“Os líderes mundiais fizeram promessas, mas não se comprometeram com nada”

14 de Dezembro 2019

Catarina Martins defendeu este sábado que “a promessa de uma Europa mais democrática não significa nada se for meramente formal e não relacionada com as condições de vida dos trabalhadores”. As declarações foram feitas no Congresso do Partido da Esquerda Europeia, que se realiza em Málaga. Veja aqui o vídeo da intervenção e a sua tradução para português.

Não são apenas umas quantas maçãs podres

Aos poucos a corrupção vai desviando recursos públicos, condicionando pequenas decisões políticas e grandes decisões de Estado, vai dando má fama à política e minando a confiança nas instituições públicas.

Fotografia: Climáximo
Sociedade

Lançada campanha para desmistificar o gás como combustível de transição

14 de Dezembro 2019

Após a COP-25, um grupo de ativistas lançou uma campanha nacional para denunciar o aumento da temperatura média do planeta. Os ativistas afirmam que tal se deve ao investimento no “chamado gás 'natural' sob pretexto da transição energética”.

Fotografia: ANPI Brescia/Twitter
Internacional

Roma: Dezenas de milhares nas ruas repudiam extrema-direita

14 de Dezembro 2019

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se este sábado em Roma contra a extrema-direita. São as chamadas “sardinhas” antifascistas, que surgiram há menos de um mês e já juntaram mais de 300 mil em protestos contra a xenofobia.

Internacional

Lei “discriminatória” e “inconstitucional” gera onda de protestos na Índia

14 de Dezembro 2019

A Câmara Alta do Parlamento da Índia aprovou, na quarta-feira, uma lei que garante a nacionalidade indiana a pessoas de minorias religiosas do Bangladesh, Paquistão e Afeganistão. O diploma está a ser contestado nas ruas do país, na medida em que exclui a comunidade muçulmana.

Cultura

Conta-me como é: veja aqui todos os episódios

14 de Dezembro 2019

O Esquerda.net fez sketches humorísticos sobre trabalho temporário, outsourcing, pensões, clima e propinas. A série chama-se "Conta-me como é". Veja aqui todos os vídeos.

Entrevista na RTP3
Política

Descida do preço da luz “não pode ser simbólica”

12 de Dezembro 2019

Em entrevista à RTP, Catarina Martins falou das negociações para o próximo Orçamento e criticou a proposta do governo para os salários da função pública: “0.3% não é aumento, não se vê, não existe”, afirmou a coordenadora do Bloco.

Opiniões

Chega de vergonha

O episódio protagonizado por Ferro Rodrigues, repreendendo André Ventura pela excessiva utilização das palavras "vergonha" e "vergonhoso" em plena Assembleia da República (AR), é um exemplo do que não deve ser feito para sinalizar maus comportamentos e desmascarar fraudes.

Um símbolo para iluminar a escuridão

Neste momento de escuridão, Greta é um símbolo que nos permite ver um futuro, mas são precisos milhões de mãos e cabeças para construí-lo.

Quem respeita os professores?

Espera-se que um docente de Braga vá fazer uma substituição a Santiago do Cacém por pouco mais de 700 euros e com prejuízo para a sua carreira contributiva? O pior é que sim.

Entrevista

“É estranho que um turista pague 6% de IVA num hotel e quem cá vive pague 23% pela sua eletricidade”

7 de Dezembro 2019

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua fala das propostas do Bloco para o próximo Orçamento do Estado.

Sydney Possuelo: 42 anos a viver no mato.
Ambiente

Os povos indígenas são fundamentais na defesa da Amazónia

8 de Dezembro 2019

Em entrevista ao Esquerda.net, o antropólogo e indigenista Sydney Possuelo afirma que os índios passam por uma situação muito difícil no Brasil devido à política nefasta de Bolsonaro, que esvaziou a Funai para lhe retirar a possibilidade de agir contra as invasões dos territórios indígenas. Por Luis Leiria.

Quatro e Vinte

Governo da Nova Zelândia já tem proposta para legalizar canábis em 2020

4 Dezembro

Esta edição do podcast Quatro e Vinte traz as principais notícias da atualidade canábica internacional.

esquerda.radio

A morte de José Mário Branco

29 Novembro

Edição nº 316, de 29 de novembro de 2019

Alta Voz

"O fracasso histórico do capital", Alejandro Nadal

9 Dezembro

Ouça aqui o texto "O fracasso histórico do capital", de Alejandro Nadal, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Ambiente

“Mais aviões não”: sábado há concentração no aeroporto de Lisboa

12 de Dezembro 2019

Um grupo de associações convocam para este sábado às 15h uma concentração de protesto contra a intenção do governo de quase duplicar o número de movimentos de aviões na região de Lisboa.

Dossier

Nas últimas semanas, estivemos a olhar para a história da censura literária em Portugal, focando-nos nas obras das autoras que a PIDE censurou. Neste dossier, podemos ver análises de todas essas obras - um total de 21, escritas por 9 autoras. Dossier organizado por Ana Bárbara Pedrosa.

Ler mais

Agenda

15 Dezembro

Com Pitum Keil do Amaral, Luiz Rosas e outros.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Com a participação dos autores e de Andreia Brites. Apresentação da nova colecção da Tigre de Papel ‘Histórias que queremos contar aos nossos filhos’. Ver evento de facebook.
Lisboa, Tigre de Papel - Rua de Arroios, nº 25, 16h.

Com os músicos Luís Galrito & António Hilário. Mais informações.
Quarteira, Centro Autárquico, 16h.

Ouve aqui o podcast da comunicação “Colonialismo e anti-colonialismo no Estado Novo: mitologias persistentes”, de Fernando Rosas.

Subscrever Newsletter