Brasil: Travar o golpismo de Bolsonaro

5 horas 15 minutos atrás

Dia de luta em defesa da democracia teve manifestações em todas as 26 capitais e no Distrito Federal. Manifesto articulado pela Federação patronal de São Paulo evidencia que o grande capital industrial e bancário rompeu com o presidente. Por Luís Leiria.

Quando alguns barões puxam da moca

Alguns dos mais poderosos novos barões do país estão a ocupar a praça pública com as suas exigências, de um modo que tem sido incomum nas últimas décadas.

Júlia Murat com o Leopardo de Ouro em Locarno. Foto de URS FLUEELER/EPA/Lusa.
Cultura

Filmes em português sobre prazer feminino e colonialismo premiados em Locarno

40 minutos atrás

A brasileira Júlia Murat ganhou o Leopardo de Ouro com o filme “Regra 34” e no discurso de agradecimento atacou Bolsonaro. O luso-angolano Carlos Conceição venceu os prémios Europa Cinemas e Júri Jovem com “Nação Valente” com um filme contra as ideias “discriminatórias do fascismo” que “ainda matam pessoas hoje”.

Refeição escolar. Foto de Cheshire East Council/Flickr.
Política

Bloco Açores quer saber impacto da crise nos pedidos de almoço escolar em férias

1 hora atrás

O partido sublinha a importância do decreto de 2014, por iniciativa do Bloco, que permitiu a distribuição de almoços escolares durante férias e interrupções letivas, “uma medida fundamental no combate à pobreza infantil, colmatando e minorando as dificuldades sentidas pelas famílias”.

Ativistas ambientais encenam o julgamento de Andy Brown.
Ambiente

Ativistas pela justiça climática encenam tribunal popular na sede da Galp

3 horas atrás

Os ambientalistas dizem que Andy Brown, CEO da Galp é “um perigoso criminoso climático”. A ação insere-se na campanha “gás é andar para trás”.

Trump. Foto de Gage Skidmore/Flickr.
Internacional

FBI descobre dezenas de documentos secretos em casa de Trump

8 horas atrás

Depois das investigações aos seus negócios, do inquérito sobre a tentativa de viciamento do resultado eleitoral das presidenciais anteriores e da comissão parlamentar sobre o seu papel no assalto ao Capitólio, o ex-presidente norte-americano é acusado de violações da lei de espionagem.

Opiniões

Como se mede o trabalho de um professor?

Vem esta reflexão atrelada ao facto de ter concluído a formação de uma turma do ensino profissional que acompanhei do 10º ao 12º ano. Chegando ao fim deste ciclo, pergunto-me: o que fiz eu que fosse mensurável, que se possa quantificar, que objetivamente tenha feito a diferença?

E se a força laboral, da COFACO, fosse masculina?

Foi trazido a público que as mulheres que trabalham nesta empresa, em Rabo de Peixe, não têm possibilidade de progressão na carreira profissional de manipuladora. Isto, claramente, significa a desvalorização profissional.

Blockchain: alternativa ou entretenimento?

Será a blockchain uma tecnologia com reais vantagens para as nossas vidas materiais ou um conjunto de novas dinâmicas sociais e económicas de bolha?

Alta Voz

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

9 Agosto

O novo conceito estratégico da NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia através de uma ameaça crescente do uso da força militar contra uma lista indefinida de inimigos e ameaças. É o que defende Jaime Pastor neste artigo lido por Carlos Carujo.

Política

Plataformas digitais: Não podemos aceitar que trabalhadores sejam “novos escravos virtuais”

8 de Julho 2022

Audição parlamentar promovida pelo Bloco contou com intervenções de Marcel Borges, dos Estafetas em Luta, do dirigente sindical Fernando Fidalgo, de Núria Soto, da plataforma Riders X Derechos, da eurodeputada Elisabetta Gualmini, e da co-coordenadora científica do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, Teresa Coelho Moreira.

Sociedade

Oito sindicatos da CGTP demarcam-se de posição oficial da intersindical sobre Ucrânia

9 de Julho 2022

Em posição conjunta é assinalado que a posição da CGTP representa um "desvio da linha histórica" e que "todas as ações imperialistas, independentemente do Estado que as realize, são condenáveis e combatidas sem tibiezas e a solidariedade com o Estado e com o Povo agredido assumida com clareza".

Os Cantos da Casa

Aníbal Zola n' Os Cantos da Casa

6 Agosto

Aníbal Zola ― Quem sai aos seus, 2022.

Sopa de Pedra ― Do claro ao breu, 2022.

Trovante ― Sepes, 1986.

Bernardo Sassetti ― Culturgest 2007, 2022.

Madalena Gamalho ― Invento, 2022.

Edição nº 376, de 6 de agosto de 2022

Artigos dossier

Perfil: José Eduardo dos Santos, o déspota discreto

8 de Julho 2022

Falecido esta sexta-feira, Eduardo dos Santos chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Internacional

O espetáculo do acolhimento: sobre o deslocamento ucraniano e a empatia seletiva nas fronteiras da Europa

3 de Julho 2022

É importante ir além das avaliações moralizantes da atual resposta europeia à deslocação ucraniana, e refletir sobre a forma como os Estados interpelam as pessoas que se deslocam através das fronteiras relativamente a economias morais e políticas específicas. Artigo de Céline Cantat.

Quatro e Vinte

Consumo juvenil de canábis continua a baixar no Colorado

20 Junho

Os números oficiais do estado norte-americano que vende canábis em lojas desde 2014 continuam a desmentir os argumentos dos proibicionistas. Para ouvir esta e outras noticias no podcast Quatro e Vinte.

Mapa de 2014 que ilustrava a maioria de falantes por região da Ucrânia.
Internacional

O mapa da identidade ucraniana em tempo de guerra

2 de Julho 2022

Denys Gorbach convida-nos a ir além da narrativa das “duas Ucrânias” que nasceu politicamente na Revolução Laranja e que dava às elites oligárquicas uma ferramenta fácil para mobilizar a base eleitoral e que a invasão russa desfez.

Dossier

No próximo domingo, 7 de agosto de 2022, tomam posse Gustavo Petro e Francia Márquez, presidente e vice-presidente da Colômbia. A sua vitória constitui uma importante mudança no país de Gabriel Garcia Márquez. Dossier organizado por Carlos Santos.

Ler mais

Agenda

13 Agosto

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de Rita Rato e Joana Alves. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Sociedade

#EmBomRigor: Temos funcionários públicos a mais?

23 de Junho 2022

Neste quarto gráfico da série #EmBomRigor, mostramos como o argumento de patrões e partidos da direita sobre o peso dos funcionários públicos no total da população empregada não resiste ao teste da realidade.

Sociedade

#EmBomRigor: Face à média europeia, temos pouco Estado na economia

9 de Junho 2022

No terceiro gráfico da série #EmBomRigor mostramos que ao contrário do que argumenta a direita, em Portugal o Estado gasta menos do que a média da Zona Euro em quase todas as categorias de despesa apresentadas, à exceção das operações da dívida pública.

Subscrever Newsletter

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.