A vacina contra a covid-19 lançou uma grande esperança na luta global contra a pandemia. Mas essa esperança parece agora defraudada pelo modelo de resposta escolhido, marcado pela escassez de vacinas, falta de transparência e decisões incompreensíveis.

Neste dossier entrevistamos Marisa Matias, que testemunhou a evolução de todo o processo de decisão europeu quanto às vacinas. Publicamos artigos de José Aranda da Silva, António Guterres, Bruno Maia, Michael Jennings e Andrea Capocci com alertas para a desigualdade da repartição da vacina. E de Jorge Luis Díaz, Álvaro Arador, José Soeiro e José Gusmão, que também escreve com Moisés Ferreira e Bruno Maia sobre questões de propriedade intelectual. Nuno Veludo fala do passaporte de vacinação.

Ler Mais

Juiz do Supremo anula condenações a Lula da Silva

8 de Março 2021

Decisão sobre o habeas corpus interposto pela defesa de Lula em novembro devolve ao ex-presidente do Brasil a possibilidade de se apresentar a eleições. Mas também pode ajudar Moro a escapar às acusações de parcialidade. Bloco saúda Partido dos Trabalhadores "pela vitória da democracia contra a judicialização da política".

Fotogaleria

A Greve Feminista passou pelo Largo Camões, em Lisboa, para assinalar o 8 de Março. Fotos de Ana Mendes.
Carles Puigdemont, Clara Ponsati e Toni Comín.
Internacional

Parlamento Europeu levanta a imunidade de Puigdemont

7 minutos atrás

O Parlamento Europeu aprovou esta segunda-feira o levantamento da imunidade parlamentar do antigo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont e de outros dois eurodeputados catalães independentes, Toni Comin e Clara Ponsati.

Sociedade

Eurest escolhe 8 de Março para anunciar despedimento de 141 trabalhadoras

8 de Março 2021

Empresa que explora cantinas e refeitórios já tinha recentemente avançado para o despedimento coletivo de 116 trabalhadores, denuncia a federação sindical. Agora quer despedir mais 146.

Política

Groundforce: Trabalhadores continuam em protesto

8 de Março 2021

Trabalhadores da Groundforce manifestaram-se em frente ao Parlamento. Deputada bloquista Isabel Pires esteve presente na ação e referiu que chamou à Assembleia da República as organizações dos trabalhadores, a administração da empresa e o Ministro das Infraestruturas.

Sociedade

Novo Banco: Sindicalista acusa Governo de dar cobertura a despedimentos

8 de Março 2021

Nuno Matos, dirigente e delegado sindical do SINTAF, enfrenta um processo de despedimento por parte do Novo Banco. A entidade bancária recusa-se a reconhecer a existência de uma transmissão de estabelecimento e a salvaguardar os direitos deste trabalhador.

Opiniões

Vacinas, um bem público, universal

Apesar da resposta europeia, que levou ao sucesso científico sem precedentes, as vacinas alcançadas não são um bem comum disponível para toda a humanidade. A pandemia tornou evidente que, para alguns, esta tragédia é acima de tudo, uma gigantesca oportunidade de lucro.

Elas, as que “não trabalham”

A decisão é histórica. O Supremo Tribunal de Justiça condenou um homem ao pagamento de 60.782 euros à ex-companheira pelo trabalho doméstico desenvolvido por ela ao longo de quase 30 anos de união de facto.

Olhar para o futuro e reconstruí-lo para as gerações futuras – ou já para amanhã

O vírus da Covid 19 chegou e se veio criar novos problemas para toda e cada uma das nossas vidas, veio também, por outro lado, “apenas” pôr a descoberto os problemas já velhos que o direito do trabalho enfrenta.

Alta Voz

Nos 50 anos da eleição de Allende, um regresso à via chilena para o socialismo

8 Março

A 4 de Setembro de 1970, Salvador Allende era eleito presidente do Chile inaugurando três anos de tentativa de construir um "poder popular". Franck Gaudichaud analisa esta tentativa num artigo lido por Carlos Carujo.

Alain Badiou en 2011. Foto de Jean-François Gornet/Flickr.
Política

Alain Badiou: Os quatro princípios do marxismo

6 de Março 2021

Um marxismo vivo reaparecerá e inscrever-se-á a possibilidade do comunismo na consciência geral da humanidade?, questiona o filósofo Alain Badiou nesta entrevista em que apresenta esta posição política como a possibilidade de transformação do princípio de classe na sociedade humana.

Ana Ferreira, investigadora do CICS.NOVA
Sociedade

“Um terço dos investigadores contratados apresenta níveis elevados de burnout profissional”

2 de Março 2021

A investigadora do CICS.NOVA Ana Ferreira liderou o estudo sobre precariedade e burnout entre os investigadores com contratos a prazo e explica os impactos “avassaladores” da precariedade na vida destas pessoas, numa entrevista conduzida por André Soares.

 

Quatro e Vinte

Canábis legal em Marrocos? Cultivadores esperam para ver

4 Março

A proposta de lei do governo marroquino vai concentrar o comércio numa agência governamental e só será autorizado o cultivo em seis regiões. Ouça estas e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Convocar a História

100 anos do PCP: História e historiografia

3 Março

Nos cem anos do Partido Comunista Português, o Convocar a História assinala a efeméride com uma série de quatro programas centrados na história deste partido. O ciclo inicia-se com uma conversa com José Pacheco Pereira precisamente sobre história e historiografia

Sociedade

Covid-19 e imigração: À espera pelo direito a viver

27 de Fevereiro 2021

A pandemia veio agravar a situação dos imigrantes, a quem o Estado português nega direitos. Não são números, são pessoas. E para escrever sobre as suas vidas, os seus sonhos, as dificuldades que enfrentam, nada melhor do que olhá-las nos olhos. E ouvi-las. Texto e fotos de Mariana Carneiro.

Os Cantos da Casa

Capicua n' Os Cantos da Casa

27 Fevereiro

Capicua ― Madrepérola, 2020.

Júlio Resende ― Fado Jazz Ensemble, 2020.

Almanaque ― Desfiando cantigas, 1984.

Hugo Vasco Reis ― Poema anacrónico, 2013.

Francisco Naia ― Canções do resistir, 2019.

Edição nº 341, de 26 de março de 2021

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Política

Cinco moções candidatas à XII Convenção do Bloco

5 de Março 2021

Foram divulgadas as moções de orientação que estarão em debate no processo preparatório da próxima Convenção do Bloco, agendada para o fim de semana de 22 e 23 de maio no distrito do Porto.

Notícia do jornal “A Batalha” da assembleia de fundação do Partido Comunista Português – avante.pt
Cultura

O PCP foi fundado há 100 anos

6 de Março 2021

O Partido Comunista Português é considerado um caso único na história do movimento operário internacional. A sua fundação não resulta de um poderoso movimento de massas, nem de uma cisão do Partido Socialista. Por João Vasconcelos

Rosa Luxemburg. Mural em Orgosolo. Foto de mini_malist/Flickr.
Política

Por Rosa Luxemburgo

5 de Março 2021

A revolucionária polaco-alemã nasceu há 150 anos. Procurou inovar o marxismo. E a forma como viveu é uma lição extraordinária, inalterada pelo tempo, que fala a uma nova geração de militantes que optou por continuar as múltiplas batalhas que empreendeu. Por Marcello Musto.

Pandemia e ser humano. Foto de Marco Verch/Flickr.
Sociedade

Como lidar com as debilidades e forças da ciência durante a pandemia

4 de Março 2021

Neste tempo em que a ciência está absolutamente presente no quotidiano e em que estamos treinados para aceder e dispor da informação só com um clique, exige-se-lhe infalibidade quando o que ela tem para nos dar é humildade e ausência de dogmas. Por Inmaculada Yruela Guerrero.

Internacional

Com o governo Draghi, o regresso paradoxal do bloco burguês

3 de Março 2021

O bloco burguês não é simplesmente uma aliança social que reúne as classes média e alta da direita e da esquerda em torno de uma reforma neoliberal do capitalismo legitimada pelo processo de unificação europeia. É também um projeto ideológico que implica uma reestruturação completa das clivagens políticas. Artigo de Stefano Pombarini.

Dossier

Ameaçado pela justiça com a perda de mandato por causa do “caso Selminho”, Rui Moreira promete recandidatar-se após dois mandatos também marcados pela atitude prepotente face à oposição e o desprezo pela participação cidadã. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter