175257383903766

Governo recua nos cortes de verbas às escolas após denúncia do Bloco

28 de Maio 2020

Joana Mortágua confrontou o ministro Tiago Brandão Rodrigues esta quinta-feira no Parlamento com o ofício a cativar as verbas que as escolas não tinham gasto durante a pandemia. Horas depois, o governo anunciou que a informação tinha sido enviada “indevidamente”.

Obrigada, Maria Velho da Costa

Tornar sensível a sua memória é lê-la, continuar a lê-la e abandonar a indiferença na arte e no mundo.

laboratório
Sociedade

Investigadores lançam propostas para valorizar o trabalho científico

28 de Maio 2020

A Rede de Investigadores Contra a Precariedade Científica desafiou o Governo a resolver os problemas resultantes de décadas de “escolhas políticas” que precarizaram o trabalho científico. E aponta oito princípios orientadores dessas soluções.

profissional de saúde
Política

Bloco quer valorizar trabalho de profissionais de saúde durante a pandemia

28 de Maio 2020

Bloco quer garantir subsídio de risco e que os profissionais de saúde diagnosticados com a covid-19 sejam reconhecidos como doentes profissionais e remunerados a 100% durante a baixa. Ordem dos Médicos e dos Enfermeiros apelam à aprovação da proposta.

 
As três unidades de saúde do concelho de Ovar que estão encerradas e sem data prevista de reabertura são: a Unidade de Saúde Familiar (USF) Alpha, na freguesia de São Vicente Pereira; o polo da USF Laços, na de Arada; e a USF João Semana, no Furadouro, em Ovar.
Comunidade

Ovar: Polos de unidades de cuidados de saúde primários menos próximos das populações

28 de Maio 2020

Entre as particularidades vividas no concelho de Ovar, como foram o “estado de calamidade” e a “cerca sanitária”, foram também decretados os encerramentos de Polos a que ficaram ligados os primeiros sinais de coronavírus. Por José Lopes

Internacional

EasyJet vai despedir 4500 trabalhadores

28 de Maio 2020

Em causa estão os postos de trabalho de cerca de 30% dos trabalhadores da empresa. EasyJet justifica a decisão com necessidade de preservar as suas contas.

Opiniões

Estamos todos no mesmo barco na Madeira?

As despesas previstas para 2020 são todas essenciais? Não há gastos que possam ser cortados para responder à emergência social? A única consequência da pandemia é exigir mais dinheiro a Lisboa?

Por direitos sem intermitência na cultura

A partir de 1 de junho será possível apanhar um avião cheio e andar num metro a dois terços da sua capacidade. Mas a cadeira que tiver reservado num teatro fará parte de um restrito número de lugares disponíveis, correspondentes a menos de um terço do total.

Angola: sobre a verdade e a Justiça, que balanço?

Quando as palavras não se coadunam com os actos, o [atual] Presidente de Angola corre o risco de nada ter feito na procura da verdade e na observação da justiça, políticas reclamadas pelas vítimas do “27 de Maio de 1977”.

Política

Garantir salários "não será mais caro que salvar bancos”

25 de Maio 2020

Entrevistada esta segunda-feira à noite na TVI, Catarina Martins elencou como prioridades para o país a garantia do pagamento dos salários a 100% e a proteção dos trabalhadores precários. Sobre o Novo Banco, disse existir “uma divergência absoluta entre o Bloco de Esquerda e o Governo”. 

Alta Voz

Governança e conflito social em tempos de pandemia

25 Maio

Apesar de tudo, o tempo de confinamento foi de lutas, solidariedade e auto-organização. Um caminho que tem de continuar se quisermos que vá "ficar tudo bem". É o que dizem Cinzia Arruzza e Felice Mometti neste artigo lido por Carlos Carujo.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.
Internacional

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

24 de Maio 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Quatro e Vinte
Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

20 Maio

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Mais Esquerda

Ao encontro: Que proteção e cuidados para os +60?

26 Maio

Ouve aqui o debate "Que proteção e cuidados para os +60?" com Berta Alves, do Grupo +60 do Bloco de Esquerda, Julio Machado Vaz, médico psiquiatra, e Maria Isaura Ribeiro, diretora de uma estrutura residencial para idosos. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net. 

Segurança Social
Sociedade

Covid-19: Que direitos e que proteção para quem trabalha?

13 de Março 2020

A empresa entrou em lay-off? O patrão diz que agora é preciso tirar férias? Filhos doentes? Então e agora? Leia aqui a resposta a estas e muitas outras dúvidas levantadas nos últimos dias sobre a proteção laboral e o surto de Covid-19. [Artigo atualizado a 13 de maio]

Dossier

Dossier 316: Crise global, vai ficar tudo bem?

A pandemia trouxe grandes mudanças à situação global política, social, económica, ambiental, cultural. A crise sanitária evolui para uma profunda crise económica, cujos traços importa analisar.

Ler mais
Política

Covid-19: Guias atualizados sobre proteção laboral e social

10 de Maio 2020

Com o fim do estado de emergência, o governo produziu legislação que altera vários mecanismos de proteção aprovados em março e abril. Veja aqui o que mudou.

Agenda

29 Maio

Link no site e nas páginas de facebook e instagram do Teatro de Marionetas do Porto.  Mais informações aqui.

Fotogaleria

Imagens do 1º de Maio de 1974. Compilação de Mariana Carneiro.

Marta Hugon ― Coração na boca, 2019.

Júlio Resende ― Fado & further, 2015.

Sérgio Godinho ― Coincidências, 1983.

Marcelo Fagerlande ― Museu imperial, 1990.

Martim Vicente ― Caminho, 2016.

Edição nº 322, de 12 de março de 2020

Subscrever Newsletter