Greve dos motoristas de matérias perigosas suspensa

18 de Agosto 2019

O Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas desconvocou ao fim da tarde deste domingo a greve que durava há uma semana. Volta à mesa de negociações na próxima terça-feira, mas ressalva que se a ANTRAM mantiver uma "postura intransigente", pode haver greve às horas extraordinárias.

O populismo também é incendiário

O populismo insinua-se na análise das causas para os incêndios rurais: simplifica o que é complexo, apontando uns quantos “culpados”, apregoa umas receitas de cartilha, elide os interesses em confronto e foge à definição concreta do conteúdo das “reformas” por fazer.

Foto: Proactiva/Open Arms.
Internacional

Open Arms: Salvini mantém impasse, desespero cresce a bordo

18 de Agosto 2019

O Open Arms mantém-se num impasse com mais de 100 migrantes a bordo ao largo de Lampedusa. Espanha criticou a conduta "inconcebível" de Salvini, que continua a bloquear desembarque. Migrantes desesperam a bordo e alguns tentaram chegar à costa a nado.

Sinal de aproximação ao túnel do canal da Mancha.
Internacional

Falta de comida, medicamentos e combustível: as consequências prováveis do Brexit sem acordo

18 de Agosto 2019

Um relatório secreto a que o Sunday Times teve acesso detalha alguns dos problemas que decorrem da saída do Reino Unido da União sem acordo: falta de medicamentos, de alimentos e de combustível.

Pormenor do cartaz de Once upon a time in Hollywood de Quentin Tarantino.
Cultura

Era uma vez... um magnífico Tarantino

18 de Agosto 2019

Tarantino é a expressão máxima de como alguém com muita experiência, calo, paixão, e um olhar atento, crítico, sobre o mundo em que se insere se pode transformar num dos autores mais interessantes das últimas décadas. Análise do filme Era uma vez em... Holywood por Soraia Simões.

Política

O futuro das próximas gerações está totalmente dependente da transição energética

17 de Agosto 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Ricardo Vicente, engenheiro agrónomo, ativista do Movimento Peniche Livre de Petróleo e cabeça de lista do Bloco por Leiria às próximas legislativas sublinhou a urgência de responder às alterações climáticas e a necessidade de uma mudança estrutural na gestão do território para combater os incêndios.

Entrevista

"O SNS tem de ser suficiente para oferecer cuidados universais e gratuitos a toda a população"

11 de Agosto 2019

O privado tornou-se num enorme monstro que onera e pesa sobre o serviço público, sendo preciso blindar o SNS a essa predação, afirma Bruno Maia. Em entrevista ao Esquerda.net, o candidato do Bloco pelo Porto reflete sobre as urgências do SNS.

Opiniões

Trabalho agrícola com direitos e qualificado

A ONU divulgou um relatório que identifica a necessidade de realizar mudanças no sistema alimentar. Em Portugal é necessário profissionalizar o trabalho agrícola, capacitar o ministério da agricultura e combater a precariedade.

O relógio suíço apressou-se demais

Talvez o relógio tenha sido forçado em demasia: não foi jogada inteligente fazer a requisição civil logo no primeiro dia. E muito menos pôr tropas a conduzir camiões logo passadas poucas horas.

Creches: as diferenças entre Lisboa e Porto

Para termos uma rede gratuita e universal para as crianças dos 0 aos 3 anos, precisamos que as creches saiam do âmbito da Segurança Social e passem para o Ministério da Educação, integrando o sistema educativo.

Beatriz Dias. Foto de Tota Alves.
Política

"Diversidade é uma enorme riqueza da sociedade portuguesa, mas não é reconhecida"

3 de Agosto 2019

Os afrodescendentes contribuem para a riqueza da sociedade mas falta reconhecimento ao seu contributo, afirma Beatriz Dias.

Alta Voz

Euro 20 anos

5 Agosto

Ouça aqui o artigo "Euro 20 anos", de Ricardo Cabral, lido por Hugo Evangelista.

José Afonso
esquerda.radio

José Afonso ao vivo n' Os Cantos da Casa

5 Agosto

José Afonso ― José Afonso ao vivo, 2019.

Rodrigo Serrão ― Trovador: As outras histórias, 2018.

Carlos Paredes ― Concerto em Frankfurt, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Bernardo Devlin ― Sic transit, 2012.

Edição nº 309, de 5 de agosto de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

A queda de Salazar

29 Julho

No dia 2 de julho de 2019, foi apresentado no Museu do Aljube, em Lisboa, o livro “A queda de Salazar – O princípio do fim da Ditadura”, de José Pedro Castanheira, António Caeiro, Natal Vaz. Ouça aqui a apresentação de Fernando Rosas.

Fotogaleria

Fotografia de Ana Mendes
Este sábado, centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa contra o fascismo. O objetivo era "impedir a normalização do ódio".

TV.Esquerda

766305100465818

Veja aqui o tempo de antena do Bloco sobre as questões de trabalho.

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

19 Agosto

Uma hora semanal de leitura colectiva de obras a partir d’A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com paragens para comentários e projecção de imagens.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Filmes: Treblinka, de Sérgio Treffaut , e The Last Custumer, de Nanni Moretti.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.