Sexta à noite há debate online sobre respostas para populações em risco

2 de Abril 2020

O debate vai juntar o técnico da Câmara de Lisboa Ricardo Fuertes, a deputada municipal bloquista no Porto Susana Constante Pereira e o sociólogo Sérgio Aires. A iniciativa é transmitida em direto no facebook do esquerda.net, com intérprete de Língua Gestual Portugesa.

O coronavírus e a “alegria de viver”

Ninguém esperava que a crise se acelerasse por via de uma pandemia com efeitos na atividade económica. O encerramento de empresas, o colapso da procura e a restrição de atividades vão desencadear uma contração drástica.

trabalhador da construção civil
Política

Trabalhadores da construção também se queixam de falta de proteções

2 horas atrás

Se não forem tomadas medidas, “a construção civil poderá ser um dos setores onde podem morrer mais pessoas”, avisa o presidente do Sindicato da Construção de Portugal. que exige testes bissemanais nas obras públicas e privadas.

Foto reproduzida pelo Museu do Aljube.
Cultura

Museu do Aljube quer ouvir Memórias de Abril

2 de Abril 2020

Seguindo a tradição de abrir as suas portas no dia 25 de Abril, este ano, o Museu fá-lo através do facebook. E pede que partilhemos as nossas Memórias de Abril. Algumas serão divulgadas a partir desta rede social no dia em que se comemora a Revolução dos Cravos.

Zezico Guajajara. Foto do Cimi.
Internacional

Brasil: Assassinado mais um líder indígena que se opunha ao roubo de madeira

2 de Abril 2020

Zezico Rodrigues Guajajara era professor, líder comunitário e defensor da floresta. É o quinto dirigente dos Guajajara morto desde novembro e o 49º desde o início do século. Além da violência, as associações estão preocupadas com a chegada do coronavírus.

trabalhadora, carro, linha de montagem, autoeuropa
Sociedade

Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa denunciam 500 despedimentos

2 de Abril 2020

Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial falam em "despedimento generalizado de trabalhadores com contrato temporário" e temem que o desemprego se venha a estender em breve aos contratados a prazo nas empresas que produzem para a Autoeuropa.

Opiniões

Emergência e medidas que faltam

O Estado de Emergência não introduziu nenhuma pausa política à ação dos partidos nem decretou amnistia na luta de classes.

Vamos falar a sério de segurança?

Em todo o mundo, os neoliberais fazem fila para pedir a intervenção do Estado. A segurança só existe no depauperado e corajoso Serviço Nacional de Saúde.

Uma repugnância atrás da outra

A crise económica provocada pela Covid-19 será longa e profunda. Para a enfrentar, o Estado terá de entrar em campo como poucas vezes vimos, para apoiar o emprego, as empresas e a produção.

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 28 de março]

Sociedade

“Onda de despedimentos é caminho para miséria”, diz apelo contra a impunidade laboral

2 de Abril 2020

Dois antigos líderes da CGTP, Manuel Carvalho da Silva e Arménio Carlos, fazem apelo conjunto com fundador do movimento dos precários, Tiago Gillot, e personalidades do direito do trabalho, da economia, da cultura e da Igreja. Disponível para subscrição aqui.

Alta Voz

Dormir, dormir

22 Março

Uma canção de embalar é o mote para este conto pouco tranquilizador de Anton Tchékhov lido por António Capelo e que pode ser escutado aqui.

Quatro e Vinte

Dispensários de canábis declarados “serviços essenciais” na quarentena

20 Março

À semelhança das farmácias e dos supermercados, as lojas que vendem a canábis para uso medicinal em Nova Iorque, São Francisco e noutras cidades norte-americanas continuarão abertas durante a quarentena. Saiba mais no Quatro e Vinte, o podcast quinzenal da atualidade canábica em português.

esquerda.radio

Marta Hugon n' Os Cantos da Casa

14 Março

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

222012408870965

País ligado | 2 Abril

Emergência: mais apoio social e justiça na economia

É preciso garantir a luz e a água e as telecomunicações. É preciso garantir apoio a quem perdeu todos os rendimentos e ainda não tem uma resposta.

Casas sim, despejos não!
Sociedade

Guia para #FicarComCasa - moratórias ao crédito à habitação, rendas, despejos

28 de Março 2020

Há mudanças relevantes e outras em preparação. Encontra aqui resposta às tuas dúvidas. O que está a mudar para garantir o direito à habitação na crise que chegou? Quem fica mais protegido e quem continua em apuros? As medidas são suficientes? [Artigo atualizado a 2 de abril]

Agenda

3 Abril

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

De segunda a sexta-feira, sempre às 13h, Jorge Rodrigues conduz um programa de cerca de 30 minutos que narra algumas das estórias e da história do Teatro São Carlos. Muitos pretextos para ouvir a melhor música e saber mais sobre os quase 227 anos de vida de São Carlos.

A peça é transmitida aqui a partir das 16h.

O link do filme ficará disponível das 12h de quinta (02/04) às 12h de sábado (04/04) na Página de Facebook

Dossier

"Em cada esquina um amigo"

A pandemia do coronavirus provocou o colapso do turismo e a paralisação de muitos setores da economia. Para já, o importante é travar os despejos e assim evitar que as pessoas fiquem sem teto. Mas o regresso da crise global exige uma resposta que passa pela defesa do direito à habitação e pelo controlo dos preços especulativos. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter