Lusa: “Impacto mais visível da má gestão do Estado é a precariedade”

22 de Fevereiro 2020

A Comissão de Trabalhadores alerta que a Lusa arranca mais um ano com “severas dificuldades financeiras”, apelando a que o Governo aprove o orçamento da agência o “mais rapidamente possível”. CT reitera ainda que é inaceitável o prolongamento da precariedade.

Eutanásia: e agora?

O Presidente enfrenta um dilema: quando se candidatou, garantiu que não utilizaria o veto político para afirmar as suas convicções pessoais e que este só dependerá da “análise que fará do estado da situação da sociedade portuguesa”.

Vitalino Canas, o "provedor maravilha das ETT" no Congresso Nacional do PS, em 2013. Foto de Estela Silva, Lusa.
Política

Escolha de Vitalino Canas para Tribunal Constitucional gera onda de críticas

22 de Fevereiro 2020

Bloco repudiou a indicação do “provedor maravilha das empresas de trabalho temporário”. Mas as críticas vêm de vários quadrantes, como é o caso de Ana Gomes, Paula Teixeira da Cruz e Manuel Alegre. O histórico socialista afirma que este não é o melhor caminho "para a limitação da promiscuidade entre as instituições e os negócios".

O cavaleiro tauromático João Moura, acusado de maus tratos a animais, afirma-se de consciência tranquila. Foto de ALFREDO ALDAI, EFE/Lusa.
Sociedade

ANIMAL e SOS Animal constituem-se assistentes no processo contra João Moura

22 de Fevereiro 2020

O cavaleiro tauromático foi constituído arguido pelo crime de maus-tratos aos cães que cria, vende e usa em corridas. As autoridades apreenderam 18 galgos com sinais extremos de subnutrição e desidratação. SOS Animal está a promover uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos que propõe o fim das corridas de cães.

Política

Cedência de obras de arte ao Vila Galé é manifestamente ilegal

22 de Fevereiro 2020

As deputadas Alexandra Vieira e Beatriz Gomes Dias lembram que pareceres técnicos e legais do próprio Ministério da Cultura invalidam a cedência de obras de arte da Coleção Rainer Daehnbardt ao Grupo Vila Galé e questionam o Governo sobre esta decisão.

André Ventura, líder do CHEGA, acumula o salário de deputado com os vencimentos de consultor da Finpartner e de comentador da Cofina. Foto de José Sena Goulão, Lusa.
Política

André Ventura mentiu ao Polígrafo

22 de Fevereiro 2020

Apesar de se ter comprometido a exercer o mandato de deputado em exclusividade, recusa-se a abdicar do salário de consultor e comentador. Confrontado pelo Polígrafo, André Ventura mentiu, afirmando que sempre discordou dessa proposta do CHEGA. O vídeo da sua entrevista à Kuriakos TV desmente-o.

Opiniões

Por um sindicalismo de proximidade

É preciso implementar um sindicalismo de proximidade, onde os trabalhadores participem democraticamente nas decisões e na negociação e contratação coletiva.

Ventura e o fantasma que saiu do armário

O futebol, que deu a Ventura a fama e o proveito, é um dos seus pontos fracos. Ele reage a quente, é capaz de acirrar ódios clubísticos no comentário avulso e até, como se viu nestes dias, nem hesita em lançar o seu preconceito racial contra todos os clubes.

Marega: o rosto declarado de um problema invisível

Por mais paradoxal que possa parecer, este despertar serve de prova da existência de um problema estrutural e de longo-termo de racismo em Portugal.

Quatro e Vinte

Tribunal suíço acaba com imposto sobre a “canábis light”

20 Fevereiro

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica internacional — EUA, Canadá, Nepal e não só — nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

 

Direção sindical proporá extensão e agravamento da greve em plenário a realizar a 21 de fevereiro, sexta-feira
Sociedade

Estivadores de Lisboa em greve parcial a partir desta quarta-feira

18 de Fevereiro 2020

Os estivadores estarão em greve parcial de 19 de fevereiro a 9 de março e ameaçam agravá-la. Sindicato acusa empresa de trabalho portuário de querer que 34 estivadores regridam de efetivos para eventuais, reivindica cumprimento de acordos e exige pagamento atempado de salários.

Bernie Sanders
Internacional

"Bernie é a verdadeira escolha feminista"

16 de Fevereiro 2020

Somos feministas e vamos votar em Bernie Sanders. Na verdade, apoiamos Sanders precisamente porque somos feministas. Por Nancy Fraser e Lisa Featherstone.

Ocre Filipe Raposo
esquerda.radio

Filipe Raposo n' Os Cantos da Casa

7 Fevereiro

Companhia do Canto Popular ― Rebento, 2019.

Stereossauro ― Bairro da Ponte, 2019.

José Afonso ― Como se fora seu filho, 1983.

Filipe Raposo ― Ocre, 2019.

Rui David ― Contraluz, 2019.

Edição nº 320, de 7 de fevereiro de 2020

Alta Voz

"Traição", José Luís Peixoto

20 Janeiro

Ouve aqui o podcast do conto "Traição", de José Luís Peixoto, lido por Ana Bárbara Pedrosa.

Fotogaleria

Dossier

Manifestação anti-fascista em Londres. Dezembro de 2018.

A nova vaga de partidos de extrema-direita tem aspeto e política económica diferentes das anteriores. Agora, grande parte, é descomplexadamente liberal no seu programa, servindo dessa forma os interesses dos mais poderosos economicamente. Como o prova o Chega em Portugal. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Ler mais

Ouve aqui o podcast do debate "Os refugiados estão a invadir-nos?", com Miguel Duarte (Hubb - Humans Before Borders), realizado a 10 de dezembro de 2019 no Com Calma - Espaço Cultural, Lisboa.

Agenda

23 Fevereiro

Ver cartaz e evento de facebook. Inscrições aqui.
Braga, Escola Secundária D Maria II.

Ver evento de facebook.
Porto, Junta de Freguesia do Bonfim - Campo 24 de Agosto, 294, 16h.

Subscrever Newsletter