Catarina apela à participação nestas eleições

7 horas 59 minutos atrás

Após votar esta manhã, Catarina agradeceu a quem está a trabalhar nas mesas de voto para garantir horário alargados e deixou o apelo a todas e todos: “venham escolher quem acham que pode representar melhor a sua comunidade”. Beatriz Gomes Dias realça que o poder local é quem tem mais proximidade com a vida das pessoas.

O lamaçal que veio para ficar

Vários episódios recentes ilustram como este lamaçal mobiliza sentimentos nascidos na direita (direito individual de recusar as regras da saúde pública) e na esquerda (desconfiança em relação à Big Pharma).

Cidade de Thantlang foi bombardeada por artilharia após protestos contra a ditadura. Foto via EPA/Lusa.
Internacional

Myanmar: Monges budistas protestam contra a ditadura militar

58 minutos atrás

Desde o golpe militar de fevereiro, a repressão dos movimentos democráticos fez mais de 1.100 mortos e cerca de 8.400 pessoas foram detidas arbitrariamente.

Cães num Canil. Fotografia por Robert van Rijn/Flickr
Sociedade

Canil do Marco de Canaveses está sobrelotado e sem veterinário

2 horas atrás

Com 200 cães acolhidos, o Centro de Recolha Oficial Animal está sem veterinário há um ano e regista o segundo valor mais elevado de eutanásias do país, realizadas em regime de outsourcing.

Sociedade

Portugal juntou vozes e corpos pelas mulheres e pelo povo do Afeganistão

25 de Setembro 2021

Tainara Machado explicou ao Esquerda.net que o movimento A Coletiva aderiu ao apelo internacional da Revolutionary Association of the Women of Afghanistan (RAWA), manifestando a sua solidariedade para com as mulheres e o povo do Afeganistão em Lisboa, Porto e Vila Real.

Cartaz de "Quien lo impide", de Jonás Trueba.
Cultura

“Um dos momentos mais felizes de toda a minha vida como cineasta”

5 horas atrás

Quién lo Impide do espanhol Jonás Trueba conquistou a crítica em San Sebastian. Mas sentiu-se também atraído por Portugal e pelo cinema da Rita Azevedo Gomes. Entrevista por Paulo Portugal

Opiniões

Se é tão evidente, não seria de resolver o assunto?

O Governo encheu o peito e garantiu que vai arrasar com as suas 64 propostas de mexidas nas leis laborais. Entretanto, a ministra exibiu dados sobre a precariedade, confirmando que metade dos jovens não tem contrato permanente. É uma tragédia geracional.

A vida em risco

Há mais de uma década que é do conhecimento público a contaminação de aquíferos, solos e subsolos com hidrocarbonetos, resultante da presença militar norte americana, na Base das Lajes, no concelho de Praia da Vitória.

Autárquicas e o Futuro

No dia 26, o que se decide é se queremos habitação a preço acessível, transportes que servem as pessoas, apoio social que responda às necessidades de quem precisa, uma aposta a sério e não meramente propagandística na qualidade ambiental e no ordenamento do território.

Mais Esquerda

O que está a acontecer em Cabo Delgado?

25 Setembro

Sessão com Mariana Carneiro subordinada ao tema "O que está a acontecer em Cabo Delgado?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Política

“Governo quer manter herança da troika nas leis laborais”

22 de Setembro 2021

O deputado José Soeiro conversou com o Esquerda.net sobre as propostas do Governo relativamente aos despedimentos, combate à precariedade, período experimental, trabalho em plataformas digitais e teletrabalho e explicou que debates ainda estão por fazer. Por Mariana Carneiro.

Convocar a História

A terra

22 Setembro

A terra-solo, a terra-natureza, terra e tecnologia, a Política Agrícola Comum (PAC), o capital financeiro e os novos modelos de produção ou a luta pela terra são alguns dos temas abordados nesta conversa com Fernando Oliveira Baptista sobre a terra, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.   

Alta Voz

A Internacional faz 150 anos

20 Setembro

O poema que se tornou símbolo universal das lutas dos trabalhadores foi escrito em 1871 por Eugène Pottier, participante destacado na Comuna de Paris. A música, da autoria de Pierre Degeyter, só foi criada em 1888. E a primeira tradução portuguesa é de 1909 feita pelo anarcosindicalista Neno Vasco. Uma história contada por Álvaro Arranja e lida por Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Ricardo Ribeiro n'Os Cantos da Casa

11 Setembro

Ricardo Ribeiro ― Respeitosa mente, 2019.

Bárbara Tinoco ― Desalinhados, 2021.

Luís Cília ― Sinais de Sena, 1985.

Athmos Sphere ― Athmos Sphere, 2017.

Roberto Leão & Breno Ruiz ― Alegria, 2020.

Edição nº 353, de 10 de setembro de 2021

Karole e Ernst Bloch em Korčula. Foto do arquivo da Praxis.
Cultura

Marx na praia: A história esquecida da escola rebelde comunista da Jugoslávia

18 de Setembro 2021

A escola de verão da Praxis, na costa de Korčula, defendia o marxismo e avisava contra uma emergente “burguesia comunista” de burocratas partidários. Durante alguns verões de liberdade escaldante foi um lugar de encontro para o pensamento esquerdista europeu. Até que as autoridades jugoslavas o fecharam. Por Jonathan Bousfield.

Quatro e Vinte

Legalização da canábis no Parlamento: E agora?

20 Junho

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado bloquista Fabian Figueiredo faz o balanço do debate parlamentar e explica quais os próximos passos para se poder chegar à aprovação da legalização da canábis em Portugal.

Dossier

A retirada das tropas ocupantes coincide com o aniversário das duas décadas do atentado que lhe serviu de pretexto. Neste dossier, olhamos para a situação do país que assiste ao regresso dos talibãs e para o que mudou ou ficou na mesma durante 20 anos de mais uma guerra fracassada dos EUA. Dossier organizado por Luís Branco.

 

Ler mais

Agenda

26 Setembro

Entrada até às 17h30. Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, das 10h00 às 18h00.

Organização do Centro Português de Fotografia. Terça a sexta entre as 10h00 e as 18h00; sábados, domingos e feriados entre as 15h00 e as 19h00. Mais informações
Porto, Antiga Cadeia da Relação, à Cordoaria. 

Com Joana Pontes e Miguel Bandeira Jerónimo. Mais informações
Lisboa, Padrão dos Descobrimentos, 11h00

Mais informações
Peniche, Museu Nacional Resistência e Liberdade, 14h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

De Sérgio Tréfaut (Brasil, 2021). Mais informações.
Lisboa, Cinema Ideal, às 15h00 e 19h00.

Inserido na programação do Outjazz. Mais informações
Lisboa, Jardim Botânico de Lisboa ao Príncipe Real, 16h00

Para crianças a partir dos seis anos. Mais informações
Braga, GNRation, 16h00.

Intérpretação de Francisca Cortesão (voz, guitarra, baixo), Sérgio Nascimento (bateria e percussão, voz), Afonso Cabral (voz, guitarra, teclados), Inês Sousa (voz, percussões) e Isabel Minhós Martins (comentários). Para crianças a partir dos oito anos. Mais informações
Lisboa, Luca - Teatro Luís de Camões na Calçada da Ajuda, 80, 16h30

A partir de Erasmo de Roterdão. Um espectáculo de Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra pela companhia de teatro A Barraca. Mais informações
Lisboa, Largo de Santos 2, 17h00

Subscrever Newsletter