista Internacional”, que reúne coletivos e associações do feminismo interseccional. Haverá manifestação online e manifestações de rua em Lisboa e no Porto.

Abdul Hamid Dbeibah. Foto de MCD doualiya/wikimedia commons.
Internacional

Primeiro-ministro interino da Líbia acusado de comprar a eleição

4 de Março 2021

Uma investigação das Nações Unidas concluiu que a votação para o executivo que deveria levar a paz ao país, feita num Fórum que juntou 75 delegados, foi comprada pelo lado vencedor.

Opiniões

A utilidade pública como alibi

O reconhecimento de utilidade pública a entidades privadas tem sido um dos ingredientes da desresponsabilização do Estado pela garantia de direitos essenciais de todos através de serviços públicos universais.

Nostalgia colonial

A Humanidade vive segundo as suas próprias leis. Uma das premissas é que os crimes podem prescrever, mas a História não. Mesmo que criminosa, a História não tem direito à prescrição porque vive sob o jugo da memória. E essa não esquece.

A sensatez de prolongar as moratórias

À falta de apoios consistentes aos rendimentos, muitas pessoas e empresas têm nas moratórias o seu balão de oxigénio. Esvaziar o balão de forma abrupta e antes de qualquer recuperação económica é receita para o desastre.

Quatro e Vinte

Canábis legal em Marrocos? Cultivadores esperam para ver

4 Março

A proposta de lei do governo marroquino vai concentrar o comércio numa agência governamental e só será autorizado o cultivo em seis regiões. Ouça estas e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Convocar a História

100 anos do PCP: História e historiografia

3 Março

Nos cem anos do Partido Comunista Português, o Convocar a História assinala a efeméride com uma série de quatro programas centrados na história deste partido. O ciclo inicia-se com uma conversa com José Pacheco Pereira precisamente sobre história e historiografia

Ana Ferreira, investigadora do CICS.NOVA
Sociedade

“Um terço dos investigadores contratados apresenta níveis elevados de burnout profissional”

2 de Março 2021

A investigadora do CICS.NOVA Ana Ferreira liderou o estudo sobre precariedade e burnout entre os investigadores com contratos a prazo e explica os impactos “avassaladores” da precariedade na vida destas pessoas, numa entrevista conduzida por André Soares.

 

Internacional

Com o governo Draghi, o regresso paradoxal do bloco burguês

3 de Março 2021

O bloco burguês não é simplesmente uma aliança social que reúne as classes média e alta da direita e da esquerda em torno de uma reforma neoliberal do capitalismo legitimada pelo processo de unificação europeia. É também um projeto ideológico que implica uma reestruturação completa das clivagens políticas. Artigo de Stefano Pombarini.

Alta Voz

O impossível museu

2 Março

Tal como não é equacionável fazer um museu da história da ciência que terminasse num planisfério em que o sol e todos os corpos celestes girassem à volta da terra, não é admissível pensar a expansão portuguesa e a europeia dissociadas das narrativas dos ocupados e dos vencidos defende  António Pinto Ribeiro num artigo lido por Carlos Carujo.

Sociedade

Covid-19 e imigração: À espera pelo direito a viver

27 de Fevereiro 2021

A pandemia veio agravar a situação dos imigrantes, a quem o Estado português nega direitos. Não são números, são pessoas. E para escrever sobre as suas vidas, os seus sonhos, as dificuldades que enfrentam, nada melhor do que olhá-las nos olhos. E ouvi-las. Texto e fotos de Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Capicua n' Os Cantos da Casa

27 Fevereiro

Capicua ― Madrepérola, 2020.

Júlio Resende ― Fado Jazz Ensemble, 2020.

Almanaque ― Desfiando cantigas, 1984.

Hugo Vasco Reis ― Poema anacrónico, 2013.

Francisco Naia ― Canções do resistir, 2019.

Edição nº 341, de 26 de março de 2021

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Cartaz anti-Trump. Foto de Derek Simeone/Flickr.
Internacional

Como podemos voltar a ter imunidade de grupo face ao fascismo?

26 de Fevereiro 2021

Há uma clara correlação entre a ofensiva neoliberal que começou nos anos 1980 e a ascensão do neofascismo e do fundamentalismo religioso. Por Gilbert Achcar no The Nation.

Sociedade

“Animadores Socioculturais esperam há já demasiado tempo por reconhecimento”

20 de Fevereiro 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Isabel Filipe, presidente da APDASC, explica qual a importância da aprovação do Estatuto Profissional da Carreira do Animador Sociocultural e da regulamentação desta profissão.

Dossier

Ameaçado pela justiça com a perda de mandato por causa do “caso Selminho”, Rui Moreira promete recandidatar-se após dois mandatos também marcados pela atitude prepotente face à oposição e o desprezo pela participação cidadã. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Protesto contra Modi em 2014. Foto de welfareparty photos/Flickr.
Internacional

A ascensão do nacionalismo hindu e os insucessos da esquerda indiana

26 de Fevereiro 2021

Os movimentos de esquerda indianos, outrora poderosos, enfrentam atualmente o maior desafio da sua história, à medida que o partido ultranacionalista de Modi consolida o controlo do poder. Este momento de crise obriga os socialistas indianos a repensarem as suas perspetivas e estratégia. Por Amol Singh.

Página do CorreoCompras.
Internacional

Nacionalizar a Amazon? Uma experiência na Argentina

25 de Fevereiro 2021

Na Argentina, a plataforma pública Correo Compras faz face aos gigantes da distribuição. A experiência argentina abre uma janela de oportunidade para ir além da regulamentação das iniciativas privadas. Por Cecilia Rikap.

Subscrever Newsletter