2382136075338242

Investir na igualdade: o programa do Bloco para a educação e a saúde

16 de Julho 2019

Catarina Martins e Moisés Ferreira apresentaram esta terça-feira em Aveiro o programa eleitoral para a educação e a saúde. O Bloco quer uma escola pública que seja “um pilar da igualdade” e apresenta medidas urgentes para “salvar o Serviço Nacional de Saúde”.

391981014763596

programas

Um ano sem João Semedo. Obrigada, João!

Criança durante um desalojamento no norte de Roma.
Internacional

Salvini prepara “plano de expulsão” de ciganos

2 horas atrás

O Vice-Primeiro-Ministro italiano considera que grande parte dos ciganos que vivem em acampamentos no país estão em situação de “ilegalidade” e que é preciso expulsá-los. O político que tinha jurado varrer os acampamentos ciganos do país a bulldozer ordenou relatórios sobre eles em todo o país.

José Gusmão, eurodeputado do Bloco de Esquerda e vice-presidente da Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu - Foto de Paula Nunes
Política

“Promoção do pleno emprego” objetivo primário do BCE, propõe Bloco

3 horas atrás

"Queremos que o BCE conduza a sua política com o mesmo tipo de critérios que tem a Reserva Federal" dos EUA, explica José Gusmão. Na política europeia, Bloco quer também o BCE fora dos resgates aos bancos e a “autonomia total do país na tomada de decisões sobre o sistema financeiro”.

Sociedade

Trabalhadores e utentes juntam-se para exigir melhor transporte público

5 horas atrás

Esta quarta-feira, trabalhadores e utentes dos transportes público fazem feira uma concentração à porta do primeiro-ministro. Exigem “mais trabalhadores e mais transportes” e denunciam que, nos últimos 15 anos foram destruídos 4.823 postos de trabalho no setor.

Conferência de imprensa das quatro congressistas atacadas por Trump.
Internacional

Insultos racistas de Trump: Câmara dos Representantes condena, visadas querem destituição

5 horas atrás

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma moção na qual condena o presidente do país pelos “comentários racistas” dirigidos a quatro congressistas. Trump mandava-as “regressar aos seus países de origem”. Elas responderam que estão no seu país e querem a destituição de Trump.

Política

“Os negros que nascem em Portugal são estrangeiros no seu próprio país”

16 de Julho 2019

Beatriz Dias ocupa o 3.º lugar na lista do Bloco de candidatos e candidatas por Lisboa às eleições legislativas. A ser eleita, a ativista priorizará a agenda anti-racista que “é muito ampla”, existindo “tantas mudanças para concretizar”.

Opiniões

Não há Green New Deal em capitalismo

Com o crescimento eleitoral expectável de partidos verdes, o centro aproxima-se de algumas reivindicações de índole ambiental. Mas será isso suficiente para travar o colapso climático? Dificilmente.

O CDS é mesmo amigo dos contribuintes?

O CDS defende agora uma administração fiscal mais benévola, mas os contribuintes não esquecem a violência com que foram tratados quando o partido esteve no governo.

O estado do debate

Os derrotados das conquistas alcançadas em 2015 agora pedem em uníssono maioria absoluta do PS.

Programa eleitoral do Bloco de Esquerda para o trabalho, a segurança social e o combate à pobreza
Entrevista

Pagar a dívida interna, programa do Bloco para o trabalho e a segurança social

14 de Julho 2019

Catarina Martins e José Soeiro apresentaram neste domingo o programa eleitoral para o trabalho, a segurança social e o combate à pobreza. O objetivo é a criação de emprego com direitos e o combate essencial é a precariedade, tanto nas formas clássicas (contratos a prazo e trabalho temporário), como nas novas formas (outsourcing e uberização).

Política

Combater a emergência climática com uma economia que responde a toda a gente

7 de Julho 2019

Catarina Martins apresentou este domingo no Teatro Thalia o programa do Bloco para as próximas legislativas, destacando dois dos eixos programáticos centrais do Bloco.

Mais Esquerda

Velhas e novas extremas-direitas

15 Julho
Ouça aqui o debate "Velhas e novas extremas-direitas", da Cultra, ocorrido a 9 de maio de 2019, com Cecília Honório, Fernando Rosas, Manuel Loff e Giuseppe Cugnata.
Alta Voz

Vazio estratégico: o governo como objetivo

9 Julho

Ouve aqui o podcast do artigo "Vazio estratégico: o governo como objetivo", de Manolo Monereo, lido por Fábio Salgado.

capa do álbum
esquerda.radio

Susana Travassos n' Os Cantos da Casa

7 Julho

Susana Travassos ― Pássaro palavra, 2019.

Sebastião Antunes & Quadrilha ― Perguntei ao tempo, 2019.

Jafu'Mega ― Recados, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Corte ― Trinta e nove, 2018.

Edição nº 307, de 8 de Julho de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Agenda

17 Julho

Coordenação: Joana Lucas (CRIA-NOVA/FCSH). Docentes: Joana Lucas (CRIA-NOVA/FCSH), Virgínia Henriques Calado (ICS-Ulisboa), Inês Mestre (CRIA, NOVA/FCSH, ISCTE-IUL). Ver evento de facebook.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH - Avenida de Berna, 26-C, 18h às 21h.

 

Leitura do texto ‘Lugar, Lugares’ do livro ‘Passos em Volta’ de Herberto Hélder. Ver evento de facebook.
Lisboa, Núcleo AJA Lisboa - Associação José Afonso - Rua de São Bento, 170, das 19h às 21h.

A editora Objectiva e a livraria Snob organizam um debate em torno da recente publicação do livro "Feminismo para os 99%". O painel conta com a participação de Isaac dos Santos, Sofia Roque, Paula Gil e Rosa Azevedo. A moderação fica a cargo de Joana Neves e Eurídice Gomes. Ver evento de facebook.
Lisboa, Livraria da Cossoul - Rua Nova da Piedade, 66, 19h30.

O jantar contará com intervenções de Manuel Alegre, Catarina Martins, Constantino Sakellarides, Cipriano Justo, Médico e professor de Saúde Pública, Maria Augusta Sousa e Teresa Gago. Ver inscrições aqui. Ver evento de facebook.
Lisboa, Casa do Alentejo, 19h30

Sociedade

Mulheres de Abril: Testemunho de Ana Rosenheim

23 de Maio 2019

Para nós, filhos de uma certa burguesia, passar por uma fábrica é descobrir como a maioria das pessoas vivem no mundo industrial. E toda a hierarquia, toda a alienação que isso pressupõe. Por Ana Rosenheim.

Subscrever Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.