Expansão das pedreiras na Arrábida? “Impossível e inadmissível”, diz Zero

9 horas 5 minutos atrás

A associação ambientalista Zero responde à intenção da cimenteira Secil e sublinha que nem o plano de ordenamento do Parque Natural da Arrábida permite essa expansão nem a nova legislação das pedreiras a deve permitir. Bloco questiona Governo.

 

">

332081854674605

visto na net

Em Moçambique vivem-se tempos muito difíceis, afirma Marisa Matias no Parlamento Europeu, salientando que “é preciso mostrar a nossa solidariedade, mas também ir além dela”.

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Sociedade

Docente de Direito que compara feminismo a nazismo foi julgado em caso de violência doméstica

49 minutos atrás

Francisco Aguilar é professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa há 30 anos. Nos programas de mestrado que leciona defende, entre outras coisas, julgar os agentes do “socialismo de género e identitário” como se julgaram os crimes do Holocausto e encarar a “violência doméstica como disciplina doméstica”.

Cultura

Série “Fora da Caixa” estreia esta sexta-feira

2 horas atrás

Os vídeos curtos de cerca de dois minutos, a serem exibidos no dia 25 de cada mês, entre setembro de 2020 e abril de 2021, vão mostrar acontecimentos históricos a partir de documentos provenientes do Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A).

Greve dos trabalhadores da Eurest em protesto contra a precariedade junto à porta da Câmara Municipal do Porto, 24 de setembro de 2020 – Foto de José Coelho/Lusa
Sociedade

Grande adesão à greve nas cantinas escolares do Porto

3 horas atrás

Trabalhadores protestam contra a precariedade e denunciam que a Eurest, concessionária das cantinas escolares do Porto, está a empurrá-los para o trabalho temporário. Bloco pergunta à Câmara se está disponível a rescindir com a Eurest se esta não garantir o emprego.

“Thomas Piketty, Une critique illusoire du capital”, livro escrito por dois economistas marxistas, Alain Bihr e Michel Husson, que será publicado por edições Syllepse, Paris e Page 2, Lausanne – Foto de alencontre.org
Cultura

Dois economistas criticam as teses de Thomas Piketty

10 horas atrás

Alain Bihr e Michel Husson denunciam o método desenvolvido por Thomas Piketty: uma recusa a refletir sobre o modo de produção capitalista. Por Romaric Godin

Convocar a História

Bicentenário da Revolução Liberal

23 Setembro

Para o episódio desta semana convidámos Fátima Sá para nos falar do bicentenário da revolução liberal. Como ponto de partida, perguntamos o que trouxe de novo a revolução liberal de 1820 de tão ameaçador para a velha ordem do antigo regime, originando a contra-revolução? 

Opiniões

A mulher que não podia morrer

Ruth Ginsburg não podia morrer porque chegou àquele patamar em que as pessoas se tornam insubstituíveis. Mas sobretudo não podia morrer agora porque essa era a notícia que Trump esperava.

Porquê Marisa Matias?

O maior cargo deste país precisa de uma candidata que lute contra as alterações climáticas e salvaguarde sempre os valores de Abril.

Não é tempo de vacilar

Mais de 20% dos trabalhadores em Portugal recebem o salário mínimo nacional. São pessoas que desempenham profissões essenciais ao funcionamento da economia e da sociedade.

Mais Esquerda

Quanto mais Trump, menos Palestina

22 Setembro

Ouve aqui a conversa sobre a Palestina com José Manuel Rosendo e Alda Sousa. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Quatro e Vinte

Suíça vai distribuir canábis a cinco mil voluntários

20 Setembro

Outros temas em destaque nesta edição do podcast: Testes a THC no sangue a consumidores habituais não são fiáveis; Parlamento da Colômbia discute regulação; Repetem-se os recordes de vendas de canábis legal nos EUA.

600 mulheres declaram apoio a Marisa Matias
Política

600 mulheres declaram apoio a Marisa Matias

22 de Setembro 2020

Foi divulgada uma nova lista de apoiantes da candidatura de Marisa Matias às presidenciais, desta vez composta integralmente por mulheres. Entre os nomes constam Ana Campos, Ana Luísa Amaral, Catarina Valadas, Pilar del Rio e Romana Sousa, entre outras.

Política

"O país está a responder a uma pandemia com menos médicos do que tinha no ano passado"

21 de Setembro 2020

À saída de uma reunião com António Costa, Catarina Martins voltou a lembrar que a contratação de mais profissionais de saúde era uma obrigação que já estava inscrita no Orçamento para 2020 e deve ser concretizada com urgência.

Os Cantos da Casa

El Sur n' Os Cantos da Casa

12 Setembro

El Sur ― Todas as sombras, 2020.
Castra Leuca Trio ― Primeiro andamento, 2019.
Rádio Macau ― Rádio Macau, 1984.
Desidério Lázaro ― Cérebro: Estado zero, 2013.
Allen Halloween ― Unplugueto, 2019.

Edição nº 329, de 11 de setembro de 2020

Alta Voz

Franco Turigliatto: “Não há nada de misterioso no desastre da esquerda italiana”

24 Setembro

A necessidade de unidade para reconstruir a esquerda italiana neste momento de crise e a história do seu “desastre” nas últimas décadas são os temas desta entrevista a Franco Turigliatto, lida por Marana Carneiro.

 

332081854674605

visto na net

Em Moçambique vivem-se tempos muito difíceis, afirma Marisa Matias no Parlamento Europeu, salientando que “é preciso mostrar a nossa solidariedade, mas também ir além dela”.

Vídeo

321655305770726

Proteção Social para quem precisa

José Soeiro apresenta aqui a proposta do Bloco de uma nova proteção social, o Rendimento Social de Cidadania, uma medida de proteção social para não deixar ninguém para trás.

Clínica dos Arcos, Lisboa
Sociedade

Aborto? Legal, mas numa clínica privada

19 de Setembro 2020

Fiz um aborto em 2020. Este é o meu testemunho sobre o que correu mal e o que precisa de mudar. Vivemos num país onde a mulher é livre para decidir o seu futuro em relação à maternidade. A lei está do seu lado, o sistema de saúde também deveria estar. Por Ana Patrícia Cardoso.

Noam Chomsky
Internacional

Estamos a viver o período mais perigoso na história humana, alerta Chomsky

18 de Setembro 2020

A convergência da crise climática, ameaça nuclear e avanço do autoritarismo tornam o atual momento histórico mais perigoso do que o dos anos 1930, alerta o intelectual norte-americano em entrevista à New Statesman.

Cultura

Uma nova gleba digital

22 de Setembro 2020

O poder e a influência dos "Big Data" nas nossas vidas e os novos feudos das plataformas digitais são alguns dos temas abordados no livro de Cédric Durand, recém-lançado em França, intitulado "Tecnofeudalismo: Crítica da Economia Digital", do qual publicamos um extrato.

Agenda

24 Setembro

Oeiras, edifício Círculo da Arquitetura – Rua Sacadura Cabral 61 Cruz Quebrada, Dafundo, 18h.

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete a partir do dia 15 de setembro às 10h, na bilheteira da Fundação Gulbenkian. Máximo de 4 bilhetes por pessoa. Mais informações.
Lisboa, Edifício Sede da Gulbenkian - Grande Auditório, 19h.

Subscrever Newsletter

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais