“Uma democracia é forte quando toda a gente vê reconhecidos os seus direitos”

44 minutos 26 segundos atrás

Esta quarta-feira, Catarina Martins visitou a associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura, na Amadora. A coordenadora do Bloco afirmou que os impedimentos burocráticos à regularização das pessoas migrantes são inaceitáveis.

programas

Este é o primeiro episódio de "Conta-me como é", a melhor sitcom da campanha eleitoral!

Michel Temer em 2017.

Temer: destituição de Dilma foi golpe

3 minutos atrás

O ex-Presidente brasileiro, que ficou com o lugar no seguimento da destituição de Dilma Rousseff, classificou esse processo como golpe pela primeira vez. Distanciando-se do impechament, Temer declarou: “nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse”.

Política

“PSD, CDS e PCP atiraram lei da gestação de substituição para a inconstitucionalidade”

1 hora atrás

Tribunal Constitucional chumbou as alterações ao regime da gestação de substituição. Moisés Ferreira lembra que o Bloco já tinha alertado para a inconstitucionalidade da lei se esta não previsse o arrependimento da gestante até ao registo da criança e garante que o partido voltará a apresentar a proposta.

Sociedade

Autoridade da Concorrência condena EDP a coima de 48 milhões de euros

3 horas atrás

AdC frisa que a atuação da empresa traduziu-se num “dano para o sistema eléctrico nacional e para os consumidores de cerca de 140 milhões de euros”. Para Jorge Costa, “que este abuso seja castigado é o que há de mais normal”, sendo que “agora falta saber como pretende o governo garantir a devolução dos 140 milhões que a EDP recebeu a mais”.

Política

“São precisos todos os esclarecimentos, é isso que toda a gente neste país espera”

3 horas atrás

Questionada sobre a demissão do Secretário de Estado da Proteção Civil, Catarina Martins afirmou que, “mais do que a demissão, interessa-nos explicações”, e que não é razoável que o Ministério da Administração Interna não tenha conseguido explicar e a Procuradoria Geral da República não se tenha chegado a pronunciar.

Opiniões

O que sabemos sobre Regionalização?

O Relatório da Comissão Independente para a Descentralização nomeada pela AR refere claramente que as Regiões são essenciais para inverter o agravamento sucessivo das assimetrias territoriais em Portugal.

Os saborosos milagres das contas do PS

As contas do PS demonstram que não haverá aumento relevante para a função pública, que algumas prestações sociais serão reduzidas, não se sabe como, que o programa de habitação não tem dinheiro suficiente e que o investimento público continuará medíocre.

Balanço a quatro anos de lutas no parlamento madeirense

A poucos dias do final da XIª Legislatura da Assembleia Legislativa da Madeira, talvez seja importante fazermos um pequeno balanço da atividade que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda desenvolveu nestes quatro anos, no Parlamento madeirense.

Entrevista

Legislativas 2019: Programa do Bloco disponível online

24 de Agosto 2019

O Bloco apresenta as suas "escolhas fortes para responder às várias crises que vivemos". Escolhas essas que defendem e reforçam o Estado Social, o direito à habitação, os direitos laborais e protegem o ambiente da fúria extrativista que ameaça a vida na Terra. O programa está disponível em programa2019.bloco.org.

esquerda.radio

Luís Severo n' Os cantos da Casa

15 Setembro

Luís Severo ― O Sol voltou, 2019.

Cacau ― Cacau, 2014.

Janita Salomé ― A cantar ao Sol, 1983.

O Grilo e a Longifolia ― Como se chama o teu disco?, 2016.

Pedro Viana ― Ainda sonho com este som, 2019.

Edição nº 311, de 15 de setembro de 2019

Moisés Ferreira.
Política

Abertura do governo a nova PPP “vai ao arrepio de tudo o que é o interesse do SNS”

11 de Setembro 2019

O deputado bloquista Moisés Ferreira não gostou de ouvir a ministra da Saúde admitir vir a lançar novo concurso para a gestão privada do Hospital de Vila Franca de Xira após o fim da atual concessão ao grupo Mello.

Vladimir Putin na TV
Entrevista

20 anos de Putinismo: a luta está viva na Rússia

1 de Setembro 2019

O regime autoritário de Vladimir Putin diz oferecer ordem em vez do caos pós-soviético. Mas a dura repressão das manifestações da oposição mostra o seu medo do crescente descontentamento popular. Artigo de Ilya Matveev.

Mais Esquerda

Diego Garcia no micro-fórum do rio Dão

16 Setembro

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Diego Garcia.

Dossier

Bombeiros combatem as chamas no estado do Acre, Amazónia brasileira. Foto Lusa/EPA.

A Amazónia continua a sofrer a desflorestação e as queimadas, em proporções inéditas. Neste dossier, o cientista do clima Alexandre Araújo Costa, num artigo especial para o Esquerda.net, lança o apelo: o ecocídio tem de ser travado. Dossier coordenado por Luis Leiria.

18 Setembro

Com a participação da deputada do Bloco Sandra Cunha. Organização: ILGA.
Lisboa, Biblioteca Municipal Central - Palácio das Galveias, 18h.

Mesa de debate com a participação dos convidados: Ana Caroline Trindade dos Santos, Mamadou Ba e Henrique Chaves. Dinamiza também o Urban Audiovisual Festival (associação Descalçada). Ver evento de facebook.
Lisboa, TodoMundo (Av. Duque de Loulé 3A), 19h

Subscrever Newsletter

Ouve aqui o podcast do artigo "O ódio em rede: breves notas sobre a pós-verdade", de João Teixeira Lopes, lido por Rita Sarrico.

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.