Com as manifestações, o novo modelo de apoios às artes não implodiu, mas prescreveu. Mantém-se apenas porque não há outro modelo possível em tempo útil, o que corresponde à situação política do Ministro e do Secretário de Estado.

Este dossier é dedicado ao período entre 14 de março e 15 de abril, entre os primeiros resultados do novo modelo de apoios às artes e a sua prescrição, reunindo os principais comunicados e textos das diferentes estruturas. Analisamos o problema político que levou à crise, Luísa Moreira explica os defeitos do próprio modelo, e apontamos possíveis soluçõesPedro Rodrigues olha para os orçamentos da Cultura, Mariana Mortágua dá perspetiva comparadaJorge Campos relembra os cortes sucessivos e acumulados no setor, e Amarílis Felizes fala sobre as manifestações de 6 de abril. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz

Ler Mais

“É preciso proteger SNS e parar com sangria de recursos públicos para o privado”

21 de Abril 2018

Catarina Martins defendeu que precisamos “de um caminho muito diferente daquele que é o caminho do PSD”, lembrando que a única proposta em cima da mesa para uma nova Lei de Bases da Saúde é a de João Semedo e António Arnaut, que o Bloco transformou em projeto de lei.

O umbigo das potências

É necessária interpretação criativa para entender a posição do governo português e do Presidente da República face aos bombardeamentos na Síria. Dizem “compreender” o ataque porque é preciso “construir a paz”.

Sociedade

Inquilinos da Fidelidade lutam pelo seu direito à habitação

30 minutos atrás

No final de uma reunião com inquilinos da Fidelidade, o vereador do Bloco na Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, informou que os moradores, sob ameaça de despejo, vão apelar a autarquias e Parlamento, uma vez que "o seu direito à habitação está posto em causa”.

Internacional

Chomsky e uma centena de académicos exigem libertação de presos políticos catalães

1 hora atrás

Sublinhando que “estamos a viver os dias mais escuros da democracia espanhola desde 1978”, os académicos de 19 países exigem que a União Europeia intervenha de imediato “para deter esta repressão, que representa uma mancha indelével e permanente na democracia europeia”.

Ambiente

Plásticos: A história de uma crise ecológica

1 hora atrás

300 milhões de toneladas de plástico são vendidas a cada ano, e, dessas, 90% vai parar ao lixo, acabando em aterros sanitários, nos oceanos e nos nossos corpos. A EcoWatch reuniu uma breve história do problema e do esforço crescente para combatê-lo. Por Olivia Rosane.

Artigos dossier

Os “milhões” da cultura: quanto vale o apoio às artes?

21 de Abril 2018

"Convenhamos: o financiamento público da criação artística pode causar incómodos a muita gente e a muita coisa, mas não é seguramente às contas públicas". Artigo de Pedro Rodrigues. 

Quatro e Vinte

Marcha Global da Marijuana é dia 5 de maio

20 Abril

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, os organizadores da MGM Lisboa apresentam a marcha deste ano pela legalização da canábis.

Opiniões

Políticas Públicas Climáticas, Petróleo e Gás

Portugal, Espanha e Marrocos e a insanidade institucional. Há algo verdadeiramente estúpido nestes três países: abundantes concessões de exploração de petróleo e gás.

Um país em Guerra e Paz

PS e PSD assinam o acordo para uma maior descentralização de competências para as autarquias, acenando o doce-cenoura da descentralização a um país que tem a regionalização como seu desígnio constitucional.

Precaução, responsabilidade, sustentabilidade

Respeitar os princípios de precaução, responsabilidade e sustentabilidade significa travar os contratos de prospeção de petróleo enquanto é tempo.

Mais Esquerda

"O 18 de Brumário", de Karl Marx, e a questão do fascismo

21 Abril

Intervenção de Fernando Rosas (historiador e investigador, fundador do Bloco) no encontro Karl Marx: 200 anos.

"Iremos até ao fim" Cartaz de Maio 68
Cultura

Maio 68: À bientôt, J’espere

17 de Abril 2018

Em artigo publicado em 2008 na revista “A Comuna”, Mário Tomé salienta que em 1968 o “ambiente internacional era de crise do sistema” e afirma que “a revolução de Maio de 68 foi a primeira de âmbito global”.

António Louçã: Nas vésperas do 9 de abril e nos meses seguintes houve 18 rebeliões e motins dos soldados portugueses. Foto de Luis Leiria
Cultura

La Lys, a batalha que não existiu

15 de Abril 2018

Na contracorrente da exaltação patriótica e chauvinista das declarações oficiais em torno do centenário do 9 de abril de 1918, o historiador e jornalista António Louçã realizou um documentário onde mostra que a tão evocada batalha, na verdade, não existiu: o ataque alemão deixou a tropa portuguesa sem comando, rendendo-se em massa. Por Luis Leiria.

carlos menezes
esquerda.radio

Carlos Menezes n' Os Cantos da Casa

19 Abril

Samuel ― Sempre um fim, sempre um começo, 2016.

Carlos Menezes ― Em voz, 2015.

José Alberto Sardinha ― Recolhas musicais da tradição oral portuguesa, 1982.

Fernando Lopes-Graça ― Suite rústica nº 1, 1950.

Prana ― Ser nenhum, 2018.

Edição nº 277, de 19 de abril de 2018

Alta Voz

Quem são os curdos?

16 Abril

Ouve aqui o artigo de Luís Leiria "Perguntas e respostas sobre os curdos".

Uma das mais célebres bibliotecas de sempre, um dos maiores centro do saber da Antiguidade. Tinha o propósito de difundir o saber grego clássico para o Oriente. Depois ardeu. Há o e-reader.

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Dossier

Ghost in the Shell, de Mamoru Oshii.

O período de consentimento e participação na maior operação de invasão da privacidade alguma vez operada na história da humanidade parece ter sofrido o seu primeiro momento de crise. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz. 

Agenda

22 Abril

Começamos pela descoberta livre da Biblioteca Pública da Casa da Achada e cada um escolhe um livro para levar para casa. A partir daí, em cada domingo, tudo pode acontecer com os livros e os leitores.
Lisboa, Casa da Achada, 11h.

Com Susana Baeta.
Lisboa, Casa da Achada, das 15h30 às 17h30.

15h30 – Filme: Another Lisbon story, de Claudio Carbone. Com a presença do realizadora – sala 3; 16h - Workshop infantil – 4 aos 8 anos : As cores da cidade cinzenta. Parceria Alto Comissariado para as Migrações - sala 2; 17h – Filme: Post truth times we the media, de Héctor Carré - sala 3; 17h30 – Performance: psss, por Zacarias Gomes - sala 2; 18h30 – Sessão oficial de encerramento – Filme: City of ghosts, de Matthew Heineman. Parceria ONU Portugal - sala Manoel de Oliveira. Todos os dias do Festival: Exposição - Libertador dispensado, Nuno Bettencourt e Ruy Otero; e Vídeo instalação Grândola RMX, João Meirinhos. Todas as atividades são de entrada gratuita. Toda a programação aqui.
Lisboa, Cinema São Jorge - Av. da Liberdade nº175.

Organização: Sementeira. Ver evento de facebook.
Viseu, Sementeira - Rua das Ameias, nº6, 20h.

Pelo Teatro Art'Imagem. Inserido no MITEU. Ver evento de facebook.
Galiza, Auditório Municipal de Ourense, 20h (hora local).

Subscrever Newsletter