“É necessário impedir Isabel dos Santos de vender participações e consumar o assalto ao povo angolano”

3 horas 34 minutos atrás

Esta sexta-feira, a coordenadora do Bloco criticou duramente a forma como os sucessivos governos portugueses e os grandes grupos económicos contribuíram para a espoliação do povo angolano. No seu entender, Isabel dos Santos deve ser impedida de vender as participações em empresas.

Luanda Leaks: Rui Moreira e a arte de medalhar um ladrão

O Luanda Leaks veio comprovar o que há muito já se sabia. Isabel dos Santos é a figura principal de uma das maiores redes internacionais de crime económico do século XXI, surrupiando durante anos o produto do esforço do povo angolano.

Manifestantes contra a reforma das pensões de Macron. Paris, janeiro de 2020.
Internacional

51 dias depois, a luta contra a reforma das pensões em França não desmobiliza

1 hora atrás

No 51º primeiro dia de luta contra a reforma das pensões em França, os manifestantes voltam a sair à rua em massa. Enquanto Macron leva a lei a Conselho de Ministros, simbolicamente a Torre Eiffel encerrou. Não foi o único encerramento da semana: refinarias, portos, escolas e várias outras instalações têm sido fechadas em protesto.

Breves

Londres vai ter câmaras de reconhecimento facial

2 horas atrás
Esta sexta-feira, a polícia de Londres anunciou que passará a usar câmaras de reconhecimento facial ao vivo. Esta tecnologia é muito controversa porque filma os rostos de quem passa em determinada área sem que essas pessoas dêem autorização ou saibam.
Fotografia de Paulete Matos
Política

UTAO: “Reforço orçamental” no SNS não se traduz num aumento real

2 horas atrás

A UTAO analisou o reforço orçamental na saúde e concluiu que não houve um acréscimo dos recursos financeiros total. Na discussão da proposta do OE 2020, o Bloco já alertara para esta realidade. “Se o governo se limitar a orçamentar para 2020 o que espera executar em 2019, não está a garantir mais recursos para o SNS, está a disponibilizar esses recursos de forma mais racional”, afirma Moisés Ferreira.

Construção inacabada de um hotel na Praia da Tocha, Cantanhede.
Sociedade

Soares da Costa acusada de passar faturas de obras de hotel que não fez

4 horas atrás

A empresa de construção civil é acusada pelo Ministério Público de ter passado faturas de obras não realizadas, permitindo aos promotores encaixar 1,2 milhões de euros em subsídios ao Turismo de Portugal.

Opiniões

China: a Nova Rota da Seda aponta ao colapso climático

Em Davos como em Pequim, a finança sustenta a crise climática, garantindo os investimentos catastróficos do sistema capitalista fóssil.

O dominó angolano ainda mal começou a cair

É cruel lembrar, mas não deixa de ser verdade, que estas aplicações do dinheiro extorquido de Angola eram barradas noutros países europeus (…) Ser pago em dinheiro angolano passou a ser uma das etiquetas de muita da elite portuguesa.

Agressão a uma cidadã negra na Amadora: o acaso não existe

O Sindicato Unificado da PSP (SUP), que tem defendido pública e energicamente o agente acusado de agredir uma mulher negra na Amadora, é dirigido por um candidato do CHEGA, conhecido da Justiça por falcatruas com dinheiro público.

Artigos dossier

Quem são os ex-governantes portugueses nos negócios angolanos?

22 de Janeiro 2020

Além de mobilizar redes de influência, a contratação de ex-governantes portugueses permitiu ao regime de Luanda exibir as credenciais de responsáveis democráticos de Portugal. Não foram só advogados e consultores a apoiar e beneficiar do roubo sistemático do povo de Angola. Artigo de Jorge Costa.

Quatro e Vinte

Bernie Sanders promete legalizar canábis nos primeiros 100 dias do mandato

20 Janeiro

O candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas apresentou o seu plano para regular a canábis a nível federal. Saiba mais nesta edição do Quatro e Vinte.

Fotografias de Cláudia Simões antes e depois das agressões da Polícia de Segurança Pública.
Sociedade

PSP acusada de espancar mulher porque filha menor viajava sem passe

21 de Janeiro 2020

Motorista chamou a polícia porque a criança, de apenas oito anos, se esqueceu do passe. PSP terá agredido a mulher com socos e proferido insultos racistas. SOS Racismo pede que “se acabe com a impunidade da violência policial racista". Bloco questionou governo e deputada Beatriz Gomes Dias declara ser imperativo apurar todos os factos deste caso de alegada violência policial na Amadora.

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata
esquerda.radio

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata n' Os Cantos da Casa

10 Janeiro

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata ― Do Natal aos Reis: Cantos da Galiza e Portugal, 2019.

Tiago Sousa ― Um piano nas barricadas, 2016.

Trovante ― Cais das Colinas, 1983.

Carlos Bica ― Carlos Bica + Matéria-Prima, 2010.

Cordel ― Cordel, 2019.

Edição nº 318, de 9 de janeiro de 2020

Dossier

Garantir o direito a um envelhecimento com qualidade e emancipado exige o combate à estigmatização da velhice e políticas públicas em conformidade em áreas como a saúde, a habitação, os rendimentos e o trabalho. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais
Pedro Filipe Soares fez a intervenção do Bloco de encerramento do debate orçamental - Foto de Miguel A Lopes/Lusa
Política

"Eurogrupo pode ficar radiante com superavit, mas esse dinheiro faz falta ao país"

10 de Janeiro 2020

No encerramento do debate do Orçamento, Pedro Filipe Soares criticou a proposta do governo, que “se resume à palavra superavit”.

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

24 Janeiro

Esta sessão contará com a participação de José Gusmão, Catarina Martins, José Manuel Pureza e Jorge Falcato. Ver cartaz.
Lisboa, Sala de Conferências do Gabinete do Parlamento Europeu, no Largo Jean Monnet, 14h.

Subscrever Newsletter