"Domingo é sorriso nos lábios, coragem no voto e vermelho em Belém"

22 de Janeiro 2021

Marisa encerrou a campanha em Coimbra com apelos ao voto em nome da igualdade, do reforço do SNS, do fim da precariedade e da luta contra as alterações climáticas. E disse estar certa de que “se toda a esquerda for votar, a solidariedade vence o ódio, o medo e o insulto”.

 

A pobreza que nos esmaga

A COVID não tem culpa nesta pobreza evidente. A doença, a falta endémica de recursos, o empobrecimento que ganha terreno, as desigualdades: um cenário obrigados a vencer.

Carlos Antunes com Isabel do Carmo durante o seu julgamento. Foto de Luís Vasconcelos/Lusa.
Sociedade

Faleceu Carlos Antunes

23 de Janeiro 2021

Antifascista, fundador das Brigadas Revolucionárias, morreu aos 81 anos em Lisboa.

Lareira. Foto de anoldent/Flickr.
Ambiente

Frio causou “níveis dramáticos” de má qualidade do ar

23 de Janeiro 2021

A Associação Ambientalista Zero alertou para a necessidade de reduzir a queima de lenha que provoca poluição atmosférica e encontrar alternativas estruturais que começam pela sustentabilidade energética dos edifícios.

A ministra Ana Mendes Godinho na Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social.
Sociedade

Segurança Social reduz apoio a trabalhadores a recibos verdes

23 de Janeiro 2021

À semelhança do que aconteceu na primeira fase da pandemia, o cálculo de ajudas à redução da atividade é feito com base nos últimos 12 meses. Porém, para muitos trabalhadores independentes esse valor é de zero, ficando apenas elegíveis para o montante mínimo de 219 euros.

20ª edição do Fórum Social Mundial arranca online
Internacional

20ª edição do Fórum Social Mundial arranca online

23 de Janeiro 2021

Vinte anos após a primeira edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, no Brasil, a pandemia obriga o evento a decorrer online de 23 a 30 de janeiro, na mais longa edição da sua história.

Opiniões

Isto é uma grande guerra americana

Não havia estratégia nem força, só houve Trump e Giuliani a incentivarem a sua turba a correr para lado nenhum.

Até quando?

Em Portugal é como se caísse um avião cheio de pessoas todos os dias. É uma brutalidade que não podemos normalizar.

Marisa

Voto na Marisa Matias porque representa a visão que defendo para o nosso país e que não é assumida por nenhuma outra candidatura. Uma visão de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Mais Esquerda

Como virar o interior ao contrário?

19 Janeiro

Ouve aqui a conversa sobre serviços públicos no interior do país com Rui Lino e Bárbara Xavier. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Lábios pintados com batom vermelho, um foto publicada por Mísia.
Política

Vermelho em Belém, o batom continua a ser uma arma

16 de Janeiro 2021

Nas redes sociais, a onda de pessoas que pintam os lábios contra a misoginia continua. Veja aqui mais algumas das figuras públicas que não tiveram medo de dar os lábios à luta e leia o que têm a dizer.

Alta Voz

9 de dezembro de 1985: Maria de Lourdes Pintasilgo formaliza candidatura presidencial

18 Janeiro

Engenheira química, dirigente eclesial, primeira mulher a ser ministra em Portugal e única mulher a ser primeira-ministra, Pintasilgo protagonizou uma candidatura presidencial histórica. Conheça aqui a sua história de vida contada e lida por Mariana Carneiro.

Vacina da Moderna a ser preparada. Foto de Commander, U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S.A./Flickr
Sociedade

Guia para desmontar 24 mentiras sobre a vacina da Covid-19

13 de Janeiro 2021

Das teorias da conspiração sobre 5G e chips implantados nas vacinas às dúvidas mais sensatas sobre a rapidez com que foram criadas e a sua eficácia em diferentes estirpes do coronavírus, um conjunto de cientistas dá aqui respostas sobre as vacinas.

Os Cantos da Casa

Na morte de Carlos do Carmo

16 Janeiro

Carlos do Carmo ― Um homem na cidade, 1977.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, 2010.

Maria João Pires e Carlos do Carmo, 2012.

Emissão nº 338, de 16 de janeiro de 2021

Dossier

O mundo em 2020 além da pandemia

Reunimos aqui alguns dos principais acontecimentos do ano a nível internacional, à margem do tema omnipresente na atualidade informativa em 2020. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

As oposições ao regime – comunistas, socialistas, republicanos – acreditam na queda do regime fascista com o fim da Guerra, como acontece um pouco por todo o mundo. No entanto, blindado pelo apoio dos Aliados, Salazar não só venceu todos os embates como saiu reforçado do período da Guerra. Mas esta não deixou de ser, para as oposições, uma das mais ricas experiências culturais e políticas de todo o período fascista.

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Subscrever Newsletter