Este dossier é a singela homenagem do esquerda.net ao artista, cantor, compositor e lutador contra as opressões, que faleceu esta terça-feira. Será um dossier em atualização, com textos publicados após o falecimento, mas também com documentos já publicados no esquerda.net

No dossier pode aceder à notícia do esquerda.net sobre a morte de José Mário Branco, a nota de pesar do Bloco, vídeos do artista, testemunhos que irão sendo publicados, de momento pode aceder já aos de Francisco Louçã, Soraia Simões de Andrade, Rui Júnior, Carlos GuerreiroAfonso Dias, João Lóio, João Branco, Luís CíliaPedro Fidalgo, Manuel Pedro Ferreira, Antón MascatoMário Tomé. Publicamos também entrevistas, notícias, opiniões e vídeos divulgados anteriormente no esquerda.net

Dossier em atualização

Ler Mais

PREVPAP: Precários da RTP em protesto no Parlamento

3 horas 34 minutos atrás

Esta sexta-feira estará em discussão no Parlamento, a pedido do Bloco, o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública. Os trabalhadores precários da RTP agendaram um protesto para este mesmo dia, exigindo ao ministro das Finanças que cumpra os seus compromissos.

Criar um regime que promova a exclusividade dos profissionais de saúde

É preciso criar um regime que promova a exclusividade, que valorize quem se dedica a tempo inteiro ao serviço público, que permita captar profissionais para que os serviços não encerrem, para que os tempos de espera não se perpetuem.

Artigos dossier

A obra de José Mário Branco é única na música portuguesa

19 de Novembro 2019

O seu estilo como compositor e poeta são vincadamente seus. O seu empenho na luta para um mundo melhor e igual para todos é um exemplo. A sua amizade, uma bondade do destino. E tudo isto junto é muito bom. Por João Lóio.

Benjamin Netanyahu.
Internacional

Netanyahu acusado oficialmente de corrupção e fraude

3 horas atrás

O procurador-geral de Israel acusou o primeiro-ministro de corrupção, fraude e abuso de confiança em três processos distintos. Netanyahu recusa demitir-se e afirmar estar a ser alvo de uma "tentativa de golpe".

"É tempo de mudança real". Manifesto do Labour para as eleições britânicas. Novembro de 2019.
Internacional

“Tempo de mudança real”, Labour lança manifesto eleitoral radical

21 de Novembro 2019

Jeremy Corbyn quer um “blitz de investimento público” financiado através do aumento dos impostos dos mais ricos e combate às alterações climáticas pago pelas empresas de combustíveis fósseis. Nacionalizações, banda larga grátis, um milhão de casas a custos controlados e de empregos climáticos são outras propostas.

Fotografia de Paulete Matos
Política

Bloco solidário com a luta dos profissionais das forças e serviços de segurança

21 de Novembro 2019

Esta quinta-feira, o Bloco emitiu um comunicado em que se diz solidário com a luta dos profissionais das forças e dos serviços de segurança. Sandra Cunha, deputada do Bloco, sublinhou a importância de se contabilizar o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira e de se fazer uma revisão das tabelas remuneratórias.

Opiniões

Alarmismo, sr. ministro da Educação?

E já faz três anos que o primeiro-ministro António Costa deixou a promessa de “erradicar o amianto, essa substância cancerígena, dos espaços públicos”.

Dez erros da expansão do aeroporto da Portela

A sua expansão significa que o aeroporto se vai manter no centro da cidade nos próximos 50 anos, afetando o bem-estar e a saúde desta e das próximas duas gerações.

Como salvar os multimilionários

A hipótese de englobamento dos rendimentos prediais tem provocado sobressaltos. Os situacionistas têm razão: estão a defender um privilégio.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no México adiada até abril

20 Novembro

Nesta edição do podcast da atualidade canábica pode saber mais sobre os negócios da canábis em Portugal e as últimas novidades dos Estados Unidos, México e Reino Unido.

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias assinando o acordo de coligação entre o PSOE e o Unidas Podemos.
Internacional

Cenários para depois de uma batalha

18 de Novembro 2019

O que fizer o governo de coligação PSOE-UP marcará duradouramente a política espanhola. As direitas não tardarão a disputar a rua e tenderão a aproveitar cada contradição e fraqueza para encurralar um governo que já nasceu com dificuldades. Por Manuel Monereo.

César Prata e Vânia Couto
esquerda.radio

César Prata & Vânia Couto n' Os cantos da Casa

18 Novembro

César Prata & Vânia Couto ― Rezas, benzeduras e outras cantigas, 2019.
Charanga ― Charanga com X, 2019.
José Afonso ― Ao vivo no Coliseu, 1983.
Amílcar Vasques-Dias & Cláudia Pereira Pinto & João Lucena e Vale ― Canções de Évora, 2013.
Andersen Molière ― Aldeia dos tristes, 2010.

Edição nº 315, de 18 de novembro de 2019

Alta Voz

Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever

18 Novembro

Ouve aqui o podcast do texto "Sete razões para não escrever romances e uma só para os escrever", de Javier Marías, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Sociedade

De que lado estamos? Feminismo para o séc. XXI

17 de Novembro 2019

Não é possível superar o patriarcado sem superar também o capitalismo, porque eles são um e o mesmo sistema. Por isso somos feministas, mas somos feministas anticapitalistas. Nada pela metade, sempre a luta toda. Artigo de Andrea Peniche para a revista Esquerda.

Agenda

22 Novembro

Organização: Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA). Moisés Ferreira irá representar o Bloco de Esquerda. O evento é de entrada livre, mediante inscrição prévia
Lisboa, Auditório Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento.

O jantar deste ano é preparado por Make Food Not War. Contribuição solidária de 20 euros por pessoa. Informações e inscrições pelo e-mail mppm.palestina@gmail.com ou pelos telefones 917407005 ou 935853652. Mais informações.
Lisboa, Grupo Sportivo Adicense (Rua de São Pedro, 20, a Alfama), 20h.

Dossier

Argentina, Alberto Fernández e Cristina Fernández Kirchner - Foto de Julio Gelves/Epa/Lusa

As eleições deste domingo 27 na Argentina devem confirmar o resultado das primárias de 11 de agosto e dar a vitória, possivelmente já na 1ª volta, ao peronista Alberto Fernández. O fim do governo de Maurício Macri marca a derrota de um dos principais aliados de Trump e de Bolsonaro no continente. Dossier organizado por Luis Leiria.

Ler mais

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Fernando Carrilha.

Subscrever Newsletter

Newsletter

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.