Ryanair: Sindicato “repudia veementemente” serviços mínimos decretados pelo governo

19 de Agosto 2019

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) contesta todos os argumentos apresentados pelo governo para decretar os serviços mínimos para a greve de 21 a 25 de agosto e acusa: “a única situação que o Governo tenta acautelar é garantir o lucro à Ryanair”.

Uma segurança não-securitária

A preocupação principal de quem tem em mente a segurança das pessoas tem que ser a das ameaças "normais’’ à estabilidade da vida da grande maioria. E isso é salário, é pensão, é serviços públicos. 

Sede da PIDE em Lisboa na manhã de 25 de abril de 1974. Hoje, é um condomínio residencial. Foto: toponimiadelisboa.wordpress.com/Arquivo Municipal de Lisboa.
Sociedade

Mais de seis mil assinaturas na petição contra Museu Salazar

19 de Agosto 2019

Petição contra criação de um "Museu Salazar" recolheu mais de seis mil assinaturas em pouco mais de dois dias. Texto lançado por Carvalho da Silva, Maria Teresa Horta, José Barata Moura, Franscisco Fanhais e Margarida Tengarrinha, entre outros, apela ao governo para impedir "branqueamento do regime fascista".

Vista aérea do fogo em Gran Canaria a 19 de agosto de 2019. Foto: BRIF AT Brif/EPA/Lusa.
Ambiente

Fogo "incontrolável" em Gran Canaria obriga a evacuar nove mil pessoas

19 de Agosto 2019

Incêndio deflagrou no sábado na zona montanhosa no interior da ilha, e apesar de grande aparato para combater as chamas foi considerado "incontrolável". Nove mil pessoas já foram evacuadas. Alterações climáticas e transformações sociais e económicas agravam a violência do fogo.

“Vejo a figura de Jair Bolsonaro e de boa parte de seu governo com traços fascistas de autoritarismo, com essa ideia de que precisamos 'exterminar' o inimigo”, afirma Michael Löwy, diretor de investigação emérito do Centre National da Recherche Scientifique – Foto de José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato
Internacional

Michael Löwy: Dos governos de direita, Bolsonaro é o que mais tem traços neofascistas

19 de Agosto 2019

Em entrevista ao Brasil de Fato, o sociólogo marxista compara o capitão reformado e atual presidente do Brasil ao "Mussolini dos anos 1920". Por Mayara Paixão

Sociedade

Violência doméstica já matou 18 mulheres este ano em Portugal

19 de Agosto 2019

A vítima do homicídio deste domingo em Famalicão tinha apresentado queixa por violência doméstica à GNR. Autor do crime suicidou-se em seguida.

Entrevista

"O SNS tem de ser suficiente para oferecer cuidados universais e gratuitos a toda a população"

11 de Agosto 2019

O privado tornou-se num enorme monstro que onera e pesa sobre o serviço público, sendo preciso blindar o SNS a essa predação, afirma Bruno Maia. Em entrevista ao Esquerda.net, o candidato do Bloco pelo Porto reflete sobre as urgências do SNS.

Opiniões

Pelo direito à greve!

O governo afirma-se intolerante perante os trabalhadores e subserviente à ANTRAM. O PSD tornou-se desnecessário aos patrões intolerantes, agora estes têm o PS!

Cinco notas sobre a greve dos motoristas

O Governo geriu a greve a pensar na demonstração exuberante da autoridade do Estado e na maioria absoluta. O porta-voz sindical geriu-a a pensar essencialmente na publicidade oportunista ao seu escritório de advogados e na sua eleição para o Parlamento. As vítimas foram os motoristas.

O populismo também é incendiário

O populismo insinua-se na análise das causas para os incêndios rurais: simplifica o que é complexo, apontando uns quantos “culpados”, apregoa umas receitas de cartilha, elide os interesses em confronto e foge à definição concreta do conteúdo das “reformas” por fazer.

Beatriz Dias. Foto de Tota Alves.
Política

"Diversidade é uma enorme riqueza da sociedade portuguesa, mas não é reconhecida"

3 de Agosto 2019

Os afrodescendentes contribuem para a riqueza da sociedade mas falta reconhecimento ao seu contributo, afirma Beatriz Dias.

Alta Voz

Euro 20 anos

5 Agosto

Ouça aqui o artigo "Euro 20 anos", de Ricardo Cabral, lido por Hugo Evangelista.

José Afonso
esquerda.radio

José Afonso ao vivo n' Os Cantos da Casa

5 Agosto

José Afonso ― José Afonso ao vivo, 2019.

Rodrigo Serrão ― Trovador: As outras histórias, 2018.

Carlos Paredes ― Concerto em Frankfurt, 1983.

Courtney Miller & Minji Kwon ― Portuguese perspectives, 2019.

Bernardo Devlin ― Sic transit, 2012.

Edição nº 309, de 5 de agosto de 2019

Quatro e Vinte

Jorge Sampaio: “Conseguimos derrubar o mito de que a proibição funciona”

4 Julho

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

Freya van Dien no micro-fórum do rio Dão

19 Agosto

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Freya van Dien.

Fotogaleria

Fotografia de Ana Mendes
Este sábado, centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa contra o fascismo. O objetivo era "impedir a normalização do ódio".

TV.Esquerda

766305100465818

Veja aqui o tempo de antena do Bloco sobre as questões de trabalho.

Dossier

Ciclista de um serviço de entregas.

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Subscrever Newsletter

Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.