“Temos de aproveitar capacidade da nossa economia para investir onde é preciso”

23 de Setembro 2019

Catarina Martins defendeu que “este é o tempo de investir” em setores essenciais como a saúde, a educação, os transportes públicos ou a habitação, apontando ainda que a economia está a crescer muito mais do que os salários, o que indica que a riqueza gerada no país não está a ser bem distribuída.

Quem enfrenta a rapinagem da EDP?

Em cada semana, uma nova notícia sobre o mesmo esbulho. Esta quarta-feira ficámos a saber da condenação e da multa da Autoridade da Concorrência (AdC) à EDP por abuso de posição dominante.

Cultura

Doclisboa anuncia “programação urgente” em solidariedade com o cinema brasileiro

23 de Setembro 2019

A organização do festival internacional de cinema repudia e responde aos “ataques feitos pelo governo do Brasil aos realizadores nesse país, aos nossos colegas e a todo o cinema independente brasileiro”.

Cimeira da Ação Climática arranca com compromisso pela neutralidade carbónica
Ambiente

Cimeira da Ação Climática arranca com compromisso pela neutralidade carbónica

23 de Setembro 2019

Na abertura da Cimeira da Ação Climática soube-se que são 66 os Estados-membros a aderirem ao objetivo da neutralidade carbónica em 2050 – ou seja, não emitir mais gases com efeito de estufa do que aqueles que se conseguem absorver.

Avião da Thomas Cook – foto de Liam J McManus/flickr, Manchester Airport Photostream
Internacional

Operadora turística Thomas Cook abre falência

23 de Setembro 2019

A Thomas Cook gere hotéis, resorts e companhias de aviação e deixou cerca de 600 mil turistas com contas por pagar, 150 mil dos quais britânicos. Estão em risco 22 mil empregos. O grupo chinês Fosun, que detém a Fidelidade, é o principal acionista da empresa.

Fundos de investimento: venda de crédito deixa famílias em situação “dramática”
Sociedade

Fundos de investimento: venda de crédito deixa famílias em situação “dramática”

23 de Setembro 2019

Bancos têm vendido as carteiras de crédito malparado, incluindo de empréstimos à habitação. Deco denuncia que são vendidos a fundos de investimento ou a outras entidades privadas empréstimos que “entraram em incumprimento há poucos meses”.

Opiniões

É tudo Cultura? A política cultural como adereço

O mito da transversalidade na Cultura ilibou sucessivos governos de garantir meios e orçamento para o Ministério da Cultura. É fruto de uma visão absolutamente regressiva dos serviços públicos de cultura e mostra onde o Partido Socialista se encontra ideologicamente.

À procura de uma guerra?

A Administração Trump manteve a aliança com a Arábia Saudita e, ao rasgar o acordo nuclear com o Irão, deu a entender qual seria o principal alvo na região. À beira da eleição presidencial, Trump não teve ainda a “sua guerra”.

Costa e os espelhos

Foi preciso um frente a frente reunindo Costa e Rio à volta de meia dúzia de assuntos, num debate caracterizado pela ausência de ideias sobre o SNS.

António Mexia e Manuel Pinho. Foto Estela Silva/Lusa
Política

Eletricidade sob captura privada

21 de Setembro 2019

O inquérito parlamentar confirmou que as rendas excessivas são o outro nome da privatização da energia. Face a abusos com sérias consequências futuras, o governo garante que não aplicará as medidas que o próprio PS aprovou. Fala mais alto a proteção dos privilégios das eólicas e dos lucros a carvão da EDP. Enquanto isso, chega o tempo do desmantelamento desta empresa enquanto produtora em Portugal. A privatização cumpre a sua sina.

Transporte público em Talin.
Ambiente

O transporte público pode ser gratuito

19 de Setembro 2019

Não pomos moedas nos candeeiros públicos nem pagamos ao minuto nos jardins públicos. Há boas razões para fazermos das tarifas do metro e do autocarro uma coisa do passado. Artigo de Wojciech Kębłowski.

esquerda.radio

Luís Severo n' Os cantos da Casa

15 Setembro

Luís Severo ― O Sol voltou, 2019.

Cacau ― Cacau, 2014.

Janita Salomé ― A cantar ao Sol, 1983.

O Grilo e a Longifolia ― Como se chama o teu disco?, 2016.

Pedro Viana ― Ainda sonho com este som, 2019.

Edição nº 311, de 15 de setembro de 2019

Entrevista

Legislativas 2019: Programa do Bloco disponível online

24 de Agosto 2019

O Bloco apresenta as suas "escolhas fortes para responder às várias crises que vivemos". Escolhas essas que defendem e reforçam o Estado Social, o direito à habitação, os direitos laborais e protegem o ambiente da fúria extrativista que ameaça a vida na Terra. O programa está disponível em programa2019.bloco.org.

Mais Esquerda

Helena Freitas no micro-fórum do rio Dão

23 Setembro

O micro-fórum do rio Dão realizou-se no dia 6 de julho de 2019, na Associação Venha a nós a Boa Morte, em Viseu. Ouça aqui a intervenção de Helena Freitas.

Ouve aqui o podcast do conto "Abrupto", de Itamar Vieira Junior, lido por Joana Campos.

Agenda

24 Setembro

Com Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco, Fabíola Cardoso, candidata por Santarém, Roberto Barata, candidato por Santarém, e Fernando Rosas, fundador do Bloco. Música de Couple Coffee. Ver cartaz.
Torres Novas, Praça do Peixe - Rua Atriz Virgína 46, 21h30.  

Com Ana Maria Brito Jorge (professora) , Bruno Maia (médico) e Manuel Loff (historiador) . Conduzido por Pedro Lamares, ator e mandatário do Bloco no Porto em 2019.
Porto, Café Piolho, 21h30.

Dossier

Bombeiros combatem as chamas no estado do Acre, Amazónia brasileira. Foto Lusa/EPA.

A Amazónia continua a sofrer a desflorestação e as queimadas, em proporções inéditas. Neste dossier, o cientista do clima Alexandre Araújo Costa, num artigo especial para o Esquerda.net, lança o apelo: o ecocídio tem de ser travado. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Ler mais

Subscrever Newsletter

O relatório recém-lançado em Lisboa pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas está em destaque nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Cultura

Receba em casa a revista Esquerda

4 de Abril 2019

A primeira edição da revista anual “Esquerda” foi para as bancas em março e já esgotou nalguns pontos de venda. Basta mandar um email para encomendar e recebê-la por correio ao preço de capa.