Mariana Mortágua critica nomeação de Vitalino Canas, o “provedor da precariedade”

18 minutos 3 segundos atrás

Em artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, Mariana Mortágua lembra o percurso do ex-governante do PS e os seus interesses no mundo dos negócios. A deputada critica assim a sua nomeação para o Tribunal Constitucional já que era o “provedor da precariedade”, nomeado pelas empresas de trabalho temporário.

Aeroplano II

Não há economia nem empregos no colapso climático e a nossa prioridade é salvar as condições que permitam um futuro. Não vamos ficar a rir-nos enquanto constroem a nossa tragédia colectiva.

Retrato de Xi Jinping numa parede.

Uma viagem pelo mundo em 2020 (16): a Ásia Oriental

45 minutos atrás

A Ásia Oriental tem sido marcada pela definitiva afirmação da China como grande potência mundial e a crise provocada pela nuclearização da Coreia do Norte, fatores que têm levado o Japão a uma pequena, mas gradual, política de remilitarização. Por Jorge Martins.

Corretor da Bolsa de Nova Iorque reage à descida das ações. Fevereiro de 2020.

Coronavirus contagia bolsas mundiais, Itália decreta quarentena fiscal

24 de Fevereiro 2020

A Europa assistiu à maior queda bolsista desde 2016 devido ao surto inesperado do coronavírus na Itália. Neste país, as obrigações fiscais foram suspensas nas zonas mais afetadas. Os Estados Unidos também não fugiram à tendência de quebra com as maiores perdas em dois anos nos mercados financeiros.

Violência policial num desfile de Carnaval em Lisboa

24 de Fevereiro 2020

A Unidade Especial de Polícia interveio num desfile de Carnaval do Cais do Sodré. Nos vídeos da intervenção, difundidos nas redes sociais e que aqui partilhamos, é visto o disparo de um tiro para o ar e duas mulheres são imobilizadas através do uso de força.

Aviões da TAP e da Lufthansa no aeroporto de Tegel. Berlim, 2017.

Lufthansa quer comprar a TAP

24 de Fevereiro 2020

A companhia aérea alemã contactou David Neeleman para negociar a compra da sua parte na TAP. Segundo notícia do Jornal de Negócios, a United Airlines também entrará no negócio. A notícia chega cerca de uma semana depois da polémica acerca dos prejuízos da empresa ao mesmo tempo que se atribuem prémios de desempenho às chefias.

Opiniões

A Regionalização é um Imperativo Constitucional!

Passados 46 anos desde a Revolução de Abril Portugal continua a ser um dos países mais centralistas da OCDE, do ponto de vista político e administrativo, com a consequente hipertrofia burocrática e orçamental.

Eutanásia aprovada: os passos seguintes

Os próximos meses ainda serão centrados no Parlamento, com o processo de especialidade, mas os olhares já se começam a desviar para o Palácio de Belém.

Hanau

Os atentados terroristas de extrema direita começam a dar sinais na Alemanha e com consequências trágicas. A chegada a cargos institucionais por parte do partido de extrema-direita AfD não se traduziu numa perda de força, mas antes numa normalização que é perigosa.

Quatro e Vinte

Tribunal suíço acaba com imposto sobre a “canábis light”

20 Fevereiro

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica internacional — EUA, Canadá, Nepal e não só — nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Direção sindical proporá extensão e agravamento da greve em plenário a realizar a 21 de fevereiro, sexta-feira
Sociedade

Estivadores de Lisboa em greve parcial a partir desta quarta-feira

18 de Fevereiro 2020

Os estivadores estarão em greve parcial de 19 de fevereiro a 9 de março e ameaçam agravá-la. Sindicato acusa empresa de trabalho portuário de querer que 34 estivadores regridam de efetivos para eventuais, reivindica cumprimento de acordos e exige pagamento atempado de salários.

Bernie Sanders

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

16 de Fevereiro 2020

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotogaleria

Fotos de Ana Feijão e Mariana Jesus.
André Ventura, líder do CHEGA, acumula o salário de deputado com os vencimentos de consultor da Finpartner e de comentador da Cofina. Foto de José Sena Goulão, Lusa.
Política

André Ventura mentiu ao Polígrafo

22 de Fevereiro 2020

Manifestação anti-fascista em Londres. Dezembro de 2018.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferentes das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

25 Fevereiro

Conversa com Miguel Serras Pereira e João Bernardo.
Lisboa, Tigre de Papel - Rua de Arroios, 25, 18h30.

Subscrever Newsletter