Um ano após os incêndios, “arrancar os eucaliptos tem de ser uma prioridade”

33 minutos 37 segundos atrás

Catarina Martins visitou esta segunda feira as áreas ardidas nos incêndios de outubro de 2017 na região de Lafões. E verificou que se nada for feito quanto ao crescimento desordenado dos eucaliptos, “teremos uma paisagem ainda mais perigosa do que aquela que tínhamos há um ano”.

Política

Orçamento inclui compromisso para responder aos cuidadores informais

1 hora atrás

Apesar de não contemplar verbas para concretizar as medidas de apoio, o Orçamento para 2019 compromete o governo a desenvolver medidas para reforçar a proteção dos cuidadores.

Sociedade

Metade da população continua sem acesso a reumatologista no SNS

4 horas atrás

O presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia fez a denúncia: apenas cinco hospitais do SNS têm o quadro completo de especialistas e há 16 hospitais que não têm serviço de reumatologia.

Política

Agricultura familiar e ecológica para uma alimentação de qualidade

5 horas atrás

“A PAC de que o País Precisa” foi o tema do encontro nacional que o Bloco de Esquerda realizou este domingo em Santarém, juntando especialistas, dirigentes associativos e ativistas da esquerda europeia.

Internacional

Parceiros de Merkel perdem maioria absoluta na Baviera

14 de Outubro 2018

As projeções apontam uma queda de 12 pontos percentuais para a CSU e de 10 pontos para o SPD, que passa de segunda a quinta força política mais votada. Verdes duplicam votação e são o segundo maior partido. Extrema-direita da AfD entra no parlamento com 11%.

Mariana Mortágua anunciou que a propina máxima no ensino superior passará a ser de 856 eurooto de Paulete Matos
Política

Reformas aos 60 anos e 40 de descontos vão deixar de ter penalização do fator de sustentabilidade em 2019

13 de Outubro 2018

Mariana Mortágua divulgou resultados das negociações entre o Bloco e o Governo sobre o OE2019, salientando as alterações em 2019 em relação às reformas antecipadas, que deixarão de ter penalização do fator de sustentabilidade, mas também que a propina máxima no ensino superior passará a ser de 856 euros. Anunciou ainda medidas em relação ao IVA, da energia e dos espetáculos.

Opiniões

Olhar o monstro nos olhos e vencer

É possível vencer Bolsonaro e ainda há duas semanas para derrotá-lo nas urnas. Este é daqueles momentos em que ninguém escapa à política.

A Democracia precisa de um enorme #elenão

O candidato fascista à presidência do Brasil passou à segunda volta com 46,3%. Bolsonaro defende a tortura e os assassinatos cometidos pela ditadura brasileira, justifica a violação de mulheres e propõe a esterilização dos pobres. É racista e xenófobo.

Chega para lá

A indiferença com que a direita portuguesa encara o fenómeno Bolsonaro no Brasil só acrescenta credibilidade à necessidade de olhar para atores como Ventura com a atenção política devida.

Política

“A Europa de Merkel criou a Europa de Salvini”

14 de Outubro 2018

Catarina Martins interveio (leia a intervenção na íntegra) na Universidade de Outono do Podemos de Espanha e afirmou: “não há oposição real entre o programa neoliberal de austeridade e o programa da direita xenófoba”.

Amélia Muge e Michales Loukovikas
esquerda.radio

Amélia Muge e Michales Loukovicas n' Os Cantos da Casa

11 Outubro

Amélia Muge ― ARCHiPELAGOS ― Passagens, 2017.
Azeitonas ― Banda sonora, 2018.
Pedro Caldeira Cabral ― Encontros, 1982.
João Paulo Rosado ― Sinopse, 2016.
Patinho Feio ― A verdade que convém, 2018.

Edição nº 289, de 11 de outubro de 2018

Alta Voz

"Uma grande família", trecho de "Os Donos de Portugal"

8 Outubro

Ouve aqui o texto "Uma grande família", do livro "Os Donos de Portugal - Cem anos de poder económico (1910-2010)", de Jorge Costa, Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã e Fernando Rosas.

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira conferência sobre canábis medicinal

4 Outubro

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, pode ouvir as notícias da atualidade canábica em Portugal, Holanda, Estados Unidos e Uruguai.

Mais Esquerda

Que forças armadas para Portugal no século XXI?

2 Outubro

Podcast da intervenção de João Vasconcelos no Fórum Socialismo 2018.

Internacional

Eleições no Brasil (2): Uma história política conturbada

6 de Outubro 2018

Do período colonial à 6ª República, a segunda parte deste artigo descreve a evolução política do Brasil, marcada por uma estrutura social que se manteve quase intacta ao longo dos últimos 200 anos.

Fotogaleria

Mais de 500 pessoas protestaram contra a autorização do governo às dragagens que põem em causa a classificação ecológica do Estuário do Sado. Fotogaleria de Fernando Pinho.

241619413200863

reportagens

Veja aqui a sessão de homenagem a João Semedo, que decorreu na sala Bernardo Sassetti do Teatro São Luiz no dia 13 de outubro.

Dossier

João Semedo (1951-2018) - Foto de Paulete Matos

Neste dossier, lembramos João Semedo, antigo coordenador do Bloco de Esquerda, através de artigos, opiniões, vídeos, fotogalerias que o esquerda.net publicou desde o seu falecimento, em 17 de julho passado.

Ler mais

Agenda

15 Outubro

Exposição de 241 fotografias do acervo pessoal de Frida Kahlo. Mais informação.
Porto, Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição, 10h-19h

Uma hora semanal de leitura colectiva de obras literárias referidas n’A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com paragens para comentários e projeção de imagens.
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Os filmes são legendados em português e apresentados por um convidado.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Podcast de Jorge Costa sobre a comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas da energia.

 

Subscrever Newsletter