Marega, jogador do Porto abandonou o campo por ser vítima de cânticos racistas

4 horas 19 minutos atrás

Moussa Marega, jogador do Futebol Clube do Porto, foi vítima de cânticos racistas no decorrer do jogo deste domingo entre esta equipa e o Vitória de Guimarães. O jogador do Mali decidiu abandonar o campo, tendo pedido para ser substituído. Catarina Martins, no Twitter, demonstrou a sua solidariedade para com o jogador.

Eutanásia, direito a morrer com dignidade

Se alguma coisa mudou não foi a qualidade do debate sobre a morte assistida, foi apenas o oportunismo político de alguns.

Bernie Sanders

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

18 minutos atrás

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Manifestação contra a extrema-direita em Erfurt. Fevereiro de 2020.

Polícia alemã desmantela rede de extrema-direita prestes a cometer atentados

2 horas atrás

A polícia federal alemã prendeu esta sexta-feira 12 suspeitos de planear ataques contra políticos, refugiados e muçulmanos. Faziam parte de um grupo chamado “Der harte Kerne”. No dia seguinte, como estava marcado, milhares de pessoas saíram às ruas de Dresden e de Erfurt para dizer não a “pactos com os fascistas”.

Cartaz na caravana contra as multinacionais, uma iniciativa dos sindicatos da Colômbia em julho de 2014.
Artigos dossier

Liberalismo e neoliberalismo

9 de Fevereiro 2020

“O liberalismo é o outro nome da utopia capitalista, ou seja, da distopia capitalista para os subalternos”. Publicamos aqui em conjunto duas entradas, uma sobre liberalismo e outra sobre neoliberalismo, elaboradas pelo economista João Rodrigues para o Alice Dictionary do CES da Universidade de Coimbra.

Manifestação anti-racista em Milão

Itália: os frutos amargos das vicissitudes da esquerda

7 horas atrás

Neste artigo, o ex-senador da esquerda italiana Franco Turigliatto descreve a situação política italiana atual no contexto da crise económica e dos ataques contra os direitos dos trabalhadores e migrantes que ocorreram nos últimos anos.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferente das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

A nova extrema-direita soma liberalismo a autoritarismo. Chega, Vox, Salvini assemelham-se nisso. O mapa das extremas-direitas na Europa é complexo. Mas as que estão no governo têm em comum defender os interesses das elites económicas contra os trabalhadores. Louvam Trump, autor de uma reforma fiscal em benefício dos mais ricos, e Bolsonaro que ataca os pobres. Por outro lado, o caráter autoritário do próprio liberalismo merece análise de Jaime Pastor, Fernando Rosas, Francisco Louçã, João Rodrigues e Marilena Chauí.

Opiniões

Democracia sem ponto

Foi nas salas dos nacionais - São João, no Porto, e Dona Maria, em Lisboa - que aprendi a ver teatro.

A palavra é sofrimento

Uma síntese do que se escreveu quando já nada mais há a dizer. Morrer não é só uma fatalidade quando morrer é quase uma obrigação. É dignidade pelo livre arbítrio e pela escolha individual, o fim de um sofrimento atroz.

Animais em investigação: "Dinamizar debate de métodos de experimentação alternativos"

A Comissão para a proteção dos animais utilizados para fins científicos deve levar a sério as incumbências que lhe ficaram definidas por lei e portaria, as propostas que fazemos devem trabalhar nesse mesmo sentido de rigor e credibilidade.

Sociedade

Despenalização do aborto: balanço e desafios

12 de Fevereiro 2020

Ao contrário do que anunciavam os arautos do fim do mundo, não só nada piorou, como estão a diminuir consistentemente, ano após ano, as interrupções voluntárias da gravidez. A despenalização, a 11 de fevereiro de 2007, trouxe sim mais acompanhamento, mais saúde e mais segurança. E mais planeamento familiar. Por Mariana Carneiro.

Alain Badiou em março de 2009.

Badiou, o filósofo comunista contra “o amor securitário”

14 de Fevereiro 2020

Quando um velho filósofo comunista se depara com a sua cidade cheia de anúncios de um site de encontros o que pensa disso? Este é a provocação inicial de que parte o livro “O elogio ao amor” de Alain Badiou de que traduzimos um excerto em que defende que “é preciso reinventar o risco e a aventura, contra a segurança e o conforto”.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Quatro e Vinte

Ex-presidente do Infarmed soma empregos na indústria da canábis

4 Fevereiro

Em outubro, Eurico Castro Alves foi contratado para a direção da Symtomax. Esta semana foi contratado para o conselho consultivo da canadiana EXMCeuticals, a quem ajudou a conseguir a primeira licença concedida pelo Infarmed para investigação da canábis.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotogaleria

parlamentos

O voto de pesar da fundadora, dirigente e deputada do Bloco de Esquerda à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores foi esta sexta-feira aprovado por unanimidade.

Dossier

O acordo pós-eleitoral com o PS na Câmara de Lisboa permitiu ao Bloco ter pela primeira vez responsabilidades executivas na gestão da capital nas áreas da Educação e Direitos Sociais. O que foi feito e o que mudou na primeira metade deste mandato? Dossier organizado por Luís Branco e Rodrigo Rivera.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

16 Fevereiro

Orientação: Dra. Marília Falci Medeiros e Dr. Rogério Bitarelli Medeiros. Organização: Partido dos Trabalhadores - Núcleo Lisboa. Ver evento de facebook.
Lisboa, A Voz do Operário - Rua da Voz do Operário, 13, 15h.

Mediante marcação. Ver evento de facebook.
Porto, Junta de Freguesia do Bonfim - Campo 24 de Agosto, 294, 16h.

Por Ana Teresa Magalhães. Ver evento de facebook.
Lisboa, Tigre de Papel - Rua de Arroios, 25, 16h.

Subscrever Newsletter