Compromisso do Bloco com o SNS é primeiro objetivo do Programa

28 de Novembro 2021

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reuniu este domingo e ratificou por unanimidade o programa eleitoral aprovado no Encontro Nacional. Também ratificou as listas da candidatura do Bloco às eleições de janeiro de 2022.

Luto parental e lutos invisíveis

Haverá poucas experiências mais dolorosas e aflitivas - se é que há alguma - do que perder um filho. Pela minha parte, não consigo imaginar o sofrimento desse acontecimento inexprimível e traumático.

Sociedade

Enfermeiros queixam-se à ONU dos países que bloqueiam acesso global às vacinas

37 minutos atrás

O Sindicato Global de Enfermeiros  chama “criminosos do covid” aos governos da União Europeia, Reino Unido, Suíça, Noruega e Singapura por continuarem a bloquear o levantamento de patentes na OMC.

Máscaras de Carlos Ferreira na X Bienal da Máscara – Foto de Movimento da Terra de Miranda | Facebook
Cultura

Mais de 30 rituais com máscara podem ser candidatos a património da UNESCO

1 hora atrás

A candidatura está a ser avaliada pela Direção-Geral do Património e abrange 30 rituais de Trás-os-Montes, Salamanca e Zamora. Artigo publicado em Interior do Avesso

Listas do Bloco de Esquerda às eleições de janeiro de 2022
Política

Mesa Nacional aprova listas de candidatura às eleições de janeiro de 2022

28 de Novembro 2021

Catarina Martins apresentou as listas de candidatas e candidatos do Bloco de Esquerda e sublinhou que são “listas diversas e plurais”, que “em todo o país representam as várias sensibilidades do Bloco”. As listas incluem também candidatas e candidatos independentes.

Sociedade

Loja de Comércio Justo do CIDAC: A dignidade humana antes do lucro

28 de Novembro 2021

O espaço, situado na Rua Tomás Ribeiro, em Lisboa, faz esta segunda-feira, dia 29 de novembro, dez anos. Falámos com Stéphane Laurent sobre o que é o Comércio Justo e o que podemos encontrar nesta loja. Por Mariana Carneiro.

Opiniões

Jackpot nas elétricas

O Fundo Ambiental, peça fundamental para as transformações na economia que nos ajudem a combater as alterações climáticas, está a ser esvaziado para encher os cofres de EDP e companhia. É um saque.

Bloqueio da Refinaria de Sines – dez notas

A refinaria é a infraestrutura com mais emissões de gases com efeito de estufa do país, sendo por isso naturalmente uma estrutura cujo encerramento ou transformação faz parte de planos mínimos para travar os piores cenários da crise climática.

A outra face da maior colheita de sempre

A maior colheita de azeitona de sempre! Os títulos dos jornais e as reportagens não podiam ser mais encomiásticos. Quase sem dar por isso e apesar dos críticos do costume, viveríamos num mundo à beira da perfeição, não foram umas pequenas nuvens que sempre espreitam no horizonte.

Convocar a História

Rotura da “Ala Liberal”

24 Novembro

Última tentativa de mudar o regime por dentro, o grupo de deputados que ficaria conhecido como "Ala Liberal" entrou para a Assembleia Nacional em 1969. Trazendo dinâmicas de conflito inauditas para a Assembleia Nacional, a sua oposição acabaria todavia por não se materializar em mudanças substanciais, frustrando as suas aspirações liberalizadoras. É sobre a experiência da Ala Liberal que nos fala hoje José Pacheco Pereira, numa conversa conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Política

Borla fiscal sem controlo custa centenas de milhões

24 de Novembro 2021

O Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) tem permitido a grandes empresas deduzir ao seu IRC quase todo o investimento, com pouco ou nenhum escrutínio sobre o destino real do dinheiro. Bloco questionou o Governo sobre as regras deste benefício.

Alta Voz

EUA: a admirável “greve geral não declarada”

22 Novembro

A vaga grevista que atingiu os EUA em outubro valeu até a criação de uma nova palavra, o Striketober. Ao mesmo tempo, milhares de trabalhadores despediam-se dos empregos por estarem fartos de abusos e popularizavam a hastag #QuitMyJob. Sonali Kolhatkar analisa o fenómeno num artigo lido por Carlos Carujo.

Yolanda Díaz.
Internacional

Yolanda Díaz: Quem é a ministra que quer ser alternativa ao PSOE?

23 de Novembro 2021

Em duas intervenções públicas nas últimas semanas, em Valência e Barcelona, a ministra do Trabalho juntou figuras de várias organizações políticas e está a ser apontada como a líder de uma nova confluência à esquerda dos socialistas espanhóis.

Quatro e Vinte

Acordo de governo na Alemanha inclui canábis legal

20 Novembro

O grupo de trabalho para as políticas de saúde dos social-democratas, verdes e liberais confirma a luz verde à regulação do consumo adulto da planta no futuro executivo alemão. Ouve estas e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Mais Esquerda

Victor de Sá: combates de uma vida

28 Novembro

Sessão com Henrique Barreto Nunes subordinada ao tema "Victor de Sá: combates de uma vida", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Os Cantos da Casa

Camané n' Os Cantos da Casa

27 Novembro

Camané ― Horas vazias, 2021.

SAL ― Passo forte, 2021.

Fausto Bordalo Dias ― O despertar dos alquimistas, 1985.

Lokomotiv ― Gnosis, 2018.

Canto D’Aqui ― Amigos maiores que o pensamento, 2012

Edição nº 358, de 27 de novembro de 2021

Dossier

O racismo estrutural em Portugal, herança do seu passado colonialista, traduz-se em desigualdades de toda a ordem. A violência policial racista é uma das manifestações mais atrozes deste flagelo. Para combatê-lo, é preciso sairmos do estado de negação em que nos encontramos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Ler mais

598147724827128

visto na net

Não queremos esperar pela descida do preço da eletricidade, pela descida do preço das rendas, por empregos e salários dignos, por médicos de família, por uma resposta à crise climática… Não queremos esperar, temos pressa!

António Costa no debate do OE2022 no parlamento – foto de Mário Cruz/Lusa
Política

O orçamento “mais à esquerda de sempre”?

6 de Novembro 2021

Terceira parte da série Perguntas & Respostas sobre a crise política onde se demonstra que o Orçamento de Estado chumbado na AR não era expansivo, muito pelo contrário. Por Luis Leiria.

Agenda

29 Novembro

De Luís Barbosa e Peter Schulthess. Mais informações
Lisboa, Torre do Tombo, das 9h30 às 19h30

Mais informações
Coimbra, Colégio da Graça na Rua da Sofia, das 10h00 às 17h00

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa - Casa do Território, 14h30

Festival de cinema documental. Mais informações
Porto, vários locais e horários. 

Mais informações
Lisboa, Galeria Zé dos Bois na Rua da Barroca, 22h00

Subscrever Newsletter