1463493474070987

“Inflação não pode ser uma licença para lucrar”

25 de Maio 2022

No debate do OE 2022, a maioria absoluta do PS, na maior parte dos casos com o apoio de PSD, IL e Chega, continuou a chumbar as propostas apresentadas pelo Bloco em defesa das 35 horas no privado e de outros direitos do trabalho. Mariana Mortágua salientou que a “inflação não pode ser uma licença para lucrar”.

Comunidade

Direito de resposta: "Marco Galinha não tem qualquer ligação à oligarquia russa"

25 de Maio 2022

Por efeito de deliberação do Conselho Regulador da ERC, publicamos o direito de resposta enviado por Marco Galinha.

Andreas Malm, Code Rood 2018, flickr
Cultura

A violência na obra de Andreas Malm

25 de Maio 2022

A radicalidade do aventureirismo solitário não integra a atual situação da luta de classes na nossa sociedade. O fascínio pelas soluções fáceis é contrastado pela aridez da realidade: afinal, para construir força social é mesmo preciso trilhar caminho. Por Andreia Galvão.

Ambiente

Pesticidas nocivos nas frutas estão a aumentar e Portugal não é exceção

25 de Maio 2022

Um estudo da Pesticide Action Network identificou a presença nas frutas e vegetais de 55 pesticidas que os países da UE deviam ter substituído desde 2011 por produtos menos nocivos para a saúde. Peras e maçãs produzidas em Portugal estão no topo da lista.

Professores e professoras de Técnicas Especiais das Escolas Artísticas António Arroio (Lisboa) e Soares dos Reis (Porto) protestaram contra a precariedade, Escola António Arroio, 25 de maio de 2022 – Foto de Manuel de Almeida/Lusa
Sociedade

Professores das escolas artísticas protestaram contra precariedade

25 de Maio 2022

Docentes das Escolas Artísticas António Arroio, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto, manifestaram-se esta quarta-feira. Exigem o fim da precariedade laboral e a integração nos quadros e acusam o Governo de faltar à palavra.

Internacional

Massacre em Uvalde foi o mais mortífero dos últimos 10 anos em escolas nos EUA

25 de Maio 2022

19 crianças e dois professores morreram na terça-feira num tiroteio numa escola em zona rural do Texas. Lóbi das armas mantém a sua festa anual este fim de semana no Texas, enquanto as medidas para o controlo de armas continuam a esbarrar no Senado norte-americano.

Opiniões

Pôr a saúde a render e depois queixamo-nos

Embora não pague nem queira pagar salários que atraiam médicos de família, a ministra permitiu deste modo a ideia de que a confiança entre o médico e a utente pode ser substituída por prémios avulsos aos profissionais pelas decisões que cabem às mulheres.

O bom-senso não paga a renda

O cenário da conversa é, digamos, uma loja de uma grande cadeia de vestuário. Três trabalhadores discutem sobre qual a hora a que devem entrar ao trabalho: aquela que está assente nos seus horários e contratos ― a de abertura da loja ― ou aquela a que todos, realmente, entram.

Homossexuais: o retrato diabólico e doente

A ideia de que só alguns membros da sociedade com práticas alternativas às heterossexuais estavam sujeitos às demais doenças e vírus mortíferos, está ultrapassada. Mas, temos que lidar com atos e afirmações estruturalmente discriminatórias, mesmo vivendo em 2022.

Alta Voz

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

24 Maio

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Internacional

EUA: quais as grandes empresas que financiam os políticos anti-aborto

21 de Maio 2022

A possibilidade de revogação do Supremo Tribunal dos EUA da decisão que protege as mulheres que abortem necessita de respaldo ao nível estadual. Desde 2016, a acumulação de poder por parte de políticos “anti-aborto” tem sido apoiada financeiramente por algumas das maiores empresas do país. Por Judd Legum e Rebecca Crosby.

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

20 Maio

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Cabeças de lista da NUPES na apresentação da candidatura.
Internacional

NUPES: Que unidade é esta da esquerda francesa?

15 de Maio 2022

Após ter ficado a 1,2% da segunda volta das presidenciais, Mélenchon transformou a derrota numa dinâmica de unidade à esquerda. E agora é mesmo ele quem desafia o presidente eleito nas legislativas que se avizinham. Mas a unidade não é um slogan e os seus caminhos são complexos. Artigo de Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de Maio 2022

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

26 Maio

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

Uma iniciativa do Roteiro para uma Educação Antirracista, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúba, com organização de Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela, em parceria com a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Beatriz Gomes Dias. Mais informações
Lisboa, Biblioteca do Palácio Galveias, 10h00-19h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Com Marisa Matias. Organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Anfiteatro 2 da FLUP, 15h00

Encenação de Jorge Silva Melo. Mais informações
Lisboa, Teatro Nacional D. Maria II, 19h00

Organização de Paula Sequeiros, Maria José Carvalho e Graça Capinha. Apresentação com Lígia Ferro (ISUP) e Luís Fernandes (FPCEUP). Sessão presencial e online. Mais informações.
Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 18h00
 

Com Beatriz Gomes Dias (vereadora Câmara Municipal de Lisboa), Isabel Pires (deputada Municipal) e Catarina Medeiros (membro da Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior. Mais informações
Lisboa, Praça do Martim Moniz, 18h00

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.