Protesto massivo em França contra lei de "segurança global"

28 de Novembro 2020

200 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram este sábado nas Marchas das Liberdades, em 70 cidades de França, protestando contra a “lei de segurança global”. Esta lei tem como objetivo, nomeadamente, impedir que as ações repressivas da polícia sejam filmadas e difundidas.

412815183248797

visto na net

Um orçamento de continuidade não responde a uma situação excecional. Por isso mesmo, o Bloco de Esquerda votou contra a proposta de OE 2021 na generalidade.

Plataforma P´la Reposição das SCUTs considera que “redução dos 50% é já um bom contributo”
Sociedade

Portagens: Movimento promete continuar a luta “pela abolição”

28 de Novembro 2020

Plataforma P´la Reposição das SCUTs considera que “redução dos 50% é já um bom contributo”. Deputada Isabel Pires afirma: “mantemos o compromisso de terminar com as concessões a privados que tantos milhares de milhões de euros têm retirado ao erário público”. Por Interior do Avesso.

"A estabilidade do setor financeiro e essa estabilidade não se consegue não perguntando, não sendo exigente ou à custa de se proteger negócios obscuros.”
Política

Novo Banco: cenários de medo servem para “proteger negócios obscuros”

28 de Novembro 2020

Mariana Mortágua relembra que “nenhum contrato é quebrado por esta medida”, e que “a questão central é saber se a Lonestar está a violar o contrato”. Para a deputada, “preocupa-nos muito a estabilidade do setor financeiro e essa estabilidade não se consegue não perguntando, não sendo exigente ou à custa de se proteger negócios obscuros”.

À saída do local, a equipa da TVI fala com o dono da habitação, que justifica as condições porque esta “é a cultura deles. Comem com as mãos. Não temos de fazer mais nada”.
Sociedade

Imigrantes em Beja vivem em condições desumanas

28 de Novembro 2020

Uma reportagem da TVI mostra a precariedade de trabalhadores essenciais à agricultura no Alentejo que são colocados em habitações sobrelotadas.

Catarina Martins propôs o fim do fator de sustentabilidade para o OE2020, mas foi rejeitado.
Sociedade

Reformas antecipadas com cortes de 15,5% em 2021

28 de Novembro 2020

O aumento da esperança de vida registado pelo INE irá agravar o corte do fator de sustentabilidade de 15,2 para 15,5% em 2021, aplicado a quem pedir a reforma antes dos 40 anos de descontos e 60 anos de idade.

Convocar a História

Engels e as origens da família, da propriedade privada e do Estado

25 Novembro

A 28 de novembro assinalam-se os 200 anos do nascimento de Friedrich Engels, autor e coautor, com Karl Marx, de diversas obras fundadoras do pensamento socialista. Neste Convocar a História abordaremos A origem da família, da propriedade privada e do Estado, por ela representar um empreendimento intelectual notável, nomeadamente para os estudos feministas contemporâneos.

Opiniões

Novo Banco e a auditoria indispensável

Um Estado sério é o que defende o dinheiro das pessoas. Um Estado de bem é aquele que defende o dinheiro público e não se deixa roubar.

Teremos sempre Paris

Tudo isto era conhecido e tudo isto foi desprezado na defesa clubística da decisão Portela+Montijo que não hesitou em confundir o interesse nacional com o interesse de uma empresa privada estrangeira.

Poucochinhologia

O governador do Banco de Portugal sugere deixar as empresas falirem e limitar o apoio ao emprego só a alguns casos. Tudo na margem, tudo poucochinhamente.

Sociedade

Teletrabalho: a galinha dos ovos de ouro dos patrões

23 de Novembro 2020

O teletrabalho veio para ficar? Em que condições e com que garantias para os trabalhadores? Em busca de respostas, ouvimos especialistas em Direito do Trabalho, representantes dos trabalhadores e um inspetor do trabalho aposentado. Por Mariana Carneiro.

Alta Voz

As cinzas vivas do colonialismo português

23 Novembro

O lastro duradouro do lusotropicalismo e o peso da história colonial negada criam um caldo de imperiofilia que marca parte dos discursos sobre identidade nacional e história. É o que nos explica Miguel Cardina neste artigo lido por Carlos Carujo.

Marisa Matias afirmou que “é muito importante esta decisão da Provedora de Justiça, que apesar de todos os esforços da Comissão para contornar as regras, deixa claro que estamos perante um conflito de interesses".
Internacional

Caso BlackRock: Provedora de Justiça Europeia dá razão a Marisa Matias e José Gusmão

25 de Novembro 2020

Em abril, a Comissão Europeia contratou o fundo com participações na indústria de combustíveis fósseis para a realização de um estudo sobre sustentabilidade ambiental. A Provedora confirmou existir conflito de interesses, tal como alegava a queixa entregue pelos eurodeputados.

Mais Esquerda

Lares e Apoio Domiciliário

24 Novembro

Ouve aqui o debate sobre lares e apoio domiciliário orientado por Maria Deolinda Martin, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, e com a presença do deputado José Soeiro e da assistente social Teresa Salselas.

Quatro e Vinte

Albert Tió é o primeiro preso político canábico em Espanha

20 Novembro

Esgotados os vários recursos e sem resposta ao pedido de indulto, o ativista pró-legalização e um dos impulsionadores da lei de regulação dos clubes sociais na Catalunha entrou esta semana na cadeia para cumprir uma pena de cinco anos de prisão. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Os Cantos da Casa

Pedro Barroso n'Os Cantos da Casa

28 Novembro

Anfiguri ― Anfiguri, 2020.

Pedro Barroso ― Novembro... Que rumos, 2020.

Carlos Mendes ― Chão do vento, 1984.

Manuel Guimarães & Carlos Zíngaro ― Sendin, 2020.

Gambuzinos ― Discussões com jograis, 2020

Edição nº 335, de 3 de dezembro de 2020

Internacional

O “modelo BlackRock”: como os bancos estão a ajudar a destruir o planeta

25 de Novembro 2020

Um relatório do Corporate Europe Observatory e Change Finance destaca o papel do fundo financeiro que se tem batido contra a agenda sustentável e ao mesmo tempo foi contratado pela UE para dar conselhos sobre o assunto.

Ilustração publicada na página do A L`Encontre.
Internacional

A originalidade absoluta da crise sanitária e económica mundial

21 de Novembro 2020

A crise atual não é comparável com a dos anos trinta porque um choque exógeno ao processo de acumulação de capital e às suas contradições causou o Grande Confinamento, que se aplicou a todo o mundo com efeitos imediatos e simultâneos. Por François Chesnais.

Agenda

29 Novembro

Dança, teatro, performance, conversas e debates constituem a programação da edição de 2020 do Festival Internacional de Artes Performativas, que em novembro inaugura um ciclo anual e reúne em Lisboa duas dezenas de artistas de várias proveniências disciplinares e culturais.O programa detalhado do Alkantara Festival 2020 pode ser consultado em alkantara.pt.
Lisboa, Centro Cultural de Belém · Culturgest · São Luiz Teatro Municipal · TBA no Lux · Teatro Nacional D. Maria II.

Pel’A Escola da Noite. informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 /geral@aescoladanoite.pt. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, quintas, 19h; sextas e sábados, 21h30; domingos, 16h.

Subscrever Newsletter