“O que está no Orçamento sobre o Novo Banco é um truque. E é bom que isso fique claro”

22 de Outubro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Mariana Mortágua avalia a execução das medidas negociadas para o Orçamento deste ano e as principais divergências com o Governo na negociação do próximo Orçamento do Estado.

Sem-abrigo: o que estamos a fazer salva vidas?

Foi anunciada uma comissão de coordenação para elaborar a estratégia nacional de combate à pobreza com nomes importantes. Esperemos que depois de elaborada, a estratégia saia da gaveta.

Covid-19 deve deixar grandes cicatrizes económicas: previsões em % do PIB, por grupo de países
Blogosfera

Covid-19: até onde vai a redescoberta do papel do Estado?

52 minutos atrás

A pandemia trouxe um aparente consenso sobre o problema do subfinanciamento dos serviços públicos essenciais na resposta à crise, consequência da estratégia de austeridade. Mas a palavra é para manter? Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

Sociedade

Imprensa regional queixa-se dos atrasos dos CTT na distribuição de jornais

22 de Outubro 2020

Em audição parlamentar sobre a revisão do contrato de serviço postal universal, os representantes da imprensa regional alertam que os atrasos sistemáticos dos Correios já levaram a uma quebra acentuada de assinantes.

Sociedade

Novas medidas no OE'2021 só valem um quarto do valor estimado pelo Governo

22 de Outubro 2020

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental analisou a proposta do Governo para o OE'2021 e concluiu que dos 1.947 milhões de euros apresentados como novas medidas, apenas 499,3 milhões não correspondem a programas já previstos este ano.

José Manuel Pureza durante o debate sobre o referendo à eutanásia.
Política

Morte assistida: “A liberdade não se referenda”

22 de Outubro 2020

No debate parlamentar sobre uma proposta de referendo, José Manuel Pureza considerou que a iniciativa não quer fazer “nenhum debate sério, só habilidade política”. E reiterou que o Bloco rejeita referendos em caso de direitos fundamentais.

Opiniões

O Orçamento de Estado que ignora as desigualdades de género

O relatório sobre o progresso da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e na formação profissional parece não servir de nada quando se trata de elaborar o Orçamento de Estado que tem o poder de combater essas mesmas desigualdades.

Reforçar o SNS para além dos anúncios

Em 2020 o SNS está a perder quase mil médicos, nada se avançou no regime de exclusividade e pouco foi feito para internalizar os meios de diagnóstico.

Passar para o lado de lá

António Costa disse que não gosta de ser autoritário. Assumo que isso seja verdade e levo-o a sério. Mas é precisamente por isso que a apresentação e a teimosa defesa da proposta de obrigatoriedade da aplicação informática stayaway covid é de uma gravidade especial.

Convocar a História

Biénio Rosso em Itália

21 Outubro

Fernando Rosas e Manuel Loff conversam sobre o biénio de lutas e greves em Itália em 1919 e 1920, uma revolução que não chegou a concretizar-se.

Se o país precisa de um Orçamento capaz de responder à crise, não basta falar da “bazuca europeia”. “Vai ser necessária uma “bazuca social”.
Política

OE'2021: Responder à crise exige uma “bazuca social”

20 de Outubro 2020

Numa reunião pública com ativistas e especialistas da área do trabalho, Catarina Martins afirmou que o Orçamento do Estado para 2021 tem de responder à vaga de despedimentos e proteger o emprego, o salário e todos os que perderam rendimento com a crise.

Quatro e Vinte

Nas Presidenciais dos EUA, a canábis vai a votos em cinco estados

20 Outubro

Este fim de semana a legalização da canábis foi a referendo na Nova Zelândia e no dia 3 é a vez dos eleitores de Nova Jérsia, Arizona, Dakota do Sul, Montana e Mississippi se pronunciarem. É o destaque desta edição do Quatro e Vinte.

Alta Voz

Os ciganos, por José Luís Peixoto

19 Outubro

José Luís Peixoto regressa à sua infância e às experiências onde descobriu que na sua diferença os ciganos são iguais a nós, num artigo lido por Carlos Carujo.

Sociedade

Estudantes da Universidade de Lisboa com covid-19 em condições “inadmissíveis”

19 de Outubro 2020

A Brigada Estudantil agendou para esta segunda-feira uma ação, pelas 17h na Cantina Velha, nos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, em protesto contra as condições de alojamento dos estudantes com covid-19 e a ausência crónica de espaço nas residências universitárias.

Os Cantos da Casa

Ningue Ningue n' Os Cantos da Casa

10 Outubro

Ningue Ningue ― Ningue Ningue, 2020.
B Fachada ― Rapazes e raposas, 2020.
Pedra d'Hera ― Suor da terra, 1984.
João Paulo Esteves da Silva ― Bela senão sem, 2013.
Mariana Root ― Água, 2019.

Edição nº 331, de 10 de outubro de  2020

O triunfo de Luis Arce na primeira volta surpreendeu até dentro das fileiras do MAS – foto de Correspondencia de Prensa
Internacional

Bolívia: O triunfo de Arce, nova etapa do MAS

20 de Outubro 2020

O triunfo de Luis Arce na primeira volta surpreendeu até as fileiras do MAS e confirmou o fracasso do "voto útil" contra ele. Porém, o seu governo não será nada fácil num cenário regional pós-progressista e com uma economia muito complicada. Por Pablo Stefanoni.

Moisés Ferreira
Política

OE’2021: “Governo não se pode limitar ao enésimo anúncio das mesmas coisas que não cumpriu” na Saúde

17 de Outubro 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Moisés Ferreira fala das medidas inscritas no último Orçamento como fundamentais e que não saíram do papel.

Agenda

Dossier

A paciência dos bielorrussos parece ter-se esgotado após a resposta irresponsável de Lukashenko à pandemia da covid-19 e a crise do modelo económico sustentado por Moscovo. A gota de água foram as eleições presidenciais  viciadas pelo regime, que prendeu os candidatos e em seguida, após a inédita mobilização da campanha da oposição, anunciou uma vitória retumbante. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

Subscrever Newsletter

Ouve aqui a conversa sobre a crise académica com Maria Manuela Cruzeiro e Miguel Cardina. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.